Ícone do site AA40

Por que não podemos deixar tudo para o pós-FIRE

Você percebeu o quanto mudamos a partir do momento que nos formamos (se este for seu caso) e conseguimos o primeiro emprego? De repente passamos do “Preciso me formar e encontrar um bom emprego” para o “Quando me aposentar, o que vou fazer? De quanto vou precisar? ”

Não é impressionante como o nosso mindset muda das preocupações com o presente para preocupações no futuro que podem estar décadas adiante?

Tão interessante quando pensar nisso é o fato de que focamos tanto em algo não tangível quanto o futuro e muitas vezes esquecemos de viver o presente.

FIRE é um claro exemplo de foco no futuro e é praticamente uma gratificação adiada como é conhecido na psicologia o fato de se sacrificar no presente em prol de algo teoricamente melhor no futuro.

Certamente não falaremos mal de FIRE neste blog mas gostaríamos de alertar sobre a importância de não adiar todos os seus sonhos e metas ou mesmo adiar a felicidade para décadas no futuro, pois, infelizmente este futuro pode não chegar – lembrando aqui saudosamente do nosso colega ViverDeConstrução.

Li em vários veículos de comunicação durante a semana sobre a pesquisa da Lancet sobre o crescimento das taxas de câncer na geração chamada Millennials (nunca foi tão alta). A obesidade e a falta de tempo para cuidar do corpo aliada a má alimentação são os principais fatores que levaram a um aumento de mais de 4 vezes das taxas de câncer da geração do milênio quando comparada com os chamados baby boomers (nascidos entre 1946-1964). [Leia sobre o susto que a SS passou esta semana]

Ao contrário do que muitos no meio científico e no meio financeiro falam, estamos vivendo menos quando pegamos na amostra apenas as gerações mais recentes.

Adicionalmente, se considerarmos não só a questão dos problemas de saúde e enfermidades crônicas como câncer mas também todos os fatores do meio em que vivemos como a violência, os acidentes de trânsito, catástrofes naturais, as oito maiores causas de morte no Brasil e/ou as 10 principais causas de morte no mundo, pode-se pensar que é praticamente um milagre estarmos vivos e com boa saúde.

Eu sei, eu sei, este post está um tanto quando mórbido, mas isto é apenas para alertar você caro leitor da importância de não adiar totalmente seus sonhos e metas. Programe-se e viva enquanto busca FIRE e tem saúde. Se você gosta de viajar por exemplo, não espere se aposentar, planeje-se e faça isso todo o ano, nem que a primeira seja para a cidade vizinha.

Por outro lado, não se pode esquecer de que podemos e é bem provável que viveremos uma vida longa e sem doenças e por isso mesmo não podemos deixar de nos preparar para o futuro e garantir que tenhamos condições de bem viver quando não pudermos mais trabalhar.

Sabe aquela pergunta que todos se fazem em algum momento: Poupar para o futuro ou aproveitar o presente? A resposta é Poupar para o futuro E aproveitar o presente ! (Difícil? Comente abaixo)

 

Gaste dinheiro com as coisas que você mais valoriza e aproveite cada dia como se fosse o último.  

Diverta-se. Saia de férias e curta. Aproveite sua família e amigos. Enquanto isso, poupe e invista como se você fosse viver até aos 90, porque as chances são grandes que você realmente irá !

Geralmente as pessoas no final da vida tem só dois arrependimentos: Não ter aproveitado a vida e não ter poupado o suficiente para aproveitar os anos douradostenha certeza que você está fazendo os dois !


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.
Sair da versão mobile