Ícone do site AA40

Apenas 8% dos brasileiros investiram em 2018; destes, 88% em poupança !

Maioria dos brasileiros quer investir, mas diz que não consegue por falta de dinheiro“.

Este é o título do Informativo Anbima de Abril 2019 que acaba de ser publicado.  

A pesquisa que traça hábitos de poupança mostra que apenas 8% das pessoas aplicaram em produtos financeiros no ano passado.  

No começo de 2018, 56% dos brasileiros declararam interesse em investir em produtos financeiros até o final do ano.

No entanto, chegando em 2019, os números mostraram que a expectativa não correspondeu à realidade: apenas 25% da população conseguiu investir no período. Entre os que escolheram produtos financeiros, a parcela é ainda menor: 8%. Esse é um dos resultados da segunda edição da pesquisa Raio X do investidor brasileiro.

O levantamento, feito anualmente com apoio do Datafolha, acompanha os hábitos, motivações e preocupações dos brasileiros quando o assunto é dinheiro:

O mercado financeiro não é popular. A poupança sim

Percebe-se que além da baixa taxa de investimentos, o levantamento evidencia uma noção errada que o povo tem sobre o que é ou não é uma aplicação financeira. Quando questionados se ao longo de 2018 realizaram algum investimento, 25% dos entrevistados disseram que sim. No entanto, ao detalhar o destino desses recursos, 17% relataram aportes em bens duráveis, como carros e imóveis, reformas residenciais e até a abertura de uma pequena empresa.  

Além de mostrar que o mercado financeiro ainda está longe da massa popular, o estudo mostrou que entre os 8% que efetivamente destinaram recursos para produtos do mercado financeiro o fizeram com muito pouca diversificação. Dos entrevistados que investiram, 88% optaram pela caderneta de poupança como opção de investimento, um produto que, no ano passado, acumulou retorno de 4,55% ao ano, praticamente empatando com a inflação.

Segundo o FMI, o Brasil tem a segunda pior taxa de poupança da America do Sul (14,6%), atras apenas da Venezuela (13.1%). O campeão é o Equador (24,7%) seguido pelo Paraguai (22,6%).Confira o estudo completo em PDF neste link 

E você,  o que achou da pesquisa? Que tipos de investimento tem feito e quais os motivos principais que o levaram a investir menos do que o desejado nos últimos tempos? Comente abaixo


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile