Ícone do site AA40

5 coisas práticas que podemos aprender com o movimento minimalista

Falar de minimalismo para norte-americanos é quase como convencer um argentino que Pelé é maior que Maradona.
Mas pior que falar de minimalismo para eles é falar para brasileiros (provavelmente veremos isso nos comentários). Isto mesmo, no meu ponto de vista e inúmeras observações práticas, o brasileiro é muito mais consumista que o americano e só realmente não consome mais por falta de recursos financeiros, sejamos francos. Ao ver um brasileiro recém chegado aos EUA você pode perceber bem o que estou falando.

Para quem não conhece, o minimalismo é, assim como FIRE, um movimento anti-establishment ou antissistema, ou seja, vai contra os padrões estabelecidos e seguidos pela sociedade em geral e tidos como certo. Ele é, ao contrário do que a maioria acredita (não ter nada e viver como um mendigo), uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos de bens materiais em favor de se concentrarem no que é importante para a realização pessoal tais como relações familiares, conhecimento próprio, cuidado com o meio onde vive, etc.

Aliado a todos os benefícios não-materiais que o minimalismo proporciona, existem também a questão financeira. Adotar um certo nível de minimalismo vai te ajudar a economizar mais dinheiro e ser mais consciente com o meio ambiente e consigo mesmo, principalmente se utilizando dos seguintes princípios minimalistas menos radicais:

  1. Usar as coisas por mais tempo e cuidar melhor: Precisa mesmo trocar de celular todo ano? Comprar usado também vale.
  2. Comprar muito menos coisas mas de melhor qualidade: As vezes gastar um pouco mais para comprar algo de qualidade superior pode ajudar na durabilidade maior e mais tempo de uso.
  3. Viajar sem malas e ter muito mais experiências: Em tempos de cobrança de bagagem, viajar com o mínimo necessário pode ser uma experiência enriquecedora. Um verdadeiro desapega das vaidades materiais, afinal você só precisa estar vestido e com seu passaporte para viajar (dicas de como otimizar o fazer as malas)
  4. Praticidade sobre a especificidade: Ser prático e viver uma vida com praticidade significa ter apenas o que realmente utiliza. Livrar-se de coisas que só tomam espaço em sua casa em favor de objetos que realmente tragam alguma utilidade no dia a dia. Um carro é um exemplo claro, se você comprar um popular usado não vai se preocupar em utilizar todo dia e deixá-lo estacionado em qualquer lugar ao passo que se comprar um esportivo de luxo, os cuidados e gastos para mantê-lo serão imensamente maiores causando mais preocupação e menos praticidade na sua vida.
  5. Desperdiçar menos, principalmente comida: Em um mundo que milhões passam fome e outros milhões desperdiçam toneladas de comida diariamente, é imprescindível aprender a utilizar melhor as coisas e diminuir os descartes. Diminuir o uso de plástico que está tomando conta dos oceanos é outro hábito que é muito bem vindo.

Viver o minimalismo na sua forma completa é extremamente difícil (como viver como menos de 100 coisas, sem carro e sem TV) e não é isso que recomendamos aqui. Estamos apenas pegando aspectos positivos e menos radicais do movimento e trazendo para aplicar na sua vida FIRE. Isto pode aumentar seus recursos financeiros para fazer coisas que realmente são importantes como viagens ou outra coisa que traga gratificação pessoal, além de fazer você levar uma vida mais leve sem aquele peso dos bens materiais para se preocupar o tempo todo.


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.
Sair da versão mobile