Outra dia lendo alguns comentários na blogosfera me deparei com um em que o sujeito comentou um comentário meu onde eu falava dos multimercados, observando que eu era quem “recomendava o investidor ser extremamente conservador durante a fase de acumulação FIRE”.
Percebi então que, como sempre recomendamos aqui no AA40 ser muito cuidadoso com renda variável e bolsa, é muito provável que mais dos leitores devam pensar isso do nosso blog.
Desmistificando o que é ser conservador
Procuramos sempre passar a mensagem de que você não pode perder dinheiro nunca. Esta na verdade é a regra numero 1 e número 2 do próprio Warren Buffet. Você já deve ter lido:
“Regra n º 1: Nunca perca dinheiro. Regra n º 2: Nunca esqueça a regra n º 1.”
Buffett pessoalmente perdeu cerca de US$ 23 bilhões na crise financeira de 2008, e sua empresa, a Berkshire Hathaway, perdeu seu respeitado rating AAA. Então, certamente ele não investe só em renda fixa; como ele pode nos dizer para nunca perder dinheiro?
Ai está o detalhe que também se aplica quando o AA40 fala em ser conservador. Estamos nos referindo à mentalidade de um investidor sensato. Não ser frívolo. Não jogar com seu patrimônio. Não entrar em um investimento com uma atitude arrogante de que não há problema em perder. Estar informado. Faça sua lição de casa e seguir um plano e é claro não investir só em renda fixa neste ponto.
Buffett assim como Barsi, investe apenas em empresas que ele (e sua equipe) pesquisa e entende completamente e querem se tornar sócios. Quantas empresas da B3 você realmente conhece o negócio a fundo? OK, quantas do IBOV apenas então? Buffett não entra em um investimento preparado para perder e você também não deve e é isto que significa o ser conservador que tanto pregamos.
Buffett acredita que a qualidade mais importante para um investidor é o temperamento, não o intelecto. Um investidor de sucesso não se concentra em estar com ou contra a manada. O mercado de ações vai experimentar oscilações. Este investidor raramente muda sua estratégia de investimento de longo prazo, não importa o que o mercado faça.
Outra diferença que não se pode esquecer é o objetivo final. Buffett ao alto de seus 88 anos jamais pensou em se aposentar então se ele perder bilhões não vai fazer a menor diferença na qualidade de vida dele e seus objetivos. Nós aqui da comunidade FIRE estamos planejamento aposentarmos muito cedo ao redor de 40 anos de idade. Se você tem um patrimônio considerável e rendimentos que poderão fazer você atingir este objetivo dentro do prazo com uma TSR sustentável após, vai arriscar tudo na bolsa para que? Alocar uma percentagem de acordo com seu perfil de risco é outra coisa. Alias, risco não se mede em percentagem mas sim em valores em R$ que você toleraria perder no mercado em um determinado período !
Nível de conhecimento
O nível que o investidor está quanto ao conhecimento dos tipos de investimento, custos, características intrínsecas, nível de risco e retorno, manejo deste risco, tudo isso importa e muito na hora que falamos aqui no blog.
Quase 100% dos estudos de caso foram para investidores principiantes. Sugerimos começar a ler os pilares do plano de investimento, estabelecer um fundo de emergência e investimentos de curto prazo com a finalidade de aprender primeiro e jamais dar o passo maior que o conhecimento pois isto é correr risco sem saber.
Depois de conhecer e ler muito ai sim dê o próximo passo. Ninguém aqui prega a nunca investir em renda variáveis, FIIs, Multimercado como falaram, pois são justamente eles que quando alocados e aplicados corretamente no plano de investimento poderão potencializar os ganhos mas quem não conhece como funciona vai apenas potencializar perdas.
Você que já tem bons anos de mercado, começou do início e do jeito certo, tem seu PIP elaborado, segue um plano e não apenas o que está na moda, parabéns, você entendeu finalmente que no mercado tudo é uma questão de risco x retorno, pura e simplesmente.
Basta o investidor inteligente casar esta relação risco x retorno com o seu perfil de investidor e o sucesso é muito provável.
Portanto caros leitores, o conservadorismo que pregamos passa longe do só investir em renda fixa. Como o mercado brasileiro é emergente e um dos mais voláteis do mundo é natural que não recomendemos (alias nem podemos recomendar nada aqui) um novato a investir em bolsa no Brasil. Eu mesmo com anos de mercado só estou investindo em RV nos EUA pois não confio em nada no mercado de bolsa brasileiro (vide crash do império X, corrupção e manipulação de estatais, Cielo, Joesley, Barragens da Vale, para citar alguns), não conheço as empresas a fundo além de não poder ter conta em corretora no Brasil pelo motivo já explicado aqui. Mas esto é meu caso. Você pode pensar diferente e tem todo o direito de agir diferente e quem sabe um dia, como o filho pródigo, você volta aqui comentando “é AA40, você tinha razão”.
Só Educação Financeira não basta na renda variável
Como diz o grande Jim Colins e o próprio Charlie Munger. Em investimentos não adianta você ser o mais inteligente e o que mais estudou. O mercado não é racional. Muito cuidado ao ir para renda variável com tudo achando que “educação é fundamental para sermos bons investidores” como prega tanto o Clube dos Poupadores– Não é !!! O Fundamental é controle emocional !
“You don’t need the IQ in the investment business that you need in certain activities in life, but you do have to have emotional control. I mean, we see very smart people do very stupid things, and it’s fascinating how humans do that.” -Munger