Ícone do site AA40

Estudo de Caso: Viver de renda de aluguel no AirBnB é possível?


Prezados leitores,
Vamos matar a saudade dos estudos de caso? Nos chegou mais um bem interessante e peculiar, mas desta vez vamos fazer diferente.

Temos um convidado ilustre que fará os comentários principais sobre este estudo de caso. Este convidado não é ninguém menos do que o SRIF365, a referência FIRE no Brasil hoje. Com sua narrativa honesta e uma visão brasileira sobre a realidade desde o pré-FIRE, o processo de se tornar um FIRE e agora já vivendo a independência financeira por mais de 6 meses, seu blog se tornou referencia no assunto e é muito provável que seja o melhor blog de finanças no ranking so SP


Devido a toda esta experiência e bagagem o convidamos para nos auxiliar com o estudo de caso abaixo e ele prontamente nos atendeu. Vamos a ele:

 

 

Olá AA40, você pode me chamar de SS40. Sou fonoaudióloga, com doutorado em ciências da saude. Não exerço mais a profissão. Quando me mudei pro litoral me tornei instrutora de Yoga e proprietária de uma pousada especializada em retiros de autoconhecimento. Não tenho mais esse negocio, que ficou com meu ex marido. Atualmente sou solteira, sem filhos, e não estou trabalhando. Gerencio a locação da minha casa de praia através do Airbnb e esta tem sido minha única fonte de renda atual. Como estou alugando a minha casa não tenho moradia fixa.

Parece que a vida está me levando a viver como nômade… e os artigos de vocês parecem estar muito alinhados com esse novo projeto. No entanto, me falta planejamento.

Eu morava em uma linda casa em Ubatuba. Agora, estou deixando a casa alugando no Airbnb e esta tem sido minha renda atual. Neste último ano, a casa me rendeu 140.000 bruto anual. Alguns números:

Despesas mensais:

COM A CASA = 3.700,00

-água 250,00

-luz 450,00

-gas 100,00

-Internet 150,00

-faxineira 600,00

-Piscineiro 200,00

-Jardineiro 200,00

-caseiro 500,00

-Iptu 350,00

-Condomínio 350,00

-Produtos de limpeza 250,00

-Manutenções 300,00

 

PESSOAL = 4.500,00 (NO BRASIL)

-aluguel: 1500,00

-Comida: 1500,00

-Transporte: 500,00

-outros: 1000,00

-Receitas mensais = 12.000,00 – Entradas com aluguel da casa.

Investimentos atuais: ainda não comecei nenhum. No momento apenas uso a poupança, Guardo em media  3.500,00 por mês.

Atualmente tenho 50.000 na poupança, montante que juntei em 1 ano.

Objetivo futuro:

– morar fora do pais. Vou começar pela Asia. Em janeiro parto para India por 6 meses e de la pretendo seguir para outros países. Não tenho pretensão de morar mais no Brasil. Mas de passar cerca de 2 a 3 meses por ano aqui.

A ideia é conhecer pessoas, me inspirar com outras possibilidades de mercado e investimento. Nesse período pretendo economizar ainda mais e juntar dinheiro para ter aporte para iniciar um novo projeto ou seguir investindo para criar independência financeira.

Gostaria muito de saber qual seria a melhor estratégia para investir e viver dessa renda. Não entendo nada de finanças e tive a sorte de abrir o seu site como sendo o primeiro na minha pesquisa.

 

Desde já agradeço pela atenção!

SS40

 


[SRIF365]


Fala AA40, tudo bem? Quem dera eu fosse essa referência toda!rs Mas não custa dar um pitaco na vida da SS40…

*****

  Olá SS40, ao meu ver você sem saber já vive de renda uma vez que sua fonte de dinheiro é o aluguel da casa em Ubatuba,  pelos números apresentados muita gente no seu lugar já se consideraria Independente Financeiramente já que a renda não só supera os seus gastos como também sobra uma bom dinheiro para investir. Porém a não ser que você tenha alguém administrando o imóvel não dá para chamar de renda passiva já que deve exigir um pouco do seu tempo e principalmente a sua presença para resolver problemas do cotidiano todas as vezes que entra e sai um locatário, isso é a minha única preocupação quando você diz que não pretende mais morar no Brasil. Imagino que não seja fácil administrar um Air B&B à distância sem ter alguém de MUITA confiança para fazer isso por você. Então nesse seu planejamento eu incluiria sim contratar uma pessoa para fazer o serviço enquanto você estiver viajando.

   Um ponto muito positivo que irá facilitar muito a realização desse seu sonho de viajar o mundo é que você vive de aluguel no Brasil e assim que encerrar o contrato terá todo o orçamento para gastar no exterior, muita gente parte para essa vida nômade mas deixa no Brasil casa, carro, contas, etc… por isso acabam tendo que arcar com o custo de vida em dose dupla. Arrisco a dizer que devido à sua atual profissão (professora de Yoga) tenha uma vida não só mais regrada como também minimalista, pelo menos é isso que já notei em todos os professores de Yoga que conheci tanto no Brasil como no exterior, e esse estilo de vida já se reflete na sua primeira escolha do destino para morar um tempo, Índia! Não poderia ter escolhido um lugar mais barato para morar, não vou entrar no mérito da qualidade de vida naquele país pois gosto não se discute mas pode ter certeza que sua renda no Brasil vai longe morando por lá. Recentemente morei um tempo em Bali e acredito que inevitavelmente a “ilha dos deuses” também está nos seus planos, lá é a meca dos professores de Yoga e se você não fizer questão de morar bem de frente para a praia também terá um custo de vida absurdamente baixo mesmo considerando que lá os preços sofrem forte influência do turismo.

     Por último quero dizer que o simples fato de fazer sobrar dinheiro todos os meses já é um ótimo indício de que você está no caminho certo, dessa forma eu sugiro apenas focar na expansão da sua renda passiva e principalmente aumentando suas fontes de renda. Hoje você depende 100% do aluguel da casa em Ubatuba, então seria interessante gerar uma segunda fonte de renda… isso pode ser obtido facilmente com investimentos em Fundos Imobiliários ou ações pagadoras de dividendos. Lembrando que em caso de crise o preço dos ativos irão cair mas sua renda será menos afetada, exatamente como acontece com seu imóvel em Ubatuba. Imagino que durante a última crise financeira sua renda tenha caído um pouco e o preço da casa despencou, não foi? Mas nem por isso você vendeu a casa a preço de banana ou passou necessidade devido à queda na renda, é preciso encarar investimentos em fundos imobiliários da mesma forma. Então no seu caso deixaria parte dos 50 mil como reserva de emergência(principalmente devido aos planos de viagem) e o restante começaria uma carteira de fundos imobiliários e ações onde você aportaria todos os meses uma parte do dinheiro que sobra. Com o tempo sua dependência do aluguel iria diminuindo e sua renda mensal crescendo. Boa sorte!


****


[AA40]

Grande SRIF365, muitíssimo obrigado pela colaboração. Não é a toa que você ta atraindo um público grande no seu blog. Comentários muito pertinentes e na verdade sobra pouco para eu acrescentar.

SS40, como o 365 falou, você vive de renda hoje. Vejo você mais como uma empresária gerenciando um negócio pois sua casa de praia é como se fosse um empreendimento/empresa. Tem custo de manutenção, receita variáveis, despesas fixas e variáveis, depreciação, serviços e outros e você seria meio que o CEO dela, assegurando que tudo funcione, que o fluxo de caixa seja positivo, etc.

Outra coisa que é positivo é que você sabe muito bem dos custos e receitas e tem estes números relativamente sob controle. Este é o primeiro passo para o sucesso, conhecer seus números.

Você fala que lhe falta planejamento mas no quesito negócio AirBnB você está muito bem planejada e pelo visto leva tudo planilhado. Se consegue este nível de controle nos negócios consegue muito bem dar conta de planejar como investir o dinheiro que tem e o que consegue acumular todo mês – os cerca de 3,500 reais.

Mais uma vez vamos recomendar nosso post sobre os 3 pilares do investimento (reserva emergência, médio prazo, longo prazo) para quem está começando e quer investir o dinheiro que tem na poupança, porém dessa vez com uma ressalva. A renda fixa, como todos sabem, está péssima comparado a média histórica para quem quer investir com menor volatilidade e risco. Tesouro direto está quase tão ruim quanto a poupança embora ainda existam prefixados de 10 anos pagando acima de 7%aa. Ai fica a critério do investidor e seu perfil de risco. Se você aceitar ver seu saldo líquido flutuando bastante na busca de maior rendimento no longo prazo, arrisque um pouco mais em bolsa e FIIs (Fundos de investimentos imobiliários) como o 365 recomendou já que eles provém uma renda mensal relativamente segura independente da cotação (cuidado se o governo taxar os dividendos como está se desenhando). Se não tiver apetite para ver seu patrimônio oscilar fique concentrada na renda fixa e aceite ganhar menos – não há nada errado com isto; principalmente para quem prefere meditar e não tem paciência para acompanhar a loucura do mercado todo dia; porém fica mais difícil viver de renda passiva sem uma reserva voluptuosa.

Um detalhe que você menciona é que não pretende voltar a morar no Brasil (mais um que infelizmente se vai). Com isto em mente e como tenho sempre recomendado até quem mora no Brasil é fazer uma reserva em moeda forte como o dólar ou até Euro- acho que isto é essencial a todos. O câmbio é uma das coisas mais difíceis de se acertar uma previsão. Todos achavam que com a reforma da previdência o dólar cairia abaixo de 3 reais, porém está a 4 (precisamente hoje). Outro exemplo claro é este artigo onde o banco Morgan Stanley está “vendido em dólar” esperando uma queda de 25% nos próximos 5 anos e o Bank of America acha que o dólar está OK neste patamar (em resumo, ninguém sabe para onde vai).
Se você estiver morando fora e recebendo seus 3,500 reais todo mês e não tiver um “buffer” lá para contar, você estará contando com uma renda cujo intervalo que pode variar 800 a 1200 dólares mensais, salvo oscilações maiores ou uma queda de receita do aluguel, o que pode comprometer seu planejamento de vida fora.
Como mencionou novos mercados e vai passar um tempo na ásia e quiser estudar mais, se houve falar muito bem do mercado de Cingapura por exemplo. Outros que vale a pena estudar é Hong Kong, Coréia do Sul e Nova Zelândia, além do principal que é o Americano.

Bem SS40, seriam estes meus comentários. O 365 deu umas dicas super quentes de quem possui imóvel e viajou o mundo e voltou ao Brasil (Brasil não é tão ruim quando se olha de fora como eu estou olhando agora – nossa cultura é única, para o bom e o ruim) e esperamos que alguma coisa seja útil a você.

Agradeço muito sua participação e a do 365 e volte sempre.
Vamos abrir para os comentários da nossa participativa blogosfera que sem dúvidas trará opiniões e dicas super criativas e úteis para você. Abraços


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40  e SRIF365 não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile