Ícone do site AA40

Você sabe que está no caminho certo quando…


Conforme o movimento FIRE ganha definição na Wikipedia e cresce no mundo todo em um ritmo nunca visto antes, surgem na mídia tradicional críticas cada vez maiores também ao movimento. Críticas muitas vezes de pessoas que não tinham a mínima aptidão para esta vida e se deram mal ao tentar e decidiram então entrar para a turma do sou contra.

Vamos elencar cinco principais motivos das pessoas serem anti-FIRE:
 

➤1. Sair da força de trabalho nos seus 30 ou 40 anos simplesmente não é uma opção para a grande maioria dos trabalhadores típicos. A maioria vive de holerite em holerite e isto causa uma inveja profunda. Além disso, muitos escutam a palavra aposentadoria e acham que isto significa não fazer nada o dia todo pelo resto da vida, o que simplesmente não é verdade para um FIREE.
 

➤2.Muitos acham que quem persegue FIRE já nasceu rico ou herdou grandes somas. Poucos param para ver sua história, sua disciplina e seus pequenos passos (aportes) que se tornará um grande salto em 20 ou 30 anos (por isso é importante ter um blog para documentar a jornada para o futuro)
 

➤3.Pessoas normais acham que a frugalidade FIRE é viver em privação, poupando para o futuro e sacrificando totalmente o presente, o que sabemos não é e não deve ser verdade – o segredo é o equilíbrio.
 

➤4.A frugalidade e disciplina necessária para se aposentar mais cedo é grande. Enquanto a maioria dos trabalhadores comete o erro de gastar muito hoje enquanto ignora o amanhã, os aptos a FIRE são criticados por focar só no amanhã sacrificando o presente. – Novamente, equilíbrio é a chave aqui.
 

➤5. Muitos dos principais defensores do movimento FIRE obtêm uma renda substancial de blogs,  livros e outros empreendimentos – Mal sabem eles que buscar outras fontes de renda, de preferência passiva é parte íntegra do movimento FIRE.
 

Somos realistas e sabemos muito bem que FIRE não resolverá todos os problemas da vida e é bom que não resolva, afinal problemas fazem a vida ficar mais interessante, porém sabemos que nos dará a liberdade de perseguir outros interesses e outras perspectivas antes jamais possíveis.
 

Você sabe que está no caminho certo quando um dos maiores sites do mercado americano cria uma página inteira dedicada e “descer o pau” na comunidade FIRE ! Se fosse tão irrelevante como eles mesmo dizem, não teriam criado tal página. Contraditório não?
 
Fonte: Market Watch – Clique na foto para ampliar e ler

→ Enquanto isso um novo podcast sobre FIRE atinge records de audiência nos EUA. Confira você também já que tem muita coisa que podemos aproveitar dele aqui no Brasil- ChooseFI.com (Escutar no Android via Google Play Podcast). Como eles dizem, o movimento FIRE é o caminho menos percorrido ou path less traveled !


→ Encerramos convidando você a ler o nosso velho post sobre por que você tem que agradecer muito que poucos se interessem por se tornar FIRE. Confira


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile