Skip to content

AA40

Independência Financeira é essencial. Aposentadoria antecipada é Opcional !

  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Orçamento
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Orçamento
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
Responda ao questionário do Anuário FIRE 2025 do AA40, clique aqui.

A maioria das pessoas não levarão FIRE a sério. Mas isto não é ruim !

Depois das reportagens sobre FIRE publicadas pelo G1 da Globo, pelo Uol e vários outros veículos, todos copiando a mesma reportagem da BBC, comecei a receber inúmeros emails de pessoas e mesmo veículos de notícias que leram e acabaram encontrando o blog AA40. 
Embora a reportagem não mencione a comunidade FIRE brasileira – acho que a maioria nem imagina que existe uma – os leitores acabaram pesquisando no Google sobre o tema e nos encontrando. A maioria felizmente são de elogios, surpresa com a ideia, buscando entender melhor o que e como fazemos, etc.

Para a minha surpresa fui contatado pelo canal de TV GNT buscando aposentados antes dos 40 para participar de um programa deles, porém, como sabem, todos (inclusive eu) querem permanecer anônimos e não querem dar as caras. Além disso a maioria de nós da blogosfera e leitores ainda não chegamos lá e estamos em busca de atingir FI e/ou RE. Provavelmente daqui a alguns anos teremos vários exemplos de FIREes brasileiros, sendo o SRIF365 um dos primeiros que chegou lá. Se mesmo assim tivermos algum leitor que já atingiu FIRE antes dos 40 e quer falar na TV em nome da comunidade FIRE, por favor me envie um email.

Os comentários nas reportagens

Uma das coisas mais interessantes sobre estas reportagens são os comentários que elas recebem. Veja abaixo uma seleção dos “melhores” comentários. Quer ver mais clique nos links das reportagens acima e divirta-se !

Fonte: recorte de tela do sites g1 e uol em 21/112018

Acima alguns exemplos dos mais diversos comentários. Obviamente preservamos as identidades de quem postou, mas percebe-se de tudo. Os primeiros por exemplo nota-se claramente que não possuem o mínimo de noção de finanças e matemática financeira, quiça sabem o conceito de juros já que simplesmente multiplica os rendimentos por 20 anos. Einstein se revira em seu túmulo !
Assumem que o sujeito passará 20 anos ganhando um salário mínimo e não fará nada de proativo para ganhar um pouco mais! Uma pessoa com tamanho grau de acomodação não merece ser FIRE !
Depois vemos a falta de noção sobre impostos e mal sabem eles que a carga tributária do Brasil é inferior a muitos dos países citados na reportagem e o investimento na “poupança” e seus 3%aa e inflação em 20%. Outros apelam para o “viver na miséria” e deixar para a família. Enfim, escolha o melhor. 
Vocês poderiam achar que o AA40 fica triste ou revoltado com estes comentários, mas pelo contrário. Isto me deixa até aliviado pois quem comenta e a maioria dos leitores não tem noção do que estão falando e é por isso que não acreditam ser possível. Isto só prova que o problema é com eles e a falta de educação e não com a falta de dinheiro ou por viver em um país como o Brasil como alegam. 
Isto faz do nosso trabalho de educação financeira do AA40 e da blogosfera cada vez mais importante e necessário.

FIRE não é para todos e isto é bom !

Do ponto de vista financeiro e exequibilidade, FIRE é sim para todos, mas vamos ser realistas aqui, poucos farão o que é preciso para ser FIRE, e isto é bom. Se todos ou uma grande parte da população atingisse FIRE antes dos 40 seria simplesmente insustentável para a economia. Não existiria crescimento econômico com boa parte da população não produzindo bens e serviços. Como as ações das empresas iriam crescer e pagar dividendos? 
Felizmente poucos levarão FIRE a sério e poucos farão o que é necessário para atingir a meta e isto não é ruim de forma alguma. E nós que vamos conseguir, precisamos muito daqueles que postam comentários como os acima, pois são justamente eles quem trabalharão para que as empresas cresçam e deem lucros e nossas ações possam aumentar de preço e pagar dividendos cada vez maiores ! São eles quem pegarão empréstimos pagando juros altos para que nossos CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, ações de bancos, de seguradoras, de construtoras e muitos outros possam crescer e render JUROS para nós FIREEs. Nós precisamos da manada!
Você sabe (se leu nossa página do comece aqui) que a velha desculpa do “ganho pouco” não cola. Você sabe que FIRE não busca viver uma vida miserável. O verdadeiro FIREe sabe de tudo isso. Ignore as críticas da manada e siga seu plano!

Quem quer se dar uma chance, estaremos aqui

Estaremos aqui para aquelas pessoas que já se deram conta que estão na corrida de ratos. Muitos dos ratos não conseguem se dar conta que estão no labirinto então eles não buscam uma saída. Sabem que não está legal mas não sabem o por quê e ai culpam o país onde nasceram. Quem sabe se tivessem nascido no Congo seria melhor ?! 
Quando estes ratos, mais cedo ou mais tarde, (esperamos) se derem conta disso, estaremos aqui, o AA40 e toda a firesfera pronta para oferecer gratuitamente ajuda, dicas, sugestões e, acima de tudo, uma comunidade de pessoas com ideias similares e um único objetivo geral, o de conquistar a liberdade financeira !


Relacionado

https://aposenteaos40.org/2022/08/nova-geracao-chinesa-esta-se-rebelando-contra-a-corrida-dos-ratos-entenda.html

Navegação de Post

Post Anterior Post Anterior:
Passagens de volta ao mundo – Uma opção interessante ?
Próximo Post Próximo Post:
Qual seria o salário mínimo ideal para você?

Você poderá gostar de ler também...

O ranking dos melhores países para se aposentar em 2021

O ranking dos melhores países para se aposentar em 2021

16 de dezembro de 202013 de junho de 2021

Os juros no mundo, no Brasil e a palestra de Paulo Guedes

13 de julho de 20196 de julho de 2021

Como conseguir juntar 1 milhão de reais poupando 800, mil ou 1500 reais por mês?

20 de outubro de 201416 de junho de 2021

Você já se perguntou quanto dinheiro existe no mundo?

7 de novembro de 20186 de agosto de 2022
Poupança

Nosso post mais lido mostra muito sobre o hábito de investir do Brasileiro

12 de outubro de 201813 de junho de 2021
Como Investir de uma forma mais inteligente?

“Pegar a faca caindo” – Como Investir de uma forma mais inteligente?

1 de julho de 202020 de abril de 2024

51 thoughts on “A maioria das pessoas não levarão FIRE a sério. Mas isto não é ruim !”

  1. Rick disse:
    21 de novembro de 2018 às 22:21

    Aa40, SENSACIONAL!!!

    Apesar do conceito de FIRE e suas vantagens parecerem muito óbvios para nós, para 99% da população não é.

    E isso é excelente. Afinal, como você mesmo disse, se todos seguissem o FIRE, ele seria o compartamento da manada.

    Sempre temos que ser contra a corrente.

    Agora, sabe de algo do FIRE no Japão? Tendo em vista que lá se tem deflação, deve ser bem interessante o que eles pensam sobre FIRE. Vou pesquisar e posto aqui depois.

    Um grande abraço,

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 04:01

      Exatamente Rick. Se todos fizessem isso não seria sustentável. Só uma minoria chegará lá felizmente.
      Pois é no Japão deve ser muito difícil. Renda fixa nem pensar. Só bolsa mesmo. Compartilhe conosco o que encontrar por favor. Abraço

      Responder
    2. iO disse:
      22 de novembro de 2018 às 07:48

      Teoricamente, seguindo essa premissa, bastaria deixar o dinheiro embaixo do colchão parado que ele já estaria rendendo. Essa é a RF no Japão 😂

      Responder
    3. Frugalidade Hacker disse:
      22 de novembro de 2018 às 14:04

      Tenho minhas dúvidas se uma adesão maciça à filosofia FIRE seria insustentável… Acho que, no final das contas, teríamos pessoas & comunidades mais felizes, trabalhando menos, dedicando-se mais aos seus próprios interesses etc.

      Responder
    4. ABM disse:
      22 de novembro de 2018 às 16:28

      F.H, eu nao seria capaz de colocar o que vc falou em melhores termos. Realmente compartilho desta ideia, pois acho que o mundo tem potencial para ser um local de abundância e nao de escassez. Entretanto, os valores e referenciais hoje sao tao opostos ao que vc escreve que fica dificil para muitos notarem que isso pode ser bom. É impressionante a competição entre as pessoas para ver quem tem mais compromissos. O estatus atribuido ao excesso de trabalho é deprimente nao minha opinião. É libertador encontrar sua identidade e seu lugar no mundo para alem dos papeis formais.

      Responder
    5. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 16:54

      Na parte pessoal e de sociedade sim FH, mas do ponto de vista puramente econômico acho difícil ser sustentável. Nos EUA certamente não, onde a base da economia é consumo e mais consumo e produtividade no trabalho. Enfim, é uma longa discussão

      Responder
    6. Rick disse:
      23 de novembro de 2018 às 00:41

      Como o Aa40 disse, a rentabilidade do juro, e, por consequência, a base da filosofia FIRE, vem justamente de quem gasta, arrisca, se endivida.

      Daí temos juros e dividendos.

      Se todos ficassem guardando igual a nós, não teríamos rentabilidade e sim uma taxa de retirada real do patrimônio.

      Na prática, o que eu vejo que isso significaria é gastar amanhã o que poderia ter gasto hoje. Afinal, sem rentabilidade, somente se postergaria o ato de gastar, sem qualquer vantagem.

      É como penso…

      Responder
    7. Rick disse:
      23 de novembro de 2018 às 00:51

      Ah, um adendo post scriptum.

      Não achei nada sobre FIRE no Japão.

      Mas, achei algumas informações interessantes.

      Média de poupança:

      Household Saving Rate in Japan decreased to 12.50 percent in September from 21.20 percent in August of 2018. Personal Savings in Japan averaged 11.63 percent from 1963 until 2018, reaching an all time high of 51.10 percent in June of 2018 and a record low of -9.90 percent in May of 2012.

      https://tradingeconomics.com/japan/personal-savings

      Reportagem que mostra os japoneses poupando menos que americanos em 2015:

      https://www.nytimes.com/2015/03/20/business/international/japans-recovery-is-complicated-by-a-decline-in-household-savings.html

      E,por fim, dicas de donas de casa japonesas para economizar, sendo a mais pão dura que eu já vi:

      Before opening the fridge, think of what you need to get. Open and close it within 3s to save the electricity.

      http://jpninfo.com/11414

      Responder
    8. AA40 disse:
      23 de novembro de 2018 às 15:38

      Obrigado pela pesquisa Rick. Pois é, acredito que parte dessa baixa tx de poupança seja por não terem uma renda fixa com o mínimo de rendimento e poucos querem arriscar no mercado financeiro tradicional. O caso deles é muito ruim, vejam por que a inflação não é tão baixa assim: Japan's consumer price inflation rose to 1.4 percent year-on-year in October 2018, então estão perdendo dinheiro deixando parado ou investindo em RF. Tlvz por isso eles estao poupando menos e comprando mais…
      PS: Já vi essa dica da geladeira nos EUA tbm mas é bem extrema. Abcs

      Responder
  2. Anônimo disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:01

    Olá AA40, tudo bem com você?

    Eu gosto da ideia de segurança e tranquilidade financeira. Mas não a FIRE. Por incrível que pareça, eu não sinto inveja de quem aos 30 ou 40 anos passa o dia na praia e/ou viajando pelo mundo. Se eu fosse assim, com 2 ou 3 semanas eu estaria entediado, querendo me fixar a um local e voltar a trabalhar novamente.

    Sou professor e gosto de exercer minha profissão. Meu início foi bem complicado, por isso gosto de dar valor ao que conquisto e ao que tenho. Gosto da ideia de segurança e tranquilidade financeira, onde eu procure não ter dívidas e sim comprar, viajar, viver, e, se acontecer algum infortúnio, eu ter uma boa reserva de emergência.

    Agora eu acredito é bom a FIRE ser restrita, pois se fosse para todos, a economia e o mundo entraria em colapso. O brasileiro em geral não possui o perfil de FIRE também. Ele chora se precisar guardar alguns valores, mas gasta fortuna com camarotes, bebedeiras e churrasco todo final de semana – destruindo a própria saúde. Mas como disse um comentarista acima, a graça de ser FIRE é justamente não fazer parte da manada.

    Ass:
    Educador Investidor

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 04:04

      Educador, como sempre falamos você pode escolher a FI e/ou a RE. Ninguém vai parar as 35 ou 40 e nunca fazer mais nada. O bom é poder fazer o que gosta e quiser não se importando com a parte financeira. Fire é possibilidade e isso é o legal. Abraços

      Responder
    2. iO disse:
      22 de novembro de 2018 às 07:57

      AA faço das minhas palavras as suas, vejo exatamente dessa maneira. Comecei minha vida FIRE no final do ano passado e poucos meses depois eu estava completamente entediado. Era ótimo ir para o parque as 15:00 e sentir o sol na pele enquanto 90% das pessoas economicamente ativas estavam dentro de um escritório, enclausurados e respirando ar condicionado. Eu tive o sentimento de liberdade gigante. Porém isso foi bom por um tempo e percebi que minha mente precisava se manter ativa e com “problemas” para gerenciar. Procurei algo para me manter ativo e hoje posso escolher o que gosto, como quero trabalhar e as condições. Se não estiver bom eu simplesmente mudo. Conto um pouco dessa experiência aqui https://investidoroculto.blogspot.com/2018/11/fire-parte-ii-liberdade-e-o-paradoxo-da.html

      Responder
  3. Anônimo disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:14

    Entre os comentários há extremismos clássicos do tipo: Deixar de viver hoje e se eu morrer amanhã?
    Mas também há comentários mais equilibrados. Mas concordo totalmente ou em partes com comentários a respeito de pessoas com menor renda buscarem esse caminho para a IF. De fato pra quem tem renda baixa o caminho é longo mesmo, acho que nesses casos o ideal é ir valorizando ainda mais as conquistas no caminho, como se ver livre de dívidas, começar a comprar bens a vista, poder fazer uma viagem que não faria antes etc, etc.
    A IF vem vindo aos poucos e com ela alguns benefícios que por si só já melhoram de alguma forma a vida da pessoa, acho que o foco também deve ser esse.
    IF absoluta realmente não é fácil pra que tem renda modesta e tem que se virar sozinho, sejamos realistas.

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 04:08

      Anon quem tem renda baixa deve ter despesas baixas também então na teoria vai dar na mesma. Tudo o que importa é a taxa de poupança e a capacidade desta pessoa de aumentar sua renda ao longo dos anos mas nunca as despesas. Não é fácil sabemos muito bem disso melhor que ninguém.
      Se fire é difícil, ter uma boa reserva já é um grande passo pra uma vida melhor. Abraços

      Responder
    2. Investidor Inglês disse:
      23 de novembro de 2018 às 10:57

      "A IF vem vindo aos poucos e com ela alguns benefícios que por si só já melhoram de alguma forma a vida da pessoa, acho que o foco também deve ser esse.
      IF absoluta realmente não é fácil pra que tem renda modesta e tem que se virar sozinho, sejamos realistas"

      Concordo com o Anon. Principalmente o ponto que ele fala para ir valorizando as conquistas no caminho.

      A galera não pode ter a mentalidade de "viver na miséria" para conquistar a IF. É preciso viver bem para o plano funcionar!

      Responder
  4. Janota Investidor disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:16

    Olá AA40!
    Falar de popar dinheiro para brasileiros já é conversar com as paredes. Somos um povo perdulário.
    Mas ainda assim está sendo possível construir uma comunidade unida e disposta a compartilhar conhecimentos. Existem vários estilos, bolsos e prazos e aquele que estiver disposto a começar a poupar, pelo menos, já irá ter bastante informação e inspiração!
    Grande abraço!

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 03:44

      É isso ai Janota, aquele que não quer buscar dificilmente achará. Brasileiro é criado desde berço para pensar apenas no hoje infelizmente. Abcs

      Responder
  5. Sou Poupador disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:35

    AA40!
    Concordamos em gênero, número e grau! É isso aí!
    Disse tudo! Realmente: "Uma pessoa com tamanho grau de acomodação não merece ser FIRE!" e "FIRE não é para todos e isto é bom!"
    No fundo a manada cria essas desculpas porquê não querem ter o trabalho de pensar. Mas não pensar, custará sempre muito caro, no mínimo a liberdade.

    Procede?
    Um abração! e Viva o AA40!

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 03:42

      Procede 100% meu caro Poupador. Abcs

      Responder
  6. ABM disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:49

    Acho que a taxa de poupança no Brasil é tao baixa, que se mais pessoas poupassem, haveria muitos beneficios para a sociedade como um todo.
    Acho que o mal entendido entre buscar independência financeira para ficar sem fazer nada tende a persistir, infelizmente. Mesmo que voce ame seu trabalho, é terrivel chegar a uma certa idade dependendo do salario para as contas do mês seguinte.
    Alem disso, muitas pessoas gostariam de se dedicar a atividades que simplesmente nao remuneram ou remuneram muito pouco.
    Para quem tem uma renda muito pequena, o dedafio é maior. Mas acho que ja garante um nivel de liberdade maior se poupar algo, mesmo que nao garanta uma renda suficiente para deixar o trabalho.

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 03:42

      Poupar para pelo menos ter uma reserva de emergência se não for para FIRE já é um grande passo ! Abcs

      Responder
  7. Vagabundo disse:
    21 de novembro de 2018 às 23:54

    Todo mundo quer o dinheiro e a liberdade que a independencia financeira proporciona, mas ninguem quer abrir mao de nada.

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 03:41

      Exatamente !

      Responder
  8. pelicanoinvestimentos disse:
    22 de novembro de 2018 às 00:14

    AA40. Eu me questiono onde aplicar para saber se ja estou em situacao de Fire. Meu caso é +- esse: 1.3 Milhoes em aplicações e despesa mensal R$7 mil. Poderia por favor me ajudar com essa conta e quais aplicações seria interessantes para retiradas mensais, semestrais ou aunais. Minha grana esta em fundos RF, RV,MM, FII, REITS e em dollar cash. Obrigado

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 03:40

      Olá Bruno. Talvez nosso termômetro FIRE te ajude a ter uma noção do quão longe ainda está baseada na TSR 4%. Veja quantos % de retorno real (acima da inflação está tendo e multiplique seus 1.3 milhões por este valor e divida por 12 que terá uma noção do quanto pode sacar ao mês sem perder poder de compra). Abcs

      https://aposenteaos40.org/p/termometro-fire.html

      Responder
    2. Anônimo disse:
      22 de novembro de 2018 às 14:35

      esse é corajoso, botou nome e foto no comentário onde expõe sua situação financeira. cuidado gente, estamos no brasil.

      Responder
    3. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 14:37

      Nem tinha observado esse detalhe.

      Responder
  9. Além da Poupança disse:
    22 de novembro de 2018 às 08:41

    Olá AA40, boa postagem.
    Já fui contatado também, mas no caso por um jornalista da Exame, mas como anônimo eu educadamente recusei.
    Concordo com tudo da postagem. E também acho que mais gente buscando a FIRE aumenta a procura pelos investimentos escassos que temos no Brasil, o que tenderia a baixar juros de títulos de renda fixa e aumentar o preço das ações e FIIs (o que é ruim para nós que buscamos este projeto no longo prazo).
    Abraços

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 12:56

      Exato. Juros altos não é ruim para nós como é para quem paga eles kkkk. Nosso problema é a inflação. Abcs

      Responder
  10. Jane disse:
    22 de novembro de 2018 às 10:21

    Obrigada por essa postagem. Eu li a matéria da Uol e vi que ela tenta dar uma bela desanimada em quem sonha em se aposentar mais cedo. Continue com o blog, é inspirador. abs

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 12:54

      Obrigado Jane. Abs

      Responder
  11. SrIF365 disse:
    22 de novembro de 2018 às 12:20

    Acho que a gente tem que tomar cuidado para não virar "Testemunha de Jeová" e querer empurrar goela abaixo os conceitos de FIRE para as pessoas ao nosso redor, 100% dos meus amigos que descobriram que eu estou em vias de deixar meu emprego me deram os parabéns mas 0% perguntou como fazer o mesmo. O importante no final é que a pessoa seja feliz, eu estava absolutamente infeliz com a minha vida e vi na aposentadoria antecipada um caminho viável para dar a volta por cima… mas se a pessoa gosta doque faz e ja está feliz fica difícil justificar sacrificar o hoje para curtir o amanhã.

    Sr. IF365
    http://www.srif365.com

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 12:54

      Exatamente o que eu disse acima. Quanto menos pessoas estiverem buscando FIRE mais sustentável a nossa busca é. Se tem pessoas que vc não consegue convencer que a terra é redonda vc acha que vamos convencer que FIRE é bom…. Hahaha

      Responder
  12. Frugalidade Hacker disse:
    22 de novembro de 2018 às 14:00

    Também acho muito difícil a gente "convencer" alguém a se tornar FIREe. No máximo, o que deve ocorrer é que essas matérias vão influenciar as pessoas que já têm alguma mentalidade alinhada à do FIREe, e só precisavam de um empurrãozinho e de uma comunidade pra tirar dúvidas e se motivar.

    Responder
    1. AA40 disse:
      22 de novembro de 2018 às 14:34

      Exato FH. Não queremos convencer ninguém. Cada um sabe o que é melhor pra si. Abcs

      Responder
  13. SrIF365 disse:
    22 de novembro de 2018 às 19:11

    Fui nas reportagens que vc postou acima e li todos os comentários em cada uma delas. É completamente compreensível que a maioria acredite ser inviável atingir a independência financeira ao longo de uma vida e achem mais impossível ainda atingirem quando ainda jovem, o Brasil é um país pobre onde tudo é caro, os serviços públicos inexistentes e as possibilidades de crescimento profissional limitadas… mesmo com a "mágica dos juros compostos" o desafio de conquistar a IF é literalmente impossível para a maioria, só mesmo as classes sociais mais altas teriam condições de trilhar esse caminho caso decidissem reduzir o padrão de vida ao longo de mais ou menos uma década. Não sei se um dia o movimento FIRE pode realmente se tornar "popular" no sentido de estar ao alcance de todos, devido à tudo que mencionei acima infelizmente é um sonho para as elites que tiveram acesso à melhor educação e consequentemente às melhores oportunidades de emprego. Os Estados Unidos é um dos países mais ricos do mundo e o simples fato da pessoa ser classe média por lá já coloca ela entre 5% das pessoas mais ricas do mundo, por lá chamam um salários de 40 mil dólares por ano de baixo. Nos EUA qualquer pessoa ganha 3.300 dólares por mês fácil trabalhando em rede de fast-food, aqui p alguém ganha 12 mil reais por mês tem que penar… e muito.

    Sr. IF365
    http://www.srif365.com

    Responder
  14. Executivo Investidor disse:
    23 de novembro de 2018 às 02:45

    Muito bem colocado AA40. Conforme alguns já comentaram FIRE não é para qualquer um. Alguns reclamam do salário, outros reclamam dos gastos com filhos. Bom, eu tive filho muito cedo antes mesmo de iniciar minha jornada em busca da IF. Ao longo de toda jornada sempre ouvia diversos tipos de justificativas. Infelizmente a única justificativa que eu via e vejo em varias dessas pessoas que não acham possível é a falta de planejamento. Mesmo quando estava atuando no Brasil como executivo via colegas com altos salários (bem altos) reclamarem, porém viviam com celular novo, roupas de marcas, etc. Esbanjavam.
    Ser FIRE não é para qualquer um mesmo! Tem que ter coragem e persistência para correr atrás!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    Responder
    1. AA40 disse:
      23 de novembro de 2018 às 15:41

      Exato EI, gostaria de ver o estilo de vida destes que comentam que não sobra dinheiro. Aposto que se vestem com coisas de marca, tênis de 200 reais ou mais, sempre com o telefone do ano, seu bom carro financiado, não perdem uma festa ou junção de fds e ainda querem que sobre para investir? Acha que se "sobrasse" não seria gasto também?
      Não merece ser FIRE quem não se esforça !

      Responder
  15. Cowboy Investidor disse:
    23 de novembro de 2018 às 09:45

    Olá AA40,

    Muito bom. Estou de acordo com seus comentários. Eu li a reportagem e os comentários. E praticamente a maioria não acredita na FIRE. Porém vi muitas justificativas. A pessoa que quer crescer na vida não pode ficar dependendo só 1 salário mínimo. Sempre é bom buscar crescer na vida e muitos apenas reclamam.

    Abraços!

    Responder
    1. AA40 disse:
      23 de novembro de 2018 às 15:41

      É isso ai. Não merece ser FIRE quem não se esforça para isso !

      Responder
  16. Investidor Inglês disse:
    23 de novembro de 2018 às 11:12

    Fala AA40!

    Não quis dar entrevista cara? Seria legal! Eu até salvei a matéria do Uol para usar futuramente. Não sabia que a G1 também abordou o mesmo tema.

    Como muitos dizem, a FIRE não é para todos. E acredito que sempre será assim. Muitos não estão dispostos a sair da zona de conforto, a buscar voos maiores.

    E o principal, a sacrifícios.

    Sem esses elementos, não se atinge a Fire. Mas quem estiver disposto a enfrentá-los, temos como o Janota disse uma comunidade com vários exemplos a seguir.

    Conte conosco!

    Abraço!

    Responder
    1. AA40 disse:
      23 de novembro de 2018 às 15:44

      hahah até ofereci para fazer a entrevista via email mas não, eles queriam uma pessoa lá no estúdio para o programa "Papo de Segunda" as 22hs. Não tenho como sair do anonimato.
      Muito poucos dos poucos estão dispostos a fazer o que é necessário para atingir FIRE. Atingir a IF que por si só é menos difícil que FIRE já é algo que não entra na cabeça das pessoas então…fazer o que ! Abcs

      Responder
  17. Sempre Sábado disse:
    24 de novembro de 2018 às 19:30

    Eu adoro ler os comentários das reportagens sobre FIRE. O interessante é que a gente pensa que no Brasil seria natural a resistência ser maior, mas lendo comentários de matérias nos EUA, a resistência é a mesma e os comentários são muito parecidos.

    No final, acho que a resistência é humana. Sem dor, sem ganho. A maioria foi criada nessa sociedade consumista e simplesmente não quer se permitir a consumir menos. No fundo, acho que quem se sente “atingido” pelo movimento é porque sabe que é fraco em relação ao consumo e precisa tirar sarro dos outros para manter sua auto estima boa.

    Não acho que o que a gente faz é simples. Entender de investimentos é só uma parte da equação (e talvez a mais simples). Difícil mesmo é se dar conta de que a mega sena é pra pouquíssimos e que se você quiser ser dono da sua vida, tem que controlar seus gastos! Cortar um luxo, dói!

    Acho que somos pequenos porque conseguimos ter um autocontrole acima do normal. Mas estou animada com a comunidade FIRE Brasil e acho que o potencial de crescimento é grande ainda!

    https://sempresabado.wordpress.com

    Responder
    1. AA40 disse:
      25 de novembro de 2018 às 21:31

      Sim SA, em qualquer parte do mundo terá críticas. A nossa sociedade é consumista ao extremo. Ninguém quer adiar o consumo e todos querem consumir mais e mais. É lamentável e isto vai destruir não só a sociedade como o planeta.

      Responder
  18. Sempre Sabado disse:
    28 de novembro de 2018 às 22:13

    Incríveis os comentarios!!! Já falei para a Elsa que vou fazer uma entrevista com a minha funcionária no sempre sábado e postar pra falar pras pessoas pararem de mi-mi-mi. Ela ganha menos de 2 salários mínimos, sempre foi doméstica, tem menos de 30 anos e vai se aposentar com 40 fácil. Já comprou 3 lotes na cidade dela em Pernambuco e agora vai começar a construir casas de aluguel nos lotes. Assim que estiverem prontos vai voltar pra lá e viver de aluguel!!

    Responder
    1. AA40 disse:
      28 de novembro de 2018 às 22:23

      SS, agora fiquei com muita curiosidade de conhecer a história dela. Se você não entrevistar me passe o contato que eu entrevisto ela se quiser.
      É isso ai, as pessoas não se dão ao trabalho. Quem realmente sua a camisa para ganhar seu dinheiro sabe o valor de cada centavo e não vai gastar com supérfluos ! Acho que o pessoal tá um pouco "mal acostumado" nessa finasfera então precisamos de exemplos assim para motivar. Abcs

      Responder
  19. Sempre Sabado disse:
    28 de novembro de 2018 às 22:41

    Pois é! Ela é uma lição de vida! Mas é super tímida e ainda não está 100% confortável com a ideia. Estou trabalhando para convencê-la. Assim como toda boa perseguidora de IF gosta de ter seu $ de forma anônima rsrs

    Responder
    1. AA40 disse:
      28 de novembro de 2018 às 22:43

      entendi. Tomara que vc consiga. Estamos virando repórteres! haha

      Responder
  20. Anônimo disse:
    10 de julho de 2019 às 23:55

    Nós, casal, quase chegando lá, antes dos 40, com batalha e orgulho, trabalho normal, curtindo sim a vida, sem miséria, só que analisando bem onde gastar…sempre tentamos comentar algo pra alguem, nunca dão bola, cortamos o assunto, apenas um casal de amigos consrguimos fisgar e somos feliz de ter colocado alguem a seguir esse sonho…mas as pessoas em geral querem ser cegas neste assunto

    Responder
  21. Jorge Rêgo disse:
    17 de novembro de 2022 às 11:29

    FIRE é vida! Poucas pessoas entendem verdadeiramente o que é buscar ser FIRE. Passarão a vida tentando “sobreviver” e jamais encontraram a verdadeira paz. Dessarte, cada um sabe o caminho que quer seguir. Só posso dizer que nunca tive um momento da vida tão feliz quanto o momento atual – onde vivo em busca da conquista do FIRE, sem abrir mão do presente. É questão de planejamento e equilíbrio. Estratégia.
    Vamos pra cima!

    Responder
  22. Todo Quebrado disse:
    25 de março de 2024 às 20:26

    O ‘brasileiro médio’ é medíocre, eis a verdade. E falo sem hipocrisias, pois no tempo em que este post foi redigido, lá em 2018, eu pensava igual à manada. Estou tentando, aos poucos, sair da mediocridade. Hehe.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para aa40.fire@gmail.com
Compartilhe seus ganhos em 2025 e seus planos para 2026

Mais Recente na FIREsfera

Atualização Patrimonial Nov/2025 R$3.021.485 (+1,82%) | TSR 4% R$10.072
Dec 09, 2025 19:44 — FIRE Arroz com Feijão
Reader Case: Retire and Travel, or Own a Boat?
Dec 08, 2025 14:30 — Millennial Revolution
Raising FI‑Minded Kids: What Really Works | 15-Year-Old Rishi Vamdatt | Ep 576
Dec 08, 2025 06:00 — ChooseFI
November 2025 FIRE Update
Dec 08, 2025 03:30 — Retire by 40
1 mês de Mudança - Impressões até o Momento
Dec 06, 2025 02:12 — Viver, Viajar e Investir - VVI
Balanço - Novembro/2025
Dec 04, 2025 19:49 — Quero virar Vagabundo
Fechando o ano com rentabilidade e agradecimentos à Firesfera!
Dec 04, 2025 19:05 — Professora FIRE
Carteira de Dividendos – Dezembro de 2025
Dec 01, 2025 23:46 — Os Poupadores
Carteira Fórmula Mágica Novembro 2025
Dec 01, 2025 12:20 — Investidor Inglês
Fechamento de Novembro 25 - 8.714.306 (+1,37%)
Nov 30, 2025 15:01 — Independência Financeira ou Morte
Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
Nov 29, 2025 13:34 — Viagem Lenta
The 50-year mortgage is not as bad as we’ve been told!
Nov 19, 2025 09:00 — Early Retirement Now
VIDA
Nov 16, 2025 12:15 — Caminho das Pedras
Learning How to Spend Money (While Enjoying Every Dollar Spent)
Nov 14, 2025 14:29 — Financial Independence and Early Retirement Blog - Mad Fientist
How Unlimited Free Stuff from Amazon Almost Ruined My Retirement
Oct 07, 2025 01:32 — Mr. Money Mustache

⇘Veja mais antigos ⇘Veja Blogs da FIRESFERA

 

Receba nossa Newsletter Mensal


Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

MAIS LIDOS ESTE MÊS
crap

Termômetro FIRE
crap

Enquete

Você já investe direta ou indiretamente no exterior?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ferramentas

Cadastre seu blog na firesfera


LIVROS RECOMENDADOS

Twitter/X do AA40-Clique aqui

Podcast do AA40

Subscreva no seu player preferido

Entre de vez para o Movimento FIRE Brasil

Receba novidades em seu email e um relatório FIRE-DASH mensal com o que aconteceu no mercado


Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Featured in
M&R
ECONOWEEK UOL

Aviso / Isenção de Responsabilidade

O conteúdo do Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/), incluindo artigos, ferramentas como o simulador Monte Carlo, e outros recursos, é fornecido exclusivamente para fins educacionais e de entretenimento, com base no direito de expressão garantido pelos artigos 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados, e nada neste site deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro, jurídico ou fiscal. Os ativos, estratégias ou cenários mencionados refletem opiniões e experiências pessoais dos autores, que podem não ser adequados para outros investidores. Resultados passados não garantem resultados futuros, e as ferramentas de simulação geram estimativas probabilísticas, não previsões precisas. Encorajamos os usuários a consultar profissionais financeiros qualificados antes de tomar decisões de investimento ou aposentadoria. O uso deste site e de suas ferramentas é de exclusiva responsabilidade do usuário. O Aposente aos 40, seus criadores, colaboradores e afiliados não se responsabilizam por perdas, danos ou consequências decorrentes do uso das informações aqui fornecidas. Ao acessar este site, você reconhece e aceita os riscos inerentes às decisões financeiras e às projeções de mercado. Podemos receber comissões por links afiliados ou conteúdo patrocinado, sem custo adicional para você. Comentários de leitores não representam a opinião do Aposente aos 40. Todo o conteúdo é voltado principalmente para o público brasileiro; usuários de outros países devem verificar a conformidade com regulamentações locais.

💠 Consulte nossa Política de Privacidade 💠 Siga-nos no X : https://twitter.com/aa40_fire

2025 © AA40 - www.aposenteaos40.org | Todos os Direitos Reservados | [email protected]
WordPress and Bam.
Responder

Não mostrar novamente