Gerador de Planos de Investimentos Pessoais

Esta é uma ferramenta em versão beta que permite você montar formalizar sua estratégia de investimento através de um PIP, apenas preenchendo este formulário, que é enviado para seu email para documentação. Veja por que escrever um PIP.

Veja uma ideia retirada do site Risk Parity:

Usarei a carteira chamada All Seasons, que é um portfólio de referência modelado a partir do portfólio All Weather de Ray Dalio e é descrito em “Money: Master the Game”, de Tony Robbins. É uma carteira muito conservadora composta por quatro classes de ativos em cinco fundos, alocados da seguinte forma: 30% em Total Market americano (VTI), 40% de títulos do tesouro de longo prazo (TLT), 15% de títulos do tesouro de médio prazo ( VGIT) 7,5% em ouro (GLDM) e 7,5% commodities (PDBC). Desde 1970, tem uma taxa de crescimento anual composta (após a inflação CPI) de 5,6% e uma taxa de retirada segura permanente esperada de 3,8%. Aqui está a matriz de correlação atual.
Políticas de portfólio: Vamos rebalancear este portfólio anualmente. Retirarei 4% anualizados dessa carteira a cada mês, o que na prática envolverá a divisão do saldo mensal final por 300 e a distribuição desse valor no primeiro pregão do mês seguinte. Se a carteira cair abaixo de 80% de seu valor inicial, reduziremos a taxa de retirada para 3% anualizada até que ela retorne ao seu valor inicial. Vamos vender uma parte do fundo atualmente mais produtivo conforme necessário para sustentar os saques mensais.
Nós rebalancearemos este portfólio em 01 de julho, para suas alocações originais.

Não precisa entrar seu nome verdadeiro se não quiser. Isto é apenas para a documentação do PIP
Ex: Data de hoje
Coloque um nome para fácil identificação. Se seu HB permitir nomear, coloque o mesmo nome lá e no PIP. Ex: Carteira FIRE
Exemplo: Descreva suas metas para este investimento. "Se tornar FIRE daqui x anos com x de renda mensal líquida"
Meta de renda passiva ou saques via TSR, em Reais
Ex: IPCA + 4%; IBO, etc
Valor selecionado: 45
Valor selecionado: 45
Valor selecionado: 5
Ouro, Crypto, Derivativos, etc
Valor selecionado: 5
Conta corrente, dinheiro vivo
Descreva a estratégia que pretende usar de quando comprar, quando vender, quando realocar, faixas de alocação, etc. Descreva os ativos a serem utilizados (% em TD, CDBs, Debentures, etc)
Descreva a estratégia que pretende usar. Critérios técnicos para seleção de fundos, das empresas (PE, DY, Anos aumentando dividendos, Market cap, etc); Quando comprar, quando vender, etc. Descreva os ativos a serem utilizados (% em ETFs, Exterior, fundos, etc)
Como se dará a medida de performance da carteira. Qual o benchmark (Selic, CDI, IPCA, IBOV?)
Descrever o intervalo entre cada rebalanceamento, a necessidade (variação fora dos percentuais min e max de cada classe) e como fará este rebalanceamento (novos aportes, vendendo e comprando, etc e não esqueca de estabelecer como fará isto quando estiver vivendo de renda).
Nome da corretora e por que escolheu ela. Custo, taxas, moeda, etc.
Plano de aporte Mensal e anual
Valor selecionado: 20
% máxima permitido aportar no exterior diretamente ou via BDRs e fundos?
Descrever em detalhes como planeja fazer as retiradas da carteira para viver de renda. Qual a TSR (ou outro método) a utilizar e como operacionalizar isto. Se não tiver uma ideia ainda bem definida, atenha-se ao básico. A TSR 4% pode ser o básico. Documente ainda o valor que pretende manter ao final do período. Digamos que planeje viver até os 92 anos de idade (comum nos planos FIRE), qual o valor que quer deixar de herança no final deste período. Aproveite também para deixar um testamento registrado em cartório com os valores e beneficiários e também planeje sua “morte digital” (leia aqui como)
Entre seu email onde vai receber o documento

Sugestões são bem-vindas. Se preferir editar em um documento, clique aqui para baixar um exemplo