O que é FIRE?

FIRE: (Independência Financeira / Aposentadoria antecipada)

FIRE vem das iniciais em inglês do termo Financial Independence Retire Early. Trata-se de um movimento que ganha mais adeptos a cada dia. A ideia central do FIRE é chegar ao ponto em que você não precisa trabalhar em período integral se não quiser pois seus investimentos gerarão a renda necessária para pagar suas contas. Você pode trabalhar meio período ou simplesmente parar de trabalhar por completo. A escolha é sua. FIRE vai muito além de apenas parar de trabalhar e viver de renda e prega a uma mudança de estilo de vida para viver melhor, evitando comprar coisas que você não precisa para impressionar pessoas que você não gosta !
Aposentadoria antecipada jamais deve ser confundida com aposentadoria tradicional. Ninguém aqui quer parar de trabalhar aos 40. Apenas parar de fazer o que você não gosta pela obrigação de ganhar um salário para sobreviver. E se você conseguir isso em qualquer idade antes dos 65 você é um FIRE ! (não precisa ter entre 40 e 50 como alguns erroneamente entenderam)

ORIGEM DO TERMO FIRE

 O movimento FIRE surgiu no início dos anos 90 nos EUA a partir do livro “Your Money or Your Life” dos autores Vicki Robin e Joe Dominguez. No entanto este termo não vingou até mais recentemente quando blogueiros de todo o mundo começaram a utilizar o termo e torná-lo conhecido da grande mídia. Os pioneiros e mais famosos são Mr. MoneyMustache, EarlyRetirementExtreme, GoCurryCracker,MadFientist, JLCollins (padrinho do movimento FIRE), RootofGood, Millennial-Revolution, ChooseFI dentre outros. A ideia atraiu a mídia e também seguidores, principalmente das gerações mais jovens abraçando a idea de viver uma vida mais frugal, porém bem vivida. Não baseada em bens materiais mas sim em experiências para ser feliz e, ao mesmo tempo, fugir da corrida dos ratos e das armadilhas de consumo implantadas pela sociedade tradicional, tais como comprar a casa própria a preços absurdos e trocar de carro com frequência.

corrida dos ratos

FIREE [ Se lê Fairí ] é como é conhecido o aspirante a FIRE. Aquele que está na jornada de acumulação de capital para atingir a IF com a possibilidade de RE.  

IDEIA CENTRAL

A ideia central da Independendência FInanceira e Aposentadora Antecipada pode ser ligada a Taxa Segura de Retirada ou TSR ou ainda regra dos 4%.

O conceito principal atrás de FIRE

Em termos simplificados, a TSR é basicamente a porcentagem da sua carteira de investimentos que você pode gastar todo ano para que ele dure desde que você pare de trabalhar até morrer. Geralmente este número é considerado 4% por ano, mas estamos acompanhando anualmente qual será este número no Brasil. Leia:

Simplificando o cálculo, A TSR 4% define o quanto de patrimônio você precisa acumular para viver de renda:
➤ Você precisa acumular 25 vezes o seu gasto anual ou 300 vezes a sua despesa mensal (ou sua meta de salário mensal) para poder atingir a independência financeira tão sonhada !

Exemplo: Seu gasto mensal é R$4,500. Isto seria 54 mil reais por ano. Você precisaria de 25x, ou seja, R$ 1,350,000 reais para obter sua independência financeira !

CONCEITO

O conceito mais aceito de FIRE é:

 Maximizar a sua taxa de poupança através da redução de gastos e/ou aumento da renda, para alcançar a Independência Financeira (FI) e ter a liberdade, mas não a obrigação, de aposentar-se o mais rápido possível (RE).

LEMA

O lema é, consistentemente, gastar menos do que você ganha e investir a diferença. A partir do momento que você começa a economizar seu salário de forma a investir 10%, 20% ou até 50% do mesmo, você fica mais perto da sua independência financeira.   A independência financeira (IF ou FI – Financial Independence em inglês) está intimamente relacionada com o conceito de aposentadoria antecipada ou aposentadoria precoce (RE – Retire Early em inglês) – largar seu trabalho tradicional / carreira quando a quantidade de dinheiro guardada for grande o suficiente para que os juros dela sustente todas as suas despesas mensais. Isto não significa parar de trabalhar mas ter o poder de escolha para parar de fazer o que você não gosta só por dinheiro. Fazer outras atividades que lhe deem prazer e não necessariamente gerem renda.  

O AA40

O blog AA40 é um dos primeiros blogs do Brasil dedicado a trazer o movimento FIRE ao país e um dos criadores da
comunidade FIRE brasileira. Trazemos dicas de como começar, passando por poupar mais, evitar armadilhas financeiras e de consumo, investir melhor, gerenciar o seu dinheiro e planejar a tão sonhada jornada FI/RE. Nossa missão é, além de criar conteúdo exclusivo sobre o tema FIRE, trazer conteúdo de qualidade dos blogs internacionais sobre o tema e adaptá-lo a situação brasileira, mantendo os aspectos não financeiros e motivacionais. [Acesse e entre para a comunidade FIRE brasileira no reddit – clique aqui]  

FIRE é sobre:

  • Descobrir e alcançar objetivos de vida: “O que eu faria com a minha vida se eu não tivesse que trabalhar por dinheiro?”
  • Simplificar e remodelar seu estilo de vida para reduzir os gastos. Seus desejos e necessidades não devem ser impostos pela sociedade ou mídia.
  • Escapar da mão invisível que tem poder sobre todos, a mão do dinheiro que controla a vida de todo mundo sem que percebamos (quem assistiu Mr. Robot sabe do que estamos falando)
  • Trabalhar para aumentar seus fluxos de renda extra, seja com dividendos, aluguel, renda fixa ou qualquer outro tipo de investimento.
  • Esforçar-se para economizar uma grande porcentagem (geralmente mais de 50%) de sua renda para acelerar a independência financeira.
  • Investir para fazer seu dinheiro trabalhar para você e não você trabalhar pelo dinheiro. Aprender a gerenciar e otimizar esses investimentos com base em investimentos conservadores (>=50% em RF).

 

FIRE NÃO é sobre:

  • Ganhar riqueza para fins de aumentar o consumo
  • Aposentar-se pelo método tradicional via INSS ou ficar sem fazer nada para sempre
  • Arriscar seu patrimônio em investimentos duvidosos, arriscados e não tradicionais 
  • Enriquecer rapidamente aplicando tudo na bolsa ou em investimentos “da moda”

Tornar-se financeiramente independente exige trabalho árduo e uma atitude saudável mas responsável em relação ao dinheiro. Adquirir, ao longo do tempo, um grau de conhecimento bem acima da média sobre o mercado financeiro e investimentos para ter ainda mais controle sobre o dinheiro e o consumo.

O FIREE BRASILEIRO

De acordo com pesquisa feita aqui para o Anuário FIRE 2019 (que você pode baixar aqui), o perfil do aspirante FIRE Brasileiro, em média é:

Fonte: Pesquisa Elaborada aqui no AA40 em 2019

É só para quem ganha bem?

NÃO. A principal crítica ao movimento FIRE por aí é esta. De que é só para privilegiados que ganham muito bem. Não pode ser mais errado e se você pensa assim é por que não conhece o movimento em nada. 


Ganhar bem logicamente facilita, mas FIRE não tem nada a ver com o quando você ganha, mas sim com o quanto você economiza  do quando você ganha. O ERE nos EUA vive bem com 7 mil dólares por ANO. O ROG gasta em média U$2 mil mensais com uma família de 5 pessoas mesmo com U$2 milhões investidos. Não precisamos ir longe, quantas pessoas no Brasil vivem bem mesmo com pouco dinheiro? 


Se você está disposto a viver frugalmente ao mesmo tempo que aproveita a vida. Esqueça esta falácia de que você só aproveita a vida se tiver dinheiro para gastar, NÃO ! Mude essa mentalidade pequena, conheça o movimento minimalista, o movimento frugalista que te mostram que há um mundo a ser explorado que não necessariamente gosta de luxos mas que valoriza as experiências, a natureza, a família, o simples luxo de presenciar um pôr do sol na praia. 


Portanto FIRE para quem ganha pouco vai depender do estilo de vida que a pessoa adotar, de renunciar a vida degradante das grande cidades, de valorizar a vida simples mas bem vivida, como seus avós faziam !

Além disso, você deve focar nos três principais custos de vida e mante-los sob controle. Só isto já vai lhe colocar no caminho FIRE. Veja:

OS MARCOS DA JORNADA FIRE

Leia este post para mais detalhes. Imprima o poster abaixo e coloque no seu mural    

Os principais marcos na sua caminhada a Independência Financeira
Os principais marcos na sua caminhada a Independência Financeira

Você precisa urgentemente do DINHEIRO DO FODA-SE (Fuck-You Money)

Uma expressão muito comum nos EUA é a do “Fuck you Money”. Veja o que o Urban Dictionary diz sobre o FU-Money. Fuck-you money é uma expressão popular muito usada nos EUA que significa ter dinheiro suficiente para não ficar preso a um trabalho ou chefe que odeia.

Gostaríamos de trazer este conceito popular e adaptar ao Brasil, afinal, copiamos quase tudo o que não presta de lá mesmo, por que não copiar as coisas boas também né ? Por incrível que parece isso é educação financeira popular! Prosseguindo, a definição de “Fuck-you Money” ou DINHEIRO DO FODA-SE é a quantidade de dinheiro que você precisa para ser capaz de fazer qualquer coisa que você quer fazer na vida, incluindo (mas não limitado a) ser capaz de dizer “foda-se” a tudo o que voce não suporta, incluindo seu trabalho chato. Com controle, pode ser muito menos dinheiro do que as pessoas pensam e neste blog mostramos muitas dicas de como chegar a ele mais rápido.    

DINHEIRO DO FODA-SE: junte esta quantia

Vamos calcular qual o seu FU Money e quando você pode alcançar isto. Siga nossos posts e aprenda mais como investir para atingir o FYM o mais rápido possível. Existe até livros sobre o F.U. Money     

O Roteiro da sua Vida ! Vamos mudar?

Um dos blogs que me inspirou a começar, primeiro a investir e ter minhas metas, e depois a escrever este blog
foi o Go Curry Cracker (EUA) mas principalmente o Millennial Revolution (Canadá)!  

O roteiro da vida de 90% dos brasileiros é mais ou menos esta:   Nascer  — >Crescer  –> ir para escola –> tirar boas notas –>Vestibular/Faculdade –> Conseguir um bom trabalho –> comprar uma casa/ap –> trabalhar por 35 anos para pagar a casa e consumir bastante –> aposentar pelo INSS se possível e esperar a morte !  

Isto tudo não soa um tanto robótico, pré-programado ou até mórbido?

Para muitos sim; precisamos mudar isto!!   Para muitas pessoas estes são os ingredientes do sucesso, mas será que a vida não tem nada melhor a oferecer se você mudar o roteiro?   Veja o vídeo a seguir do Millennial-Revolution (uma das principais inspirações do AA40) e faça uma reflexão antes de continuar:    

Veja no vídeo acima que a lógica que deu certo no passado par os baby-boomers (o que é Baby Boomer?) não se sustenta mais. O preço das coisas e a realidade é outra agora ! São outros tempos e a estratégia deve ser outra:  

MR: “Compre Sua Liberdade; Alugue o Resto !”

Pensando nisso resolvemos criar o AposenteAos40.org ou AA40 ! Não precisa ser um gênio dos números, um profissional financeiro ou trader na bolsa de valores para fazer o seu dinheiro trabalhar para você ! Alcançar a sua Independência Financeira (FIRE) é mais fácil do que você pensa e aqui vamos ensinar que com disciplina e um toque de frugalidade qualquer um chega lá, sem precisar pagar por um profissional financeiro para te ajudar ou entrar na onda dos gurus financeiros! Faremos isto de graça e juntos !  

ESTUDO DE CASOS (Suspensos no Momento)

–> Faça seu pedido de estudo de caso

Lembrando que não podemos fornecer dicas de investimentos por restrições legais da CVM, portanto são apenas sugestões e pitacos de um blogger de internet. JAMAIS deve ser tomados como RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO.

Clique e Leia nossos estudos de caso – AA40 (aposenteaos40.org)

Seja bem-vindo a sua jornada FIRE !

AVISO/DISCLAIMER: Não é recomendação de investimento, apenas sugestão de mais estudo

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização. Leia nossa Política de Privacidade

Atenciosamente,

AA40