CONFIRA O RESULTADO DO ANUÁRIO FIRE 2022

Como já é de praxe, o AA40 faz anualmente a coleta de dados para o anuário FIRE. Em 2022 foram novamente mais de 200 pessoas que responderam o questionário. Mais de 50% foram de recorrentes, ou seja, já haviam participado das pesquisas anteriores.

O FIREE BRASILEIRO MÉDIO

Em resumo, o FIREE médio brasileiro em 2022 pode ser caracterizado por ser do Sexo Masculino (Quase 85%), investidor de longo prazo, que conheceu o termo FIRE via blogs como AA40, Viver de Renda, MMM e outros. Da classe social A ou B, possui casa própria quitada (o que certamente ajuda), mas em proporção similar aluga sua residência, e possui plano de saúde. Com cerca de 36 anos de idade, o FIRE médio é funcionário de empresa privada, que é sua fonte de renda principal, está no meio da jornada FIRE e é um frugal equilibrado. Seu plano FIRE geralmente está em torno de 15 anos e como alvo os 3 milhões de reais, buscando uma renda média mensal de 10 mil reais. Não pretende sair do Brasil, mas talvez mudar de cidade. Geralmente não calcula o seu retorno anual (o que é, de certa forma, preocupante). Tem uma alta taxa de poupança, em torno de 30 a 60 porcento da renda é economizada e investida.
Possui bastante exposição a renda fixa (20 a 50%) mas também tem renda variável (20 a 30%) e FIIs (0 a 20%), mas adora fazer stock picking (o que também é bem preocupante já que é investidor de longo prazo). Já investe no exterior pelo menos 10% de seu patrimônio. Busca um mix de renda passiva e ativa. A pandemia não afetou muito sua vida financeira e continuando a trabalhar de forma presencial.
Para o FIREE médio, o mais importante é aportar o máximo possível e ganhar mais e a maior preocupação é o custo de vida sair do controle e a inflação. Em geral, tem fundo de emergência, zerou as dívidas, começou a investir e faz orçamento mensal. O livro que mais o influenciou é o “Pai Rico Pai Pobre” e não possui blog ou podcast. Pretende atingir FIRE aos 50 anos e é paulista (38%).

Importante:Recomendamos ver os resultados em um computador ou tablet, ou se no celular, ative o modo desktop para melhor visualizar os gráficos. Passe o mouse nos gráficos para ver detalhes e ler melhor. Abra este link em uma segunda aba para comparar os resultados de 2021. Por favor compartilhe o máximo que puder

Vamos aos resultados:


1-Respondeu este questionário/anuário em 2021?

Compare com 2021 (Abra em uma segunda aba para comparar)

2-O que você se considera?

3-Qual foi seu primeiro contato com o movimento FIRE?

4-Sexo

5-Qual a sua Classe Social ou de sua família? (IBGE 2022)

6-Sobre a sua Residência Atual

7-Sobre plano de saúde, atualmente você:

8-Qual sua idade atual?

9-Quanto a sua profissão principal. Classificaria como:

10-Você possui uma fonte de renda alternativa ao seu trabalho principal atualmente? (side hustle)

11-Qual tipo de FIRE planeja? Saiba quais os tipos de FIRE clicando aqui

12-Onde você está na sua jornada FIRE atualmente?

13- Você é Frugal?

14-Qual o patrimônio líquido (net worth) almejado no seu plano FIRE? (em Reais)*

*Passe o mouse em cada coluna para melhor ler os valores


15-Qual o valor médio MENSAL de renda que busca obter para atingir FIRE?

16-Em média, em quantos anos consiste o seu plano FIRE?

17-Você pretende sair do Brasil ao atingir FIRE?

18-Qual foi seu retorno nominal bruto em 2021 ou nos últimos 12 meses?

19-Qual é/foi sua Taxa de Poupança média nos últimos 12 meses (% da renda mensal/anual líquida economizada)

20-Qual a composição da sua carteira de investimentos atual?

21-Quanto aos investimentos em renda variável, qual sua preferência?

22-Porcentagem do patrimônio em Renda Fixa (% da Carteira)

23-Porcentagem do patrimônio em renda variável – ações/ETF (x10)

24-Porcentagem do patrimônio em FIIs (x10)

25-Você investe fora do Brasil?

26-Se respondeu sim na anterior, qual a porcentagem do seu patrimônio está investido fora do Brasil?

27-Qual tipo de retorno você busca?

28-Investimentos no pós-pandemia

29-Trabalho e o pós-pandemia (passe o mouse para ler)

30-O que é o mais importante para você ? (apenas um, o mais importante na sua visão)

31-Para você, qual o maior vilão FIRE?

32-Quanto aos Marcos da Jornada FIRE, marque os que você já atingiu: Leia quais são os marcos

33-Qual o livro de finanças ou FIRE que mais o inspirou até hoje?

34-Você possui um blog ou podcast?

35-Idade que pretende atingir FIRE?

36-Em que estado você reside?

37-Deixe um comentário para o AA40 e também responda, por que você quer ser FIRE? (alguns deles abaixo)

Pela Liberdade

Busco FIRE porque sempre achei bizarro a ideia de me definir pelo meu trabalho. Acho q a vida é tão maior que isso e pretendo usufruir dela da melhor forma(e com certeza não será trabalhando).

Eu quero ser livre

Desde 2020 estou FIRE e acompanho aa40 e muitas informações que busco pela internet. Vive somente com os rendimentos e cada dia mais tento aprender como viver melhor e aproveitar a vida. Ainda tenho muito que estudar e apreender. Agradeço ao AA40 todas as informações disponibilizada e estudos apresentados.

Sair da rotina estressante e ir viver no sítio ganhando dinheiro com galinhas e produtos orgânicos .

Considero acumular patrimônio e investir simples, e isso qualquer um pode fazer (claro gastando menos do que recebe). Em contrapartida, observo que a maioria almeja resultados rápidos e desistem quando precisam fazer uma estratégia com mais de dez anos de duração.

Seu blog foi um divisor de águas na minha vida, graças a ele eu pude colocar em prática algo que sempre tive como um hábito que era poupar, entretanto o blog me ensinou a canalizar as forças para algo muito maior que é o FIRE. Posso afirmar que está ao alcance de todos mas realmente não é pra qualquer um. Se você tem "vocação" para seguir os ensinamentos deste blog então a única certeza que você pode ter é que terá uma vida muito tranquila e muito antes do que imagina, desde que esteja disposto a fazer sacrifícios, pois aporte, tempo e disciplina é a bíblia dessa doutrina.

FIRE = Liberdade = Felicidade

Tão importante quanto ser FI é ter um plano para aproveitar o tempo livre que haverá.

Tenho um emprego chato (sou servidor público). To aqui no meio da tarde respondendo esse questionário, porque já procrastinei o dia inteiro. Minha situação, na média, é boa. Não sou tão cobrado e não ganho mal (embora também não ganhe bem pra estar no topo da pirâmide). Mas, ****! É bem chato. Quero ter a liberdade de me livrar disso antes do que se espera, se for possível.

Ser FIRE é ter a liberdade de escolher o quer fazer com seu tempo. E respondendo a primeira pergunta, eu conheci a comunidade FIRE no Reddit, primeiro no r/personalfinance e depois no r/financialindependence.

Para continuar fazendo o que amo sem a pressão de fazer dinheiro

Quero ser Fire para abandonar a dependência do trabalho por necessidade e usar o Trabalho como um lazer gerando Valor para as pessoas. Se todos pudessem fazer coisas que gostam e para solucionar os problemas das pessoas com certeza teríamos uma população mais feliz e realizada. J

Quero ser FIRE para sair da roda dos ratos e usar o meu tempo com coisas que amo fazer, mas que não são capazes de gerar renda o suficiente para manter algum padrão de vida decente.

Trabalho desde os 14 anos e isso representa 36 anos, 72% do que já vivi e acredito que poderei conduzir minha vida de forma diferente, cuidando mais de mim e de forma mais interessante.

Meu primeiro contato com a fire foi com um professor de matemática que eu admirava muito. Ele é professor em um Instituto federal e dono de um cursinho preparatório no qual eu fazia pré ENEM. Certo dia ele disse na frente da sala que estava chegando a quase 2 milhões investidos, além de ter 8 casas de aluguel, e pensava em parar de trabalhar. Eu com a minha pouca experiência de vida aos 18 anos fiquei meio surpreso pois achava que apenas grandes empresários teriam uma quantidade de grana dessas. Foi aí que surgiu a vontade de um dia torna-se fire também. Busco o objetivo de poder ter todo o tempo livre para fazer o que gosto, praticar esportes, viajar quando quiser e se livrar do estresse do trabalho.

Sendo de um país onde a estabilidade econômica sempre foi um sonho distante, poder entender minhas finanças e ter maior controle delas independentemente da situação política me fez querer aprender mais sobre ser FIRE e atingir uma situação confortável na qual em 20 anos não tenha que depender do estado para ter uma vida de qualidade.

Como ser feliz fazendo o que gosta (sendo relevante para a sociedade e ter controle sobre seu tempo) enquanto precisa de dinheiro para ter uma vida equilibrada e confortável? Poucas pessoas conseguem essa combinação mágica. Para todas as outras, resta trabalhar e poupar. Louvados aqueles que suportam a “benção de fogo” que é ser frugal, aprender a investir, cometer erros no caminho, ser chamado de mesquinho nos primeiros anos FIRE, e estar sozinho na pior parte da jornada (o início). Porém acredito (e já estou vendo) o quão incrível e valoroso é a jornada que estamos trilhando. Vejo meu patrimônio e sei que se quisesse poderia comprar um carro excelente, viajar para fora todo mês… mas quero ver até onde consigo chegar na jornada FIRE. Abraços a todos!

Meu pai por toda sua vida ganhou 1 salário mínimo e hoje aos 61 anos não tem emprego e nem aposentadoria e sobrevive com ajuda dos filhos. A esse fim eu não desejo para mim e para ninguém, por isso incentivo a todos os jovens que conheço a investir, por mais que seja pouco temos o tempo a nosso favor.

AA40, obrigada pelos conteúdos de qualidade na FIREsfera brasileira. Quero ser FIRE para ser totalmente livre e dona do meu tempo, sem passar perrengue por falta de dinheiro nem precisar me preocupar com o sustento da minha (futura) família

O ritmo de vida não me agrada e não me deixa tempo para aproveitar mais as coisas que gosto.

Para ter a liberdade de trabalhar por opção e na intensidade desejada

Minha maior motivação para atingir a IF é para que meu tempo seja, de fato, meu. Não quero ter a necessidade de trocar meu tempo por nada.

Pra ter mais tempo livre pra aproveitar a vida

Quero ser FIRE para, ao me tornar mais livre, poder buscar as melhores oportunidades para uma vida melhor e mais feliz.

Dinheiro pra mim serve pra ter segurança e tranquilidade

TEMPO LIVRE NO FUTURO: Para garantir uma aposentadoria decente, você precisa colocar seu dinheiro para trabalhar para você e esperar o tempo agir.

Motivo para FIRE: liberdade. Um comentário: algumas perguntas não tinham resposta que se adequassem a mim. Sou trader, opero position, trend following, com controle de risco rigoroso, pretendo continuar utilizando minha estratégia básica para ajudar a atingir o fire e continuar mesmo após atingir o FIRE, enquanto matematicamente compensar. Enfim, acho que faltaram algumas respostas para traders em algumas perguntas, traders não são apenas aquele estereótipo de daytrader ou de pessoas que operam no curto prazo.

Meu objetivo da busca do FIRE é Ter liberdade de escolha. Seja de continuar trabalhando, seja ter mais tempo pra família, seja viajar mais. Sem sacrificar tanto o meu presente assim como estar preparado para qualquer problema da vida.

Quero poder desfrutar de uma boa vida, sem muitos exageros ou gastanças, junto à minha esposa. Para isso não posso trabalhar, porque em minha visão o trabalho é apenas uma justificativa para enriquecer a classe burguesa enquanto eu desperdiço meu tempo e qualidade de vida.

Sair da roda dos ratos é quase uma obrigação hoje pela quantidade de informações disponíveis, ser fútil e ostentar só nos empobrece em vários sentidos.

Pretendo ser FIRE pois não acredito na aposentadoria do governo e como sempre trabalhei como pessoa jurídica prestando serviço sempre tive que monitorar meus ganhos futuros por nunca depender de 13º, férias e seguros trabalhistas.

Meu plano era me tornar FIRE aos 40, porém com a chegada do filho alguns anos atrás, veio também a mudança de planos. Estou em processo de redução de cargo/salario/jornada para aproveitar mais o tempo em casa (reduzirei o tempo gasto com trabalho de 50h para 32h semanais). Também decidi investir em uma moradia melhor por conta de família. Pelos cálculos isso deve fazer meus planos de FIRE saltarem para uns 46 anos de idade.

Ser menos ‘escravo’ do dinheiro.

Acredito que ser "dono do seu tempo" deveria ser o maior objetivo na vida de todos. Não para parar de trabalhar e sim pra ter escolhas.

Existe vida além do trabalho!

Viver tranquilamente. Escolhendo quais serão as minhas preocupações e ocupações.

É isto ai pessoal. Espero que tenham gostado e tenha sido útil. Por favor compartilhem e comentem abaixo:

16 thoughts on “CONFIRA O RESULTADO DO ANUÁRIO FIRE 2022

  1. Ótimo trabalho. Fiquei feliz em ver que não há só uma realidade. Diferentes valores de patrimônio a serem atingidos, diferentes metas e diferentes FIRE’s.

    1. Olá Aline. Obrigado. Realmente, isto nos anima bastante. Ver que não é só uma classe social que busca FIRE e mesmo aqueles da classe C, D e E podem sonhar em melhorar de vida evitando dívidas e acumulando patrimônio. Abcs

  2. Olá,

    Acompanho seu blog, especialmente esse anuário, a alguns anos. Na minha opinião essa pesquisa é muito importante para divulgar esse conhecimento sobre o tema FIRE e para que as pessoas se encontrem nas respostas e percebam que não estão sozinhas. Entendo que Finanças é um tema íntimo, que não temos abertura para falar com qualquer pessoa (sobre as finanças pessoais e não sobre como investir).
    Se achar conveniente, gostaria de propor algumas mudanças para esse questionário, a fim de torná-lo mais completo e preciso. Além disso, a apresentação de alguns gráficos ficaria melhor em um histograma. A leitura de vários gráficos ficou prejudicada pela ordenação que usou no eixo X.

    1. Valeu André. Realmente tem várias coisas que preciso melhorar neste questionário e recebi inúmeras sugestões nos comentários e todas são bem vindas. Não tenho formação e conhecimento algum em pesquisas, estatística, sem falar a falta de tempo. Estes gráficos deram um trabalho da p pra programar, tudo isso das 11 a 1 da manhã por uma semana, pq o trabalho e família não me deixam tempo para nada. Por tudo isso fica complicado. Tudo vem da curiosidade mesmo.
      Mas acho que a versão 2022 está muito melhor do que a primeira lá em 2019. Vamos melhorando aos poucos e se tiver sugestões mais específicas basta escrever para [email protected] e será muito bem vindo.
      Abcs

  3. AA40,

    Impossível não lhe parabenizar anualmente pela iniciativa do Anuário e por sempre repetir essa pesquisa tão essencial para entender a evolução da comunidade.

    É interessante produzir um post comparando a evolução das respostas ao longo dos anos.

    Uma sugestão para o Anuário 2023 é em algumas questões que estão atualmente com resposta livre dos leitores poderia ser melhor trocar por intervalo de valores ou idades, acho que ficaria mais fácil na hora de apresentar o resultado.

    Abraços,
    Pi

    1. Valeu poupador. Sem dúvidas que pretendo fazer uns gráficos comparando a tendência e para onde está indo a comunidade. Estou esperando completar 5 anos de dados para ficar algo mais concreto, além disso estou salvando algum material para o meu livro FIRE que estou idealizando.
      A sugestão dos intervalos de valores é ótima, realmente vou utilizar isto nos próximos anos. Aos poucos vai melhorando.
      Abcs

  4. AA40, parabéns pela pesquisa! Mais um ano que respondo.

    Mas cara, sugestão: faz um histograma normal ao invés de ordenar os resultados (como nos gráficos da idade e patrimônio e renda almejados). No histograma é só bater o olho e fica fácil analisar. Nessa forma ordenada é muito difícil.

  5. Demais esse anuário! Fico feliz em contribuir há alguns anos.
    Média de 10k pra FIREes de grandes centros me parece muito pouco se considerar o sustento de uma família com padrão classe média. Tenho impressão que a memória se perdeu na inflação ou cada um pensa só por si e que a(o) companheira(o) vai dar seus pulos pra ajudar na casa (e filhos).
    No interior, porém, é factível uma renda dessa com poucos luxos e sem viagens constantes.

    1. É, realmente finanças pessoas são pessoais. O grande pulo do gato é sair dos grandes centros. Uma vez que vc não precisa mais trabalhar, para que alguém ficaria num grande centro como SP capital? Eu jamais! Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *