Ícone do site AA40

Já considerou viver seus dias FIRE em um resort all-inclusive?

Atualizado em 26/1/2020; Originalmente publicado em 20/5/2019

Já pensou como seria a vida se você não tivesse que se preocupar nunca mais com suas contas de luz, mercado, água, gás, IPTU, IPVA, internet, TV, enfim, nada destes problemas de início de ano? Apenas acordar, curtir a natureza, praia, piscina, checar seus investimentos enquanto toma um drink ao sol, ao lado da piscina após um mergulho?

Um dos principais desejos dos FIREEs é viajar o mundo e experimentar coisas novas todo dia, mas muita gente não gosta de viajar ou enjoam desta vida em poucos meses muito por conta dos aeroportosSó de pensar em filas intermináveis para despachar a bagagem, checagem de segurança, fila de imigração, papelada, fazer e desfazer malas, transito, taxi/Uber além de passar horas em um assento de avião desconfortável pagando caro para isso não é tão glamouroso quanto se vende por ai. Ao invés disso, que tal conhecer novas pessoas todos os dias e viver novas experiencias com todo o conforto sem sair do lugar?

Esta nova leva de FIREEs que não gosta de viajar está criando uma nova moda na “Firesfera”: A de se aposentar e viver integralmente ou parcialmente a vida FIRE em um (ou vários) resorts all-inclusive.


 

Um Resort All-Inclusive

Um resort all-inclusive (tudo incluso) é um resort/hotel de férias que inclui, no mínimo, três refeições diárias, bebidas inclusive bebidas alcoólicas, gorjetas e muitos serviços incluídos no preço da diária. Muitos também oferecem esportes aquáticos, academia, internet, frigobar ilimitado, além de atividades esportivas e recreativas incluídas no preço. Eles estão frequentemente localizados em regiões mais quentes do mundo, particularmente no México e no Caribe geralmente em praias. 

 


Viver em um hotel?

Pode parecer um pouco estranho mas no passado muitos magnatas ricos moravam em hotéis pela Europa e EUA, Las Vegas principalmente. Ainda hoje em dia existem pessoas que o fazem como um dos donos do Burger King por exemplo.

Viver em um hotel é sim uma opção a se considerar, seja por alguns meses, anos ou resto da vida quem sabe.

No momento em que você fizer o check-in em um all-inclusive, sua diária inclui utilitários (luz, água, internet, TV, etc), bem como refeições e bebidas. Em suma, tudo o que você tende a se preocupar em casa some e você é livre para fazer o que quiser 24 horas por dia. Imagine nunca mais precisar cozinhar, limpar a casa ou fazer manutenção? Sem falar que você tem zero comprometimento em ficar por um longo prazo. Não quer mais é só fazer check out !

 


Entediado?

Se você já passou alguns dias em um resort com tudo incluído pode dizer com segurança que você não ficará entediado, a menos que realmente queira. Além de ler e relaxar na praia ou nas piscinas (sim, no plural), muitos tem cinema próprio, quadras esportivas, golf, parque aquático e até nigh clubs. Pode-se explorar culturas e falar com pessoas diferentes de várias partes do mundo ao se misturar aos hóspedes que chegam e vão todos os dias.

Custo

Este pode ser o principal especilho de viver em um resort all-inclusive. Não é barato, mas existem muitas opções em diversos países de moedas diferentes.

As faixas de preço variam desde U$50 a diária até milhares de dólares conforme o nível e os extras oferecidos. Logicamente quando falamos de meses e não dias geralmente os pacotes com ótimos descontos se aplicam ao se falar diretamente com o hotel.

Por exemplo, o resort El Cozumeleno na praia da Cozumel no México é um dos mais baratos disponíveis e para o mês de junho de 2020 (alta temporada) conseguimos cotar por U$ 3.480 para o mês todo para dois adultos.

Existem várias listas dos hotéis deste modelo mais em conta. Confira algumas, mas o mais importante é pesquisar muito e antes de fechar um pacote de longo prazo, ligar para o hotel e tentar um desconto para clientes extended stay:

Veja abaixo três exemplos para Junho 2019 2020, alta temporada e reservando com pouca antecedência (ou seja, estes preços estão mais altos do que normalmente estariam comprando com mais antecedência)

Fonte: Tela do cheapcaribbean.com (dois adultos para 01 a 30 de junho 2019 – tudo incluso- Clique na imagem para 2020)
 

Conclusão

Aposentar-se em um resort all-inclusive parece uma excelente maneira de passar seus dias FIRE mas não é para todo mundo, seja pelo estilo de vida que a pessoa gosta ou pelos recursos financeiros necessários.
Existem argumentos dos dois lados acerca deste tipo de estilo de vida.


Prós:

 
Contras:
  • Custo relativamente mais alto do que viver em uma casa ou apartamento;
  • Necessidade de viajar de tempos em tempos se obter visto de residencia permanente for difícil para o país escolhido;
  • Não inclui eventuais gastos com saúde e dependendo do país isto pode ser bem caro e não haver atendimento em rede pública
 

Viver em um resort requer um estilo de vida mais estacionário que viver uma vida nômade de viajante como muitos desejam. No entanto, você pode se deslocar de resort para resort sempre que você sentir que precisa de uma mudança de cenário, seu tempo de visto naquele país expirar ou conforme seu bolso permitir e seus investimentos estejam indo.

O que você acha? Quais os prós e contras de viver em resort em sua opinião e você se adaptaria a isso? Seja construtivo no seu comentário. Apenas discordar sem argumentar não contribui para a discussão.


[Leia mais: Já considerou viver seus dias FIRE a bordo de um navio de cruzeiro?]


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile