Ícone do site AA40

Pandemia de COVID-19: O seu teste Drive FIRE !

Seu teste Drive FIRE

Como está indo o seu teste drive FIRE? Convivendo com a família em tempo integral, cozinhando em casa, não indo ao trabalho, tendo todo tempo do mundo para malhar e cuidar da saúde, tempo para ver tv, filmes e ler livros como sempre quis, jogar videogames,  navegar internet, encarar o mercado caindo e sua grana diminuindo, redução da vida social e muitos outros? Depois deste teste drive talvez você estará adorando sua nova vida ou então decidirá que essa história de aposentar cedo não é para você !

[Você acha que o movimento FIRE vai acabar por conta da crise? Leia isso]

O aspecto econômico

Vocês já pararam para pensar o que aconteceria com a economia mundial se, de uma hora para outra, uma grande parte da população se aposentasse antecipadamente, ou seja, virasse FIRE?

Na verdade, podemos estar vendo um exemplo disso com a pandemia atual de COVID-19. Os consumidores e trabalhadores estão se trancando em casa, estão trabalhando remotamente (aqueles cujo trabalho permite) e gastando menos dinheiro com atividades do dia a dia. O mercado de ações está afundando porque a atividade econômica está caindo, menos negócios, menos viagens comerciais, produção está diminuindo e o consumo também.

 
 

Guardadas as proporções, tudo o que está acontecendo em países  com quarentenas de larga escala como EUA, Itália, China e outros tem grandes semelhanças com o que aconteceria se grande parte da população passasse a se aposentar cedo. Isto pode vir a acontecer no Brasil se a pandemia se agravar.

Logicamente, setores como de lazer, viagens, aéreas e outras, ao contrário do cenário atual, se beneficiariam de termos mais FIREs na sociedade, mas setores de produção, construção e desenvolvimento teriam grandes problemas.

 

Ah mas se todos fossem FIRE ?

Não é raro recebermos este tipo de pergunta aqui no blog. Ah mas se todos buscassem e atingirem FIRE isso acabaria com a economia como conhecemos. A resposta é sim, muito provavelmente, mas agora qual seria a probabilidade disto acontecer? Certamente nula.

Jamais teremos uma grande porcentagem da população se aposentando aos 30 e poucos de idade justamente por que isso é impossível em um mundo onde cada vez as coisas ficam mais caras é preciso estudar mais para conseguir ganhar mais ou a mesma coisa que anos atrás. 

Mesmo com o aumento da procura pela vida FIRE, pelo sistema de amostragem do nosso Anuário FIRE 2019, vimos que provavelmente o número de pessoas buscando FIRE no Brasil é inferior a 20 mil, ou seja, menos de 0.01% da população.

Neste cenário, é mais preocupante o aumento do número de aposentados tradicionais e seus impactos do que qualquer mudança no número de FIREEs.

 

A grande maioria nunca levará a sério

Felizmente poucos levarão FIRE a sério e poucos farão o que é necessário para atingir a meta e isto não é ruim de forma alguma. E nós, que vamos conseguir, precisamos muito daqueles que fazem a economia girar, que trabalharão para que as empresas cresçam e deem lucros e para nossas ações possam aumentar de preço e pagar dividendos cada vez maiores ! Precisamos muito daqueles que pegam empréstimos pagando juros altos para que nossos CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, ações de bancos, de seguradoras, de construtoras e muitos outros possam crescer e render-nos frutos. 

Pode ser egoísmo, sim, buscar FIRE é visto assim muitas vezes, mas o que você fará com o seu tempo livre depois disso poderá compensar por isso, dedicando-se a projetos que ajudem os outros e a sua comunidade.

 

Observe

Concluindo, observem bem o desenrolar desta pandemia e suas consequências econômicas e sociais. Perceberá, em algumas situações e números, que isto também aconteceria se a maioria da população atingisse FIRE. Mas fique tranquilo caro leitor, FIRE é para poucos e sempre será para poucos, não por estes ganham bem e são privilegiados como todos acham, mas por que são raras as pessoas que estão dispostas a fazer algum sacrifício em prol de algo abstrato e no futuro.

E você, acha que há semelhanças? Já observou algum dado desta pandemia que possa se relacionar com a vida em uma sociedade FIRE? Como está sendo seu teste drive FIRE?

Se cuide, cuide do próximo usando máscara. Comente abaixo

Novidade: [Podcast sobre o coronavírus com Madfientist e JLCollins]


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile