Ícone do site AA40

O fim do movimento FIRE?

Já nos acostumamos, a cada correção mais forte dos mercados , ver surgir a mesma pergunta e discussão em blogs e diversas plataformas. Agora quero ver esse pessoal do movimento FIRE. Fácil é atingir FIRE em um bull market, quero ver agora no crash ! Esse pessoal vai sumir. Fire só funciona em bull markets.
O fato é que ninguém aqui esperava que o mercado subisse para sempre. Um cisne negro, mas cedo ou mais tarde nos atingiria, e, para aqueles em que isto aconteceu cedo na jornada, agradeça e tire proveito disso.

 
 

Como muito bem falou o pessoal do ChooseFI neste episódio,  no ViagemLenta e o SRIF365 também, o movimento FIRE nasceu na recessão dos anos 2000 e 2008, então não, o movimento não vai desaparecer por causa de outra recessão. No máximo, vai perder alguns mais descuidados com suas finanças mas vai ganhar muitos novos adeptos, justamente por que é no momento de crise que despertamos e também que precisamos das estratégias da comunidade FIRE, não para se aposentar, mas para sobreviver.


Quantos vivem de salário em salário, ou mesmo tem aquele carnê cheio de prestações a pagar, financiamento a perder de vista? Tudo isso é tranquilo de pagar e manter quando você tem um bom emprego e estabilidade e o mundo está normal. Mas agora estamos longe disso, nada é normal e vivemos essa instabilidade crescente, perda de empregos e renda, a incerteza. Em momentos como este, precisamos adotar do estilo de vida lean FIRE, com um pouco de austeridade e foco apenas no que realmente você precisa para viver. 

É justamente em momentos assim que muitas pessoas acordam para o fato de que estavam totalmente dependentes de um emprego e uma fonte de renda que parecia perene, mas não é perene. Você vai se dar conta de que você esta ou estava totalmente dependente do seu emprego, ou do seu aluguel daquele seu imóvel cujo inquilino não vai conseguir pagar este mês ou outro caso semelhante.

Sairemos dessa, vamos sobreviver, a economia vai se recuperar eventualmente e vamos sair de mais esta crise, como já saímos de tantas outras no passado. Imagine-se 100 anos no passado, durante a gripe espanhola, quase sem hospitais, poucos médicos e que mal sabiam o que era um vírus, sem a ciência de hoje, sem o mercado financeiro integrado e em meio a 50 milhões de mortos e logo depois de uma Guerra Mundial que já havia levado a um número de mortos semelhantes. 


[A recessão não vai acabar com o movimento FIRE, mas vai mudá-lo para melhor – MarketWatch]

Como o povo daquela época deveria estar se sentindo? (Lógico que poucos sabiam a real situação já que não havia internet nem a mídia instantânea de hoje que, apesar de informar, causa pânico).  

 
Mas a humanidade saiu daquela crise mais forte do que nunca e a década de 20 nos mercados foram muito bons (gráfico acima), até vir outra grande crise e tudo se repetir, por que sempre se repete.

Adapte-se a nova realidade

Portanto, segure-se firme, mais do que nunca adote práticas FIRE como orçamento, controle financeiro, frugalidade e, principalmente, foque no que você precisa para sobreviver, sem supérfluos. 
Perceba a quantidade de pessoas que vão passar a viver com 600 reais mensais enquanto suas famílias inteiras viviam com apenas 3 salários mínimos. Você também pode, ser for forçado a isso. Você precisa mesmo de 5 milhões de reais para ser FIRE?
O ser humano tem uma capacidade de adaptação incrível e aposto que você também viveria uma vida minimalista e feliz com 3 mil reais mensais per capita se precisasse, certo? A hora de repensar sua vida e dar importância a liberdade é agora, na crise que ironicamente te privou da liberdade. Caso isso tenha te motivado e tenha visto sentido no que falamos, seja bem vindo ao movimento FIRE, se ainda não faz parte dele. 


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile