Nossa blogosfera gosta muito de publicar fechamentos mensais. Enquanto isto é uma ótima ferramenta para compararmos como cada um investe, quanto gasta, qual a taxa de poupança, aportes, serve de diário para o autor, etc, podemos observar também, na maioria dos casos, que os números absolutos parecem muito mais importantes que outras métricas e falta talvez um dos principais métodos de análise de desempenho, a comparação com um benchmark.
Não se assuste com o nome. Benchmark nada mais é do que uma palavra inglesa que significa comparação com um padrão ou referência.
Indexar é o caminho? Será?
Não é segredo nenhum que a comunidade FIRE internacional é extremamente adepta ao index investing, ou seja, investir pesado via instrumentos passivos como ETFs de índices amplos como IBOV, IBRx100, S&P500 ou Índices Total Bond e Total Stock Market, enquanto foca na carreira, em ganhar mais e aumentar os aportes e taxas de poupança.
Também não é segredo que apoiamos este movimento de indexação aqui no Brasil; neste extensivo post explicamos o por que acreditamos que index investing é o caminho mais seguro e a estratégia já provada ser vencedora no longo prazo.
Como devem imaginar, enfrentamos uma enorme resistência a esta ideia pelos simples fatos muito bem explicados em fóruns de internet, no livro e no Stock Series do JL Collins (links abaixo):
- Você acha que você consegue escolher “boas empresas” vencedores no longo prazo mesmo no Brasil.
- Você acha que o índice S&P e IBOV são ruins
- Você não contabiliza o tempo gasto “escolhendo boas empresas” como custo
- Você acha que o único caminho é receber dividendos e renda passiva
- Você acha que sabe a hora de comprar e de vender e pode fazer market timing
- Você acha que pode escolher fundos que vão superar o mercado
- Você se concentra na “espuma” (trades, relatórios, notícias) e não na “cerveja” (lucro, longo prazo)
PS: A carteira indexing do AA40 tem performado muito melhor do que a stock picking. Coicidência? É possível. É possível também que, apesar da formação, o AA40 não saiba escolher boas empresas? é possível.
Você não vai mudar…
Sabemos que não vamos te convencer a mudar o jeito como você investe facilmente. Tampouco esperamos isso, mas faça um favor a você mesmo e planilhe seus resultados mensais, anuais e cumulativos contra um índice como o IBOV ou S&P500, ou mesmo um ETF que você poderia estar usando ao invés de estar fazendo stock picking. É o único jeito de ver se todos os seus esforços e tempo gasto escolhendo “boas empresas” está valendo a pena, no curto, médio e no longo prazo.
Por que você deve seguir o mercado?
Muitos comentam que não se importam em bater ou seguir um índice, mas estes não se dão conta que podendo replicar o retorno do mercado e não o fazendo apresenta um custo de oportunidade oculto. Coloque em qualquer calculadora de juros compostos e veja a diferença que obter 1%aa a menos de rendimento faz ao longo de 30 anos. Surpreenda-se!
Mas não invisto só na bolsa…
Para quem investe puramente em RV, pode usar o próprio índice Ibovespa ou preferencialmente por ser mais real (taxas) um ETF que replica o mercado como o BOVA11 ou PIBB11. Já quem investe em um asset allocation, ou seja, um percentual em RV e outro percentual em RF, pode-se misturar IBOV (benchmark de renda variável) com Selic ou CDI (benchmarks de renda fixa) na mesma proporção, por exemplo, para replicar e criar este seu índice benchmark de acordo com sua carteira (simples fórmula no Excel). Desafio a todos publicarem seus fechamentos com esta base comparativa.
Outro índice benchmark, que apesar de não ser de mercado, é muito utilizado na comunidade FIRE é Inflação + 4%, que nada mais é do que nossa Regra dos 4% preservando o capital inicial.
Concluindo, devemos sempre medir nossos retornos periódicos ante um benchmark, um padrão que vai te dizer se todo o esforço e tempo dedicado aos estudos fundamentalistas ou mesmo análise técnica para escolha de ações e os trades realizados estão valendo a pena. Isto servirá para guiá-lo no curto prazo mas também para te convencer que no longo prazo talvez este esforço todo não valha a pena. A escolha, como sempre, é sua !
E você, como você acompanha seu desempenho no mercado? Comente abaixo: