Ícone do site AA40

Benchmark – Como você acompanha seu desempenho no mercado ?

Nossa blogosfera gosta muito de publicar fechamentos mensais. Enquanto isto é uma ótima ferramenta para compararmos como cada um investe, quanto gasta, qual a taxa de poupança, aportes, serve de diário para o autor, etc, podemos observar também, na maioria dos casos, que os números absolutos parecem muito mais importantes que outras métricas e falta talvez um dos principais métodos de análise de desempenho, a comparação com um benchmark

 

Não se assuste com o nome. Benchmark nada mais é do que uma palavra inglesa que significa comparação com um padrão ou referência.

 

 

Indexar é o caminho? Será?

Não é segredo nenhum que a comunidade FIRE internacional é extremamente adepta ao index investing, ou seja, investir pesado via instrumentos passivos como ETFs de índices amplos como IBOV, IBRx100, S&P500 ou Índices Total Bond e Total Stock Market, enquanto foca na carreira, em ganhar mais e aumentar os aportes e taxas de poupança.

Também não é segredo que apoiamos este movimento de indexação aqui no Brasil; neste extensivo post explicamos o por que acreditamos que index investing é o caminho mais seguro e a estratégia já provada ser vencedora no longo prazo.

Como devem imaginar, enfrentamos uma enorme resistência a esta ideia pelos simples fatos muito bem explicados em fóruns de internet,  no livro e no Stock Series do JL Collins (links abaixo):

PS: A carteira indexing do AA40 tem performado muito melhor do que a stock picking. Coicidência? É possível. É possível também que, apesar da formação, o AA40 não saiba escolher boas empresas? é possível. 

 

Você não vai mudar…

Sabemos que não vamos te convencer a mudar o jeito como você investe facilmente. Tampouco esperamos isso, mas faça um favor a você mesmo e planilhe seus resultados mensais, anuais e cumulativos contra um índice como o IBOV ou S&P500, ou mesmo um ETF que você poderia estar usando ao invés de estar fazendo stock picking. É o único jeito de ver se todos os seus esforços e tempo gasto escolhendo “boas empresas” está valendo a pena, no curto, médio e no longo prazo.

 

Por que você deve seguir o mercado?

Muitos comentam que não se importam em bater ou seguir um índice, mas estes não se dão conta que podendo replicar o retorno do mercado e não o fazendo apresenta um custo de oportunidade oculto. Coloque em qualquer calculadora de juros compostos e veja a diferença que obter 1%aa a menos de rendimento faz ao longo de 30 anos. Surpreenda-se!

Mas não invisto só na bolsa…

Para quem investe puramente em RV, pode usar o próprio índice Ibovespa ou preferencialmente por ser mais real (taxas) um ETF que replica o mercado como o BOVA11 ou PIBB11. Já quem investe em um asset allocation, ou seja, um percentual em RV e outro percentual em RF, pode-se misturar IBOV (benchmark de renda variável) com Selic  ou CDI (benchmarks de renda fixa) na mesma proporção, por exemplo, para replicar e criar este seu índice benchmark de acordo com sua carteira (simples fórmula no Excel). Desafio a todos publicarem seus fechamentos com esta base comparativa.

Outro índice benchmark, que apesar de não ser de mercado, é muito utilizado na comunidade FIRE é Inflação + 4%, que nada mais é do que nossa Regra dos 4% preservando o capital inicial.

Concluindo, devemos sempre medir nossos retornos periódicos ante um benchmark, um padrão que vai te dizer se todo o esforço e tempo dedicado aos estudos fundamentalistas ou mesmo análise técnica para escolha de ações e os trades realizados estão valendo a pena. Isto servirá para guiá-lo no curto prazo mas também para te convencer que no longo prazo talvez este esforço todo não valha a pena. A escolha, como sempre, é sua !

E você, como você acompanha seu desempenho no mercado? Comente abaixo:


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.



Sair da versão mobile