Se você não faz parte dos 13% de sortudos no mundo que trabalham naquilo que amam, ou, mesmo trabalhando naquilo que ama, não suporta as pessoas do seu mundinho corporativo, seu chefe, seus subordinados…..você provavelmente está em um daqueles dias em que está novamente pensando em chutar o balde e pedir demissão, aliás, não passa um dia em que você não pensa nisso, afinal, “já tenho FU Money!.”…
….Mas passa alguns minutos, você para e pensa: Vou ter que começar tudo do zero? Fazendo a mesma coisa? Possivelmente ganhando menos? Chefe e colegas chatos terei lá também! Então aguenta mais um dia por que, afinal, depende dele para atingir a meta e ficar um dia mais perto da sonhada Independência Financeira e da Aposentadoria Antecipada.
Isto soou familiar para você ? Se sim, vamos analisar juntos abaixo as 5 principais razões por que a maioria dos FIREs odeia o seu trabalho e quer sair da corrida dos ratos o mais rápido possível :
- Chefe ou colegas
Vontade de sair do seu emprego atual porque não tem um bom relacionamento com seu chefe, gerente e/ou colegas de trabalho é apontado com o principal motivo não só para buscar FIRE mas também para mudar de emprego. Porém, ao mudar de emprego, geralmente a mesma coisa acontece, afinal o mundo corporativo é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo, só muda o endereço.
As opções aqui incluem a mudança para outro departamento na mesma empresa ou uma solicitação para mudar para uma equipe diferente podem ser alternativas menos radicais para não começar tudo do zero novamente. Pelo menos você ganhará sobrevida e poderá melhorar temporariamente seu ambiente de trabalho fazendo isto.
- Falta de reconhecimento
Nem todo local de trabalho recompensa seus funcionários por esforços e bom trabalho. A segunda causa mais citada para odiar o trabalho ou simplesmente desenvolver sentimentos negativos em relação a ele é este.
Naturalmente, uma pessoa que dedica tempo e energia mental para fazer o melhor trabalho possível merece uma recompensa. Mas muitas empresas nem pensam nisso. É por isso que quase 46% dos funcionários querem sair por causa da insatisfação com o trabalho.
Se você não obtiver o reconhecimento que deseja, não vai achar seu trabalho gratificante e ficará infeliz nele. Isso pode causar ineficiência, produção de trabalho ineficaz e uma falta geral de interesse em sua carreira.
- Ambiente de trabalho desconfortável
Quer você trabalha na indústria de hardware ou no setor de TI, que é o principal nicho FIRE da atualidade, o trabalho é onde você passa a maior parte do tempo. Todo funcionário trabalha para cumprir prazos e metas, o que às vezes se torna estressante. Além disso, você fica mais irritado se tiver em um tipo de ambiente tóxico (razões 1 e 2 associadas).
Isso pode criar um ambiente de escritório insalubre para você e para os colegas de trabalho. Além disso, se as metas estabelecidas são inatingíveis, você se sente infeliz e pressionado, e pode começar a odiar seu trabalho e até mesmo decidir sair, iniciar do zero ou sofrer até chegar ao FIRE.
- Tipo de Trabalho
Às vezes, você faz um trabalho só por que precisa ganhar dinheiro para sobreviver, mas não gosta desse trabalho. Encontrar-se fazendo um trabalho apenas para pagar contas e ganhar uma renda pode ser frustrante e é muito comum no meio FIRE.
Embora alguns amem verdadeiramente o que fazem, a maioria trabalha apenas por que precisa de dinheiro. Algumas pessoas trabalham para viver e outras vivem para trabalhar. Se você está em algum lugar no meio, aspire a tirar momentos significativos de seu trabalho, mas não espere amá-lo. Tente escapar da corrida dos ratos com a maior eficiência possível.
- Crescimento Estagnado
Fazer o mesmo trabalho todos os dias e não ter nenhuma promoção há anos é outra razão pela qual seus níveis de motivação caem e muitos odeiam seu trabalho. Alguns empregadores deixam de oferecer um caminho de crescimento adequado e claro para seus funcionários, e é por isso que as pessoas procuram um novo cargo em uma nova empresa ou aguentam até poder ser FIRE e fazer algo que realmente gosta com alguma razão pessoal.
Existem mais alguns motivos citados pelos FIREs (americanos) sobre por que odeiam seus empregos e se sentem infelizes no local de trabalho:
- Os colegas não o respeitam o seu trabalho.
- Você é tratado como uma unidade de produção.
- Você não vê futuro no trabalho e quer abandoná-lo.
- Você, sendo um pai/mãe que tem que cuidar da família, precisa de horários de trabalho flexíveis e seu empregador não está permitindo
- A cultura da empresa não se alinha com seus valores.
- Você se sente como se estivesse se esgotando.
- Vive apreensivo e angustiado por coisas que acontecem na empresa
- Vive ameaçado de perder o emprego por coisas banais
Quer ver quanto falta para atingir FIRE? Use nossa calculadora e nosso termômetro FIRE. Acho os números alto demais? Que tal tentar Coast FIRE? Simule aqui
E você caro leitor, tem algum outro motivo pelo qual odeia o seu trabalho? Comente abaixo: