Ícone do site AA40

The pain of Paying: A dor de pagar

Um ótimo livro recém analisado pelo pessoal do ChooseFI é o Dollars and Sense. Gostaria de trazer um pouco deste conceito muito comum nos EUA que é o “pain of Paying” ou a “dor de pagar” e como a percepção de valor do seu dinheiro muda conforme o método de pagamento utilizado.

Já foi demostrado em várias pesquisas que as pessoas sentem mais dor quando perdem 100 reais do que sentem alegria ao ganhar a mesma quantia. Em outras palavras, a dor da perda machuca mais, embora as duas quantias sejam idênticas.

A dor de pagar é um fenômeno psicológico conhecido há muito tempo e que se refere às emoções negativas que as pessoas experimentam quando precisam abrir mão de algo de valor, como dinheiro, tempo ou esforço pessoal. Essa dor pode ser causada por vários fatores, incluindo o valor percebido da coisa que está sendo doada, comprada ou o imediatismo da perda e a justiça percebida na transação.

Exemplos da dor de pagar

Existem muitos exemplos da dor de pagar na vida cotidiana. Por exemplo, é mais comum é quando as pessoas desistem de uma compra se tiverem que pagar em dinheiro mas a faz se puderem usar um cartão de crédito. Isso ocorre porque o dinheiro é uma forma de pagamento mais tangível e as pessoas estão mais cientes da perda quando precisam entregar dinheiro físico.

Outro exemplo concreto da dor de pagar, ou no caso “indolor”, é o fato de que as pessoas tendem a gastar mais quando usam cartões de crédito. Isso ocorre porque os cartões de crédito facilitam o gasto de dinheiro sem precisar sentir a dor de pagar imediatamente. Como resultado, é mais provável que as pessoas comprem coisas de que não precisam quando usam cartões de crédito ou PIX.

Fatores que influenciam a dor de pagar

A dor de pagar pode ser influenciada por vários fatores, incluindo:


Tirar proveito deste fenômeno psicológico para gastar menos: Para economizar dinheiro, você pode usar um sistema de orçamento somente em dinheiro. Se você está gastando demais em cartões de crédito ou PIX, sentir a ‘dor de pagar’ em dinheiro pode ajudá-lo a colocar seu orçamento nos trilhos. Se você tiver que colocar o dinheiro físico na carteira, ficará mais ciente do quanto está gastando.

A dor de pagar é um fenômeno real que pode ter um impacto significativo nos hábitos de consumo das pessoas. Ao entender os fatores que influenciam o incômodo de pagar, as pessoas podem tomar medidas para reduzi-lo e tomar decisões financeiras mais informadas.

O livro ainda trás outros importantes assuntos que tem muito a ver com FIRE, como por exemplo o Viés presente: Tendemos a valorizar recompensas imediatas mais do que recompensas que demoram mais. Os autores exploram estratégias práticas para superar nossos preconceitos e tomar decisões financeiras mais racionais.

Leia mais sobre o tema aqui, neste ótimo artigo da BBC

Sair da versão mobile