Ramit Sethi é um autor, empreendedor e especialista em finanças pessoais conhecido principalmente por seu livro “I Will Teach You to Be Rich”, que oferece conselhos sobre como gerenciar dinheiro, investir e alcançar uma vida financeira bem-sucedida. Ele é fundador da empresa de educação financeira I Will Teach You to Be Rich, Inc., que oferece cursos e recursos sobre finanças pessoais e riqueza. Sethi também é o apresentador do programa da Netflix “Como Ficar Rico“. Durante sua carreira ele viu muitos jovens cometendo muitos dos mesmos erros financeiros ao tentar construir riqueza e juntar patrimônio.
O principal erro que a maioria dos jovens comete, segundo Sethi em uma entrevista para o Business Insider(vide fonte), é esperar demais para começar a investir. Sethi recomenda que os jovens usem o poder dos juros compostos a seu favor e comecem a investir o quanto antes. “O tempo está a seu favor. Quando você é jovem, pode parecer que $100 por mês não vão fazer tanta diferença. Mas, quando você faz os cálculos com juros compostos, os números são bem impressionante.”
Aqui estão três erros comuns que os jovens cometem ao construir riqueza e o que você pode fazer diferente.
Esperar até os 40 para começar a investir
Em vez disso: Comece a investir pequenas quantias regularmente “O erro número um, sem dúvida,” diz Sethi, “é que os jovens esperam para começar a investir até os 40 e poucos anos.” Ele acrescenta que muitos justificam a procrastinação achando que não têm dinheiro suficiente para começar.
Mas, começar com apenas $50 a cada contracheque pode fazer uma grande diferença no longo prazo. Em vez de adiar, pesquise e comece com pouco.
Esperar quitar todas as dívidas para começar a investir
Em vez disso: Comece a investir e a pagar dívidas ao mesmo tempo “Isso é parte matemática e parte psicológica,” explica Sethi. “Matematicamente falando, se suas taxas de juros são realmente altas, como 9% ou mais, você deve quitar essas dívidas agressivamente. Mas, psicologicamente, é importante fazer os dois, pois você está formando o hábito.”
Sethi recomenda pagar um pouco menos das suas dívidas por mês, se possível, e usar esse dinheiro para investir pequenas quantias regularmente. Quando terminar de pagar suas dívidas, você pode direcionar esse pagamento mensal diretamente para sua corretora de investimentos. Nesse ponto, ele diz que investir mensalmente será um hábito bem incorporado na sua rotina financeira.
Não ter ‘disciplina financeira’ ao investir em tendências como criptomoedas
Em vez disso: Se você quer investir em criptomoedas, limite a 5% do seu portfólio “Se você ainda está investindo tudo em criptomoedas, eu diria que você é um viciado em jogos e provavelmente está fadado ao fracasso. É só uma questão de tempo,” afirma Sethi.
Se você ainda quer investir em criptomoedas após todas as histórias horríveis de pessoas perdendo suas economias só por que um ou outro se deu bem, Sethi recomenda limitar o investimento em criptomoedas a 1% a 5% do seu portfólio total, mantendo a maior parte dos seus ativos em investimentos mais seguros, como fundos de índice ou títulos do governo.
Sethi diz, “Não me importo com quem decide ter um portfólio totalmente diversificado e decide colocar de 1% a 5% para se divertir, talvez investindo em ativos alternativos, ações individuais ou até no bar do amigo no seu bairro. Mas você raramente vê esse tipo de disciplina quando se trata de criptomoedas.”
Fonte: Traduzido, adaptado de MSN Money por AA40