Ícone do site AA40

Morar de aluguel pode ser um excelente investimento. Entenda.

Provavelmente você já deve ter escutado frases como esta:
 

“Comprar uma casa é ótimo investimento”.

“Morar de aluguel é jogar dinheiro fora”.

“Filho, você precisa financiar um apartamento”.

 

Pois bem, as pessoas que te disseram isso provavelmente não colocaram os números em uma planilha ou pararam para pensar e analisar se isto é realmente verdade.

Existem argumentos financeiros e podemos derrubar todos aqui:
 
Não vamos aqui fazer as contas que cada blog financeiro deste país já fez: Veja aqui por exemplo.

 

Veja alguém que já entrou nessa furada e agora afirma: comprar um imóvel é para otário

 

Financeiramente, financiar não é a melhor opção pois:

Comprar a vista também não é boa opção, pois:
  • Se você alugar o imóvel dificilmente conseguirá um rendimento mensal próximo de 1% que conseguiria em outras aplicações (2016). Ex: Valor imóvel 400 mil alugando a R$ 1500, o inquilino estará te remunerando 0,375% ao mês bruto – menos que a poupança.

  • Se morar no imóvel, além da depreciação e do risco de desvalorização, você imobiliza todo ou boa parte de seu capital além de fisicamente te imobilizar também caso você venha a precisar mudar de cidade por qualquer razão. A menos que tenha dinheiro sobrando, aí é outra história.

 

O que o AA40 acha? Faça uma simulação do financiamento que está de olho e pegue quanto seria sua parcela média mensal. Encontre um aluguel de menor valor que a prestação e invista a diferença no Tesouro Direto, CDBs ou outro investimento cujo juros pagos a você sejam maiores que o do financiamento desejado. Pronto ! Morando de aluguel você estará fazendo um excelente investimento !

 

O desejo de comprar uma casa é puramente psicológico. Desde o tempo das cavernas o homem busca um lugar para chamar de seu, prover abrigo e proteção. Os tempos mudaram, temos que impedir que esta psicologia te quebre financeiramente, te prenda a um trabalho e te impeça de conseguir viver de renda !
Este vídeo resume muito bem:

 

Comprar casa é para otário? Entenda no vídeo

 

Sair da versão mobile