Um dos maiores medos de quem planeja atingir FIRE (sigla adotada oficialmente para designar pessoas que buscam a independência financeira e/ou aposentadoria antecipada) é a de ficar sem dinheiro no meio do caminho e ter que voltar a trabalhar quando já não terá condições físicas de fazer isto.
Fatores de Riscos
1) Gastos inesperados:
2) Inflação:
3) Risco de Mercado:
Sequencia de anos de baixo retorno no mercado de ações ou de juros reais muito baixo, especialmente no início da vida FIRE pode ser perigoso.
4) Longevidade:
5) Perda de capacidade mental:
Planos de Contingência
Enquanto muitos dos fatores de risco acima serem difíceis de prever é preciso adicionar algumas camadas de proteção ao seu plano. Contingências são sempre bem-vindas. Ter um plano otimista, real e pessimista vão te ajudar a ter uma noção maior do que pode acontecer se tudo der certo, se tudo der errado ou se tudo ocorrer normalmente.
A maioria dos FIREs americanos sugerem as seguintes medidas de contingência que um bom plano FIRE deve ter:
- Gerar renda além da renda passiva da carteira
- Gerenciar ativamente sua TSR
- Reduzir custos
- Mudar para um lugar mais barato
- Tenha uma reserva da reserva de emergência não contabilizada no Net Worth
- Incorporar aposentadoria tradicional (INSS)
Mr. Money Mustache diz que é tudo uma questão de margens de segurança. Elas farão você se sentir confortável já que tudo de errado que possa acontecer, você terá uma plano de contingência esperando para atacar – nada pode ser inesperado ! Leia mais
E você caro leitor, quais os planos de contingências (mais de um) tem planejado para sua fase FIRE ? Comente abaixo: