Ícone do site AA40

O lado bom de poupar 50% do salário


Poupar 50% ou mais do salário não é fácil. Nada fácil. Requer muito sacrifício, renúncias e força de vontade constante. Mas existem algumas coisas boas, ao menos psicologicamente:

Você já parou para pensar que se poupar 50% do salário no mês, você poderia viver o mês seguinte sem trabalhar?

Enquanto isso é verdade hoje, daqui a uma década este dinheiro poupado terá mais que dobrado de valor, ou seja, cada meio salário poupado hoje me proporcionará um mês de despesas hoje mas quase dois meses de despesas pagas daqui a uma década. Quase por que tem a inflação nessa história.

Tempo para dobrar o capital

Pela regra dos 72 podemos estimar em quanto tempo nosso capital dobrará de tamanho. Basta dividir 72 pelo retorno anual esperado dos seus investimentos: Espera conseguir 8% a.a.? 72/8=9 anos.

Como calcular?

-Pegue a Taxa de Juros anual esperada: Exemplo: 8% aa

-Tempo para dobrar capital é dividir 72 pelos juros, ou seja: 72/ 8=  9 anos para dobrar o capital

Podemos pensar no Tesouro Prefixado neste caso. Caso não me importe com a inflação e só queira dobrar o capital, o TD Pré é uma ótima ferramenta para fazer isto.

Primeiro passo para poupar 50% do salário

Foque nos três principais e maiores vilões do seu orçamento: Habitação, Transporte e Alimentação. Utilize aplicativos de orçamento para rastrear cada gasto e faça uma revisão detalhada no final do mês, ajustando e cortando onde possível. Caracterize o que é necessidade e o que é supérfluo.
Por exemplo, imagine que consiga cortar R$ 1,000 por mês em aluguel mudando para um local mais barato. São 12 mil reais ao ano poupados. Você conseguiria poupar tudo isso se focasse nos pequenos custos como um café ou um ingresso ou dois de cinema por mês? Foque nos grandes gastos inicialmente. Depois parta para os menores.

Automatize

Para evitar a tentação de ter dinheiro em conta e gastar é importante automatizar as transferências e investimentos automáticos de seu dinheiro no momento do recebimento.

Configure uma transferência automática da sua conta bancária onde recebe o salário para sua corretora. Na corretora, automatize as compras de ativos de acordo com sua alocação de ativos pré-determinada.

E vocês caros leitores, conseguem poupar perto de 50%? Quanto consegue poupar e quanto tempo para dobrar seu capital? Deixe escrito abaixo:


Sair da versão mobile