Ícone do site AA40

Frugalidade é diferente de pobreza !

Lendo a blogosfera americana e a brasileira nota-se claramente uma diferença em como a FIRE é encarada e isto dá-se na questão da frugalidade.

Enquanto a maioria dos blogs estrangeiros falam e disseminam a saudável ideia da frugalidade como uma constante ao longo da vida, incluindo pré e pós FIRE, vários blogs brasileiros (não a maioria porém) parecem que encaram FIRE como o momento em que irão poder parar de trabalhar e usufruir uma vida abundante financeiramente, gastando muito mais do que gastaram na fase de acumulação. Pior, muitos blogs da finasfera, não exatamente da Firesfera, desdenham da frugalidade e colocam ela como mentalidade de pobre.

Pregam que você precisa pensar e agir como rico para vir a ser rico um dia – Errado, se você agir e gastar como rico jamais conseguirá acumular patrimônio para se tornar um de verdade.

A frugalidade precisa estar presente durante toda a vida. Precisa ser parte de você, de sua educação financeira e de seu modo de vida, mesmo quando estiver já independente financeiramente. Por que você pararia de ser naturalmente frugal quando atingir FIRE? 

Exemplo

Um exemplo magnífico desta filosofia é o RootOfGood. Mesmo o Justin possuindo uma família de 5 pessoas e mais de 2 milhões de dólares, ele gasta mensalmente menos do que ele ganha com seu blog por exemplo e menos que famílias da mesma classe sem nenhum filho. Confiram aqui uma de suas atualizações financeiras. O cara (e sua família) é um exemplo que frugalidade e bem viver podem sim andar de mãos dadas.

Responda sinceramente: Você com este dinheiro todo na conta ($2 milhões, que pela regra dos 4% daria para sacar mais de 6 mil dólares mensais ) e recebendo uma boa grana só com blogs e extras, você ainda gastaria no mês apenas 1.200 dólares?

-Outro exemplo disso é o próprio Warren Buffet que mesmo sendo um dos mais ricos do mundo vive na mesma casa desde 1958 e dirige um carro velho.
Existe uma história muito famosa sobre quando Bill Gates e Buffet estavam na China juntos para um congresso e os dois foram almoçar em um McDonald’s de lá. Buffet é conhecido por adorar McDonald’s. Bill foi puxar a carteira para pagar seu lanche quando Buffet o parou e disse. “Não Bill, deixa estes comigo”. Então ele puxa um punhado de cupons que ele havia trazido de Omaha para pagar pelos lanches sem gastar 1 centavo.

O que é vida abundante para você?

A maioria dos blogs estrangeiros (exceto GCC tlvz) mostra muito bem que o exercício de frugalidade é um habito e deve continuar a ser um hábito saudável mesmo depois de aposentar e/ou se tornar financeiramente independente. Viver mais com menos deve ser objetivo antes e depois justamente por que a filosofia FIRE é contra o consumo exagerado e o consumir por consumir que não é bom nem para você e seu bolso,  nem para o planeta.

Portanto, discordo que a blogosfera passa uma mentalidade de pobreza. Se você pensa assim é prerrogativa sua caro leitor, mas saiba que a mentalidade FIRE não prega a pobreza nem o minimalismo, mas sim frugalidade; o viver mais com menos.

Tome cuidado com sua ambição:

Já fui muito ambicioso, muito mesmo, mas mudei. É um direito seu ser ambicioso e buscar ser  “Rico”, porém nesta busca desenfreada pela riqueza você pode se frustar, não achar a felicidade ou mesmo nem chegar no final da busca. Já viu algum rico se achando rico o suficiente? Perdemos tanto tempo e gastamos tanta energia na busca de algo que esquecemos de viver neste meio tempo.
Você pode se tornar o cara mais rico do mundo, mas tem coisas que você não vai poder comprar e o maior exemplo disso é TEMPO. Nunca mais você terá seus 30 anos e a energia deles novamente.

Entender a diferença entre frugalidade e mentalidade de pobreza é MUITO importante. Uma coisa é ser um pão duro que não abre a carteira para nada, outra muito diferente é poupar sempre quando possível e nunca pagar a mais pelo valor do que você receberá em troca !

Para descontrair

Como você encara a sua independência financeira? Saiba que isto dirá muito sobre o quão sustentável seu plano FIRE será. A frugalidade será um hábito vitalício para você ou não vê a hora de “enfiar o pé na jaca“? Comente abaixo 


Sair da versão mobile