Ícone do site AA40

Como e quando falar com seus filhos sobre dinheiro

Você lembra de seus pais terem falado com vocês sobre dinheiro e finanças algum vez na vida?

Pois é, você não está sozinho. Praticamente nenhum pai ou mãe conversam com seus filhos sobre isso. Simplesmente não há interesse de ambas as partes e um assunto tão importante acaba passando em branco; até você virar um adulto e ver que TUDO ao seu redor só funciona com dinheiro.

Apesar de muitos pais se sentirem mais confortáveis para falar sobre sexo com seus filhos do que sobre dinheiro, muitos pelo menos dão o exemplo. Meu pai, por exemplo, nunca falou sobre dinheiro diretamente mas sempre controlou as finanças com certo rigor, nunca fez dívidas ou empréstimos e sempre trabalhou duro para não faltar o básico em casa.

Infelizmente dinheiro e situação financeira ainda continuam sendo um tabu em nossa sociedade.  Como a educação financeira nas escolas brasileiras é praticamente nula, precisamos nós falar com nossos filhos sobre o assunto para que desde cedo eles saibam que isto é muito importante na vida e dinheiro é um recurso escasso, que deve ser usado e economizado da melhor forma possível. Mas como e quando falar sobre o assunto?

A mesada

Introduzir uma mesada e incentivá-los a gastar apenas parte e investir outra parte é uma das melhores práticas. Na verdade existem muitos pais que, quando o filho nasce compram algumas boas ações pagadoras de dividendos e, quando o filho faz 7 anos (ou outra idade), pegam os dividendos pagos e começam a distribuir para os filhos na forma de mesada.

No momento que a criança for grande o suficiente para entender, nada melhor que pegar o extrato da conta da corretora dela e mostrar de onde vem cada valor da mesada, introduzir o que é inflação e o que ela faz com os valores recebidos, quanto a mesada aumentará no futuro se ela reinvestir parte da mesada que recebeu na data, etc. Na maioridade, ela assumirá o controle da conta criada e, se foi bem instruída, terá um bom presente e impulso inicial para sua vida financeira.

Quando falamos de crianças de 5 anos até adolescentes, nada melhor que fazer isso com exemplos e jogos do tipo Monopoly e CashFlow (aquele do livro do Robert Kiyosaki).

Exemplos

Nada melhor para ensinar de verdade seus filhos do que dar o exemplo. Sempre que levar a criança ao supermercado com você, mostre a diferença de preço entre itens e por que você escolheu aquele item ao invés do outro.

Mostrar para a criança como é difícil ganhar dinheiro também é importante. Mostrar que você fica ausente o dia todo por isso e que sem dinheiro não tem como comprar o celular dela, pagar pela internet, luz, as roupas, livros, etc.

Quanto mais nova a criança mais simples precisam ser os exemplos. Importante mostrar a criança que existem opções de variados preços e escolhendo bem e economizando, tendo auto-controle de não comprar tudo  o ela quiser, terá recompensas maiores mais adiante. Este vídeo, muito conhecido, ilustra bem isso:

Nem toda criança vai aprender ou prestar atenção nas primeiras tentativas e isso é normal. O exemplo e os ensinamentos porém precisam continuar durante toda a infância para que seja de fato efetivo. Pouco antes do jovem entrar para a faculdade ou alguns casos até durante ou depois, é hora de apresentar o conceito FIRE e como ele pode ser importante no futuro não só para aposentadoria mas enfatizar o conceito de liberdade de usar seu tempo para você mesmo.

E você caro leitor, como educa seu(s) filho(s) com relação ao dinheiro e investimentos?



PS: Enquanto isso no mundo dos investimentos (Agosto 2018)?
O indicador preferido de Buffet é o valor de mercado total de todas as empresas dos EUA em relação ao PIB do país. Quando está na faixa de 70% a 80%, é hora de comprar. Quando se move bem acima de 100%, o risco é muito alto. Onde está agora? Aproximando 140% -um novo recorde. Leia mais


Sair da versão mobile