Ícone do site AA40

Estudo de Caso: Médico tem quase a obrigação de atingir a independência financeira ?

Medico Aposentadoria
Olá pessoal,


Vamos ao último estudo de caso que publicaremos para pessoas com renda bruta acima de 5 mil reais mensais e patrimônio líquido acima de 100 mil reais. Este agora é nosso cap para evitar  de fazermos análises gratuitas para quem não precisa. Se você se enquadra, peça seu estudo aqui.

Recebemos o estudo de caso do A.C. há algum tempo. Ele não contou neste e-mail mas através de outras mensagens descobrimos que este médico recém-formado é um cara com uma história muito interessante. Ele é uma pessoa que batalhou, trabalhou na lavoura, estudou em escola pública e passou em medicina em uma universidade federal. Hoje, depois de fazer residência e estágios, está formado e trabalhando e já conta com um belo patrimônio acumulado com muito trabalho e isto serve de inspiração a muitos de nós. Só por que é médico não significa que foi fácil ou será fácil.
O A.C. é um assíduo leitor do nosso blog e contribui muito com comentários bem inteligentes então nada mais justo do que fechar os estudos de casos de alta renda com este: 

Olá,

Tenho, 32 anos, solteiro, sem filhos.
Sou médico, trabalho para uma empresa e recebo mais ou menos como sendo
autônomo (não tenho direito a aquela lista da CLT), porém tenho uma vantagem de
poder tirar férias algumas vezes ao ano (porém ser receber por elas, ou pela
maioria delas, na realidade a empresa me paga duas semanas de férias ao ano o
valor de 10k).
Meus ganhos não são fixos,
pois depende da quantidade que produzo. Mas gira em torno de uns 35k limpo.

Além desse “emprego”
tenho duas outras fontes de renda que faço enquanto estou meio ocioso durante o
trabalho físico e consigo algo em torno de 1k limpo em uma e 5k limpo na outra
(totalizando 6k limpo).

Isso e na média, ganho 41k mês.

Quanto aos meus gastos, gira
em torno de 4-5k (podemos colocar 5k), estou chutando alto o valor. Esse valor
é alto, pois recebo desses bicos por CNPJ, então, só de contador são 500 reais
e mais 300 reais de INSS. Na brincadeira já foi 800 reais por mês.

Tenho acumulado atualmente
1.150.000,00 atualmente. 
Dividindo:
· 370k em FII

· 120k tesouro direto (diversos).

·370k CBD, LCI, Debentures (tenho uma debenture no
valor de 10k que já conto que perdi dinheiro, infelizmente fazemos cagadas por
ai).

·260k em CBD com liquidez diária (100% do CDI) (tenho
esse valor para oportunidade que poderão surgir).

·30k em conta corrente / poupança (podem me julgar, mas
esse valor também está por buscar oportunidades que possam surgir).

Não tenho casa, nem
financiamento, nem dívidas.

Minhas perguntas vão ser um
pouco diferente dos outros estudos de caso:
  1. Em quanto tempo consigo uma renda passiva de 15k corrigidos para inflação.

  2. Essa pergunta é mais complexa acho, em quanto tempo consigo uma renda passiva de 35k, sem ser corrigido pela inflação (por exemplo poderia ser em 2050 o valor de 35k, sei que o valor não é o mesmo. Mas na nossa profissão os nossos rendimentos não tendem a acompanhar a inflação). Acho que para essa pergunta não existe uma resposta, já que são muitas variáveis.

Bom estudo a tempo para
investir fora do Brasil, mas com o mercado em forte alta nos últimos anos nos
EUA, prefiro ficar esperando. Posso me lascar. Mas faz parte, cada um faz o que
se sente mais confortável.

Me considero com perfil
moderado (já tive até bitcoin, que comprei a 1,5k e vendi a 10k feliz da vida,
antes daquela subida louca).

É isso. – Obrigado. – A.C.



Bem vindo A.C. ao seu estudo de caso. Finalmente ele saiu.
Como o SRIF365 certamente comentará, a opinião dele é que médicos tem a obrigação de alcançar a IF. De certa forma ele não deixa de ter razão já que comparado a média, a profissão de médico é uma das que melhor remunera. Certamente sabemos que não é nada fácil conseguir se formar, que são longos anos de curso, residências, responsabilidade alta, especializações e a pessoa vai para o mercado de trabalho já tarde mas na grande maioria das vezes a recompensa financeira vem rápido como veremos. Veja aqui outro estudo de caso de um médio recém formado.
Seu patrimônio atual com apenas 32 anos de idade é espetacular. Ganhando 41k e gastando apenas 5k, sua taxa de poupança estão em incríveis 87%. Não há o que comentar aqui além do continue assim.
A distribuição de seus investimentos está bem equilibrada, porém com muita liquidez. Como você diz que isto é para oportunidades, tudo bem, só veja bem se o custo dessa oportunidade está compensando. 
Quanto as perguntas:
Pergunta 1- Quanto tempo para conseguir 15k de renda corrigidos? Vamos entrar no nosso simulador aplicando apenas uma taxa real líquida (facilmente conseguida hoje no TD IPCA+) de 5%a.a. sobre o patrimônio atual (para remover a inflação da conta e trabalharmos com valores teoricamente corrigidos por uma inflação média de 4%aa), considerando aportes de 36 mil reais (41k-5k):
A resposta é que, mantidos os fatores acima, em menos de 6 anos conseguirá esta quantia de renda passiva, isto ainda considerando uma TSR conservadora de 4%aa e renda vitalícia sem consumir o principal (denotado pelo 1000 anos no campo “anos que vai viver dessa renda”). Tome cuidado com este números apenas pois simulamos com aportes muito altos, o que é possível agora que você é solteiro e não tem filhos. Isto pode mudar em breve e uma taxa de poupança acima dos 80% poderá não ser mais possível. Aportes são a principal força motriz do acúmulo de riquezas no curto e médio prazo.
Simule aqui alterando algum parâmetro da imagem acima A.C.
Pergunta 2- A segunda pergunta confesso que não entendi direito. Pela minha interpretação você gostaria de saber quando atingiria uma renda de 35 mil mensais numericamente, ou seja, usando uma taxa de juros (retorno anual estimado) nominal – sem considerar a inflação. 
Para saber isso basta entrar no simulador acima com um retorno anual estimado de digamos 9%aa ao invés dos 5% de juros reais e, pela TSR4% e renda vitalícia, os 35 mil mensais seriam alcançados em 127 meses ou pouco menos de 11 anos. Se não for esta a interpretação correta, você mesmo pode alterar os parâmetros usando a imagem acima como referência.

Investir no exterior
Como você bem pontua no seu e-mail, a economia brasileira não é forte e a moeda muito menos. Ter parte deste grande patrimônio em moeda mais forte como o dólar certamente o deixará mais tranquilo no futuro. Estude sobre como investir lá fora e não ligue muito para o que o mercado está fazendo e tudo mais. Invista lá aos poucos todo mês e ao final de um prazo maior isto pouco importará. Mesmo com o bull market de 9 anos lá existem excelentes empresas pagadoras de dividendos que estão com um valuation atrativo. Veja aqui como começar a investir no exterior

Abraços A.C. e vamos abrir para comentários e sugestões de nossos amigos da blogosfera.

Ah, gostaria também de deixar um vídeo para vocês assistirem no final de semana. Roberto Kiyosaki do Pai Rico Pai Pobre: Veja o vídeo e bom final de semana

Disclaimer: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.





Sair da versão mobile