Ícone do site AA40

Renda (passiva ou ativa) é a única coisa que realmente importa na fase FIRE

Renda é a única coisa que realmente importa na fase FIRE

Lendo muitos livros, blogs e principalmente os comentários neste e outros sites podemos perceber a grande preocupação dos investidores, FIREes especialmente, sobre o investir para maximizar o retorno e a alta importância que dão o investir em renda variável e ativos de risco  para isto. Retorno, retorno, retorno !

Não resta dúvidas que o retorno é importante, sobretudo na fase de acumulação onde a maioria de nós nos encontramos, mas você já imaginou no dia que você começar a viver de renda, o que será mais importante, a expectativa de retorno do investimento (sigla ROI) ou a renda certa que os investimentos proporcionarão todo mês ? E quando falamos em renda não significa dividendos exatamente, mas o ganho de capital que pode ser vendido para obter esta renda como falamos aqui.

Com corretagem zero, vender papeis para financiar seus custos é hoje em dia mais viável que no passado. Isto pode ser usado ao invés de dividendos. Sua situação fiscal é que vai determinar qual é melhor.

Segurança passa a ser o mais importante

É preciso muito cuidado para que haja uma lenta mudança de objetivos quando você se aproxima da sua data FIRE.

Aquele investimento mais arriscado em renda variável que certamente dará uma expectativa de ROI maior, afinal possui um risco maior, deverá ser repensada e somente aceita após você garantizar 100% da renda necessária.

Toda a análise da renda variável é baseada em expectativas, seja ela de juros, de crescimento da empresa, do retorno histórico do ativo no passado, de fluxo de caixa, etc. Porém expectativas nem sempre se tornam realidade como sempre diz nosso velho e bom guro Warren Buffet:

“Predicting rain does not count, building the ark does.”

– Warren Buffett

Predizer que vai chover não conta, construir a sua arca é que conta. Qual seria a arca de Noé do nosso aspirante FIRE? Certamente garantir renda passiva suficiente para cobrir 100% de suas despesas. Com isto garantido ai sim pode chover ou pode fazer sol, investir em renda variável, bitcoins ou gastar em algo supérfluo – a menos que esteja aberto a possibilidade de mudar seus planos se as coisas derem errado ao invés de minimizar a possibilidade das coisas darem erradas.

Lembre-se de dois princípios básicos FIRE:
A renda (ativa ou passiva) é o único resultado que importa para alcançar a Liberdade Financeira
Oportunidades para investimentos de risco vêm APÓS sua renda estar garantida !
PS: Confira a reportagem do Finanças Femininas na qual o AA40 colabora para disseminar o movimento FIRE.

Sair da versão mobile