Ícone do site AA40

Investir é como plantar uma árvore

A descoberta de algo novo quase sempre é revelador e empolgante. Certas coisas porém podem ser frustrantes pois o progresso sempre precisa de tempo para aparecer. Por exemplo, o desenvolvimento de um medicamento para a cura de uma doença: Passa por anos de pesquisa básica, avançada, e,  mesmo após a descoberta da cura são necessários muitos anos até que se torne viável e que os benefícios superem os riscos.

O plantio de uma árvore é outro exemplo; só dará sombra e frutos se você plantar e cuidar por longos anos, mas se você decidir não plantar, nunca vai poder contar com a sombra dela um dia.

De forma semelhante, isto é válido para a busca da independência financeira e FIRE.
Geralmente existem várias etapas no caminho que vamos simplificadamente resumir em 6 etapas:

  1. Você começa a poupar um pouco todo mês sem saber bem por que e para que está a juntar dinheiro.
  2. Descobre uma motivação para poupar mais: Comprar uma casa, viajar ou se for sortudo, vai ouvir sobre o movimento FIRE e se engajar.
  3. Você começa a levar a sério, poupar bem mais mas parece que as coisas não andam e seu patrimônio parece não sair do lugar. (e é assim mesmo, veja como é um gráfico exponencial; no início ele “sobe” lentamente mas acelera com o tempo)
  4. Você começa a ver algum progresso fica realmente sério e as vezes até obsessivo com poupar e aprender a investir o máximo da melhor forma possível
  5. A mágica começa a acontecer. Os juros compostos começam mostrar todo o seu poder pois já se passou um bom tempo desde que você investiu os primeiros reais (geralmente demora de 10 a 20 anos para isto).
  6. A independência financeira finalmente é realidade. Valeu a pena a paciência e perseverança mas só chega aqui quem passa pelas cinco anteriores sem desistir.

O gráfico da trajetória do seu patrimônio líquido deverá se parecer com este:

Fonte: AA40. Curva teórica de net worth para um portfólio conservador/moderado

[Leia mais]

No início (1 a 4):

Mesmo colocando muita energia e esforço, no começo vai parecer que as coisas não andam. Seu patrimônio não vai crescer na velocidade que você quer muito menos na velocidade do seu desejo de se tornar FIRE que geralmente é no próprio dia que você  a descobre.

Muita calma. Tenha sempre em mente que os juros compostos precisam de um alimento. Qual é este alimento?  TEMPO !
A única coisa que você pode fazer no início é focar em trabalhar e ganhar mais e aprender. Nos primeiros anos vai parecer um progresso lento ou até nulo mas engana-se. Basta persistir para que os juros compostos façam o seu “milagre da multiplicação”. Não arrisque seu patrimônio em soluções de retorno rápido pois os riscos são proporcionalmente altos.

Meio (4 a 5)

Somente após 10 a 15 anos do início é que você começa a sentir que a engrenagem dos juros compostos realmente existe e funciona. Seu patrimônio começa a gerar rendimentos interessantes e você volta a se animar com a possibilidade de liberdade logo adiante. Agora você já tem algum FYM (F***-you money) para se sustentar por algum tempo caso as coisas saiam dos trilhos. Isto é encorajador !

A árvore começa dar frutos (5 a 6)

Para os que plantaram a semente (abrir sua conta investimento), regaram (aportar dinheiro novo regularmente), adubaram (investir em bons ativos) e protegeram sua árvore (da inflação principalmente e da tentação do consumo) sem deixá-la morrer no caminho e mais importante, esperaram o tempo necessário,  deverão estar para colher os frutos sentados em sua sombra. Foram inúmeros obstáculos e plantas daninhas no caminho, mas você soube o que fazer na hora certa, nem que as vezes fazer nada seja o mais sensato a fazer.

“Investir é como plantar uma árvore, só depois de anos esperando é você vai aproveitar sua sombra e colher seus frutos! “- AA40

 

Caro leitor, já plantou a sua árvore? Regou ela?  Em qual das 6 etapas você se encontra? Comente abaixo:


Sair da versão mobile