Ícone do site AA40

ETF TALK: Os dois principais ETFs de mercado total americano (ITOT e VTI)

ITOT VTI

ITOT VTI

Temos inúmeros analistas de ETFs e ações nos mais diversos canais hoje como Youtube, blogs, podcasts, Instagram que sinceramente intimida a falarmos sobre o tema, porém como foi pedido dos leitores, resolvemos criar uma série de posts para falarmos um pouco sobre os, por nós tão defendidos, ETFs. Usaremos muitos jargões e termos técnicos em inglês, afinal o mercado fala inglês e como a maioria dos ETFs que falaremos são estrangeiros, já é hora de ir se acostumando com os termos 😉

Em nosso primeiro post da série ETF TALK do AA40 com análises dos principais ETFs utilizados no mundo FIRE, gostaríamos de trazer para vocês dois dos ETFs mais utilizados pelos FIREEs para replicar o mercado acionário americano como um todo. Então let’s talk ETF?

Estamos falando do ITOT e o VTI. Este último extremamente recomendado pelo padrinho FIRE JL Collins na forma de Mutual Fund VTSAX (Sempre lembrando que não-residentes nos EUA não podem comprar Mutual Funds deles. Também lembrando que todos os ETFs situados nos EUA que falaremos aqui são de distribuição. Quando não forem ETFs domiciliados nos EUA deixaremos isso claro).

Entretanto para comprar o ITOT até pouco tempo não era cobrada comissão na maioria das corretoras, por isso era a escolha certeira de muitos FIREEs. Com o advento da corretagem zero para compra de qualquer ETF ou ação, a escolha entre ITOT e VTI agora é puramente no detalhe, como veremos a seguir:

[ITOT AGORA DISPONÍVEL COMO ADR NO BRASIL, TICKER: BITO39]

-Apresentação, Índices e AUM

Tanto o Vanguard Total Stock Market ETF (VTI) quanto o BlackRock iShares Core S&P Total U.S. Stock Market ETF (ITOT) são ETFs que vem a mente de todos aqueles que querem montar um portfolio Core americano. Porém há alguns detalhes que só com uma análise mais profunda podemos perceber.

O primeiro é que os dois seguem índices diferentes, mas equivalentes. O ITOT foi criado em 2004 e segue o S&P Total Market index (desde 2015).

O VTI foi criado em 2001 e segue outra casa de índices, o CRSP U.S. Total Market index. Ambos são de mercado total americano e ambos são nota A pela agência de ratings MSCI e ETFs 5 estrelas pela agência MorningStar.
Poderíamos incluir nesta comparação o ETF SCHB da Schwab, também muito procurado, mas deixamos ele de fora por ser mais novo, ter menos holdings e valor de mercado bem menor que os dois abaixo:

Fonte: etfdb.com

Acima vemos o resumo comparativo dos dois. Podemos perceber que o VTI é um pouco mais velho que o ITOT, porém ambos possuem a mesma minúscula taxa de administração atual de 0.03%aa (3 dólares anuais de custo a cada 10 mil dólares investidos).

Quando ao valor sob gestão, o VTI claramente sai na frente com mais de 157 bilhões de dólares sob gestão enquanto o ITOT está na casa dos 27 bilhões. Como comentamos no nosso post de abertura, acima de 1 bilhão não há muito com o que se preocupar.

Os dois ETFs são da categoria Large Caps Growth Equities, mas não faz jus exatamente a esta classe uma vez que eles investem em todas as classes.

Quanto as gestoras, BlackRock e Vanguard são as líderes mundiais em gestão de ETFs então não há o que comentar.

Sob os aspectos acima, qualquer um dos dois seria uma ótima escolha, mas o VTI possui detalhes que podem levar o investidor a preferir ele.

-Histórico de Rendimentos

Embora rendimento passado não seja qualquer garantia de rendimento futuro, sempre é interessante observarmos os rendimentos históricos e principalmente a comparação com seus índices:

 
Fonte: ETF.com

Bom, primeiramente quem compra um ETFs destes não (deve) visa curto prazo. O ideal é olhar o retorno acumulado anualizado de 3, 5 e 10 anos para ter uma ideia mais fidedigna.

Ambos ETFs tem retornos em linha com o esperado, não havendo divergências consideráveis entre os dois. Pequenas margens concedem a vitória ao VTI em 3 anos, ao ITOT em 5 anos e ao VTI em 10 anos. Mas o mais importante aqui é vermos o tracking error, ou seja, qual a variação entre o ETF e seu índice correspondente.

Vejam que o ITOT está totalmente em “cima” do seu índice, chegando a superá-lo levemente em 3 anos. Da mesma forma o VTI replica exatamente o mesmo valor do índice em 10 anos. Tracking error certamente não é problema para ambos e os qualificam como ótimos ETFs.

O Bid-Ask spread médio de ambos está abaixo de dois centavos, o que é excelente.

-Holdings

Quanto aos componentes dos dois ETFs, podemos ver abaixo que são extremamente diversificados, com cerca de 3,500 empresas americanas. A diferença percentual é mínima embora o ITOT tenha alguns componentes a mais, percentualmente isto não significa praticamente nada. A distribuição das holdings por setores da economia, que segue seus índices são bastante concentrados em tecnologia, saúde e consumo. Coisas com que o americano realmente gasta muito dinheiro.

Fonte: etfdb.com

Não é surpresa alguma que as FAANG ocupem as maiores posições percentuais dentro do fundo, isto por que são ETFs/índices Market Cap, ou seja, quanto maior o valor de mercado da empresa, maior o percentual que ela ocupa dentro do fundo. Estes valores mudam a cada divulgação ( e com o valor de mercado) e geralmente estão em linha, mas como ITOT divulga mensalmente e VTI divulga trimestralmente, os percentuais abaixo para o VTI podem estar defasados.

fonte: etfdb.com

Verificaremos agora o overlapping, ou seja, quantas ações são as mesmas dentro dos dois fundos, podemos usar um ótimo site para isto, o https://www.etfrc.com/funds/overlap.php.

Logicamente por serem fundos total market, quase todas as mesmas ações estarão presente em ambos. E o resultado é 96% de sobreposição. Isto indica que, obviamente, você não comprará os dois ETFs, apenas o que tiver preferência.

-Taxas de Adm (ER), Dividendos e stock lending

A taxa de administração de ambos é de 0.03% ao ano como mencionamentos no início. É uma das menores taxas de administração do mercado e algo menor  que isto é procurar “pêlo em ovo”.

Os dividendos, como todo ETFs de mercado total, são pequenos atualmente, em virtude do contexto de juros baixos, preferência por recompra de ações ao invés de distribuição, etc.

Para termos uma ideia do dividendo mais atual, devemos olhar sempre para o 30-DAY SEC YIELD que é o rendimento mais atual dos dividendos baseado na última distribuição e no valor de mercado atual ou podemos calcular nós mesmos (agosto 2020):

-ITOT: Pagamento anual esperado de $1.31 por ação / Valor de $75.41 = 1.73%aa de dividend yield

-VTI: Pagamento anual esperado de $2.90 por ação / Valor de $169.89 = 1.70%aa de dividend yield

Lembrando que ETFs americanos são de distribuição e este dividendo é pago trimestralmente e você terá que pagar imposto sobre o mesmo, ou virá com 30% retido se você for um investidor W-8BEN.

Uma coisa importante de se observar e que eu considero a principal diferença entre os dois ETFs é que Stock Lending. O que é isto? Sabemos que os ETFs alugam as ações individuais que eles compram dentro do fundo para aqueles investidores que querem entrar vendido (o famoso aluguel de ações brasileiro).

Os juros pagos sobre este empréstimo geram dinheiro e lucro para o fundo. Mas podemos ver abaixo que no caso do VTI, o fundo recebe de volta 100% do lucro obtido com a prática ao passo que o ITOT retorna apenas 72% enquanto a BlackRock/iShares fica com quase 29% do lucro. É por isso que muitos preferem a Vanguard como gestora, pois os investidores são os donos também.

 

Contudo, mesmo assim, como vimos os dois ETFs conseguem seguir seus índices com precisão muito alta, isto não chega a ser um problema então.

ESG

No quesito ESG (Governança corporativa, ambiental e social), um fator que está se tornando mais relevante tanto com vistas ao novo público investidor jovem, mas também com as mudanças climáticas e levantes sociais que vem acontecendo ultimate, investir em empresas e fundos responsáveis ambiental e socialmente e com transparência é cada vez mais importante. A Agência MSCI atualmente analisa os fundos, componentes e gestores e assinala letras para cada fundo, sendo:

Fonte: https://www.msci.com/esg-fund-ratings

 
Nossos ETFs são ambos classificados como médio, nota A (líderes):
  • ITOT: A
  • VTI: A

Concluindo, ambos ETFs de mercado total são excelentes escolhas. Qualquer um dos dois será uma escolha para seu portfolio núcleo ou core. Apenas alguns detalhes que as vezes passam desapercebidos pelos investidores menos criteriosos, indicam minúscula vantagem para o VTI em relação ao ITOT (maior market cap e stock lending mais favorável ao investidor basicamente).

O formato de gestão da Vanguard é considerado como mais amigável aos investidores do que o da BlackRock, mas não podemos deixar de reconhecer que a última é uma gigante multinacional que inclusive provém ETFs no Brasil, enquanto a Vanguard é mais elitista e só entra em mercados desenvolvidos como por exemplo EUA, UK e Austrália.

Pergunte e Comente abaixo. Até a próxima !

[ITOT AGORA DISPONÍVEL COMO ADR NO BRASIL, TICKER: BITO39]


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.
Disclaimer: O Autor possui posições em ambos ETFs citados.



Sair da versão mobile