Ícone do site AA40

Black Friday? 13º Salário ? Qual a melhor compra que você pode fazer?

Black Friday? 13º Salário ? Qual a melhor compra que você pode fazer?

Black Friday? 13º Salário ? Qual a melhor compra que você pode fazer?


O décimo terceiro salário já começou a ser depositado para muitos brasileiros. Com ele sempre vem aquela vontade de investir, mas que, para a maioria dos brasileiros, não vai passar de vontade pois a grande maioria gastará tudo com presentes de final de ano e/ou com gastos supérfluos e por impulso. Afinal quem não comprar na Black Friday, Cyber Week, Giving Tuesday, Weeping Wednesday, vai comprar algo para o Natal. Todos estes “feriados” estão ai para tentar tirar de você seu precioso e suado dinheirinho. Depois disso começarão a chegar aqueles “presentes” que você não tem escolha: IPVA, IPTU, gastos escolares, seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC,…), entre outros.

Americanos planejam gastar $148.5 milhões na BlackFriday e Cyber Monday 2020, uma média de $664 por pessoa, assim distribuído por geração: 

Nesta época do ano é difícil não cair em tentação, então abaixo compilamos algumas estratégias simples para você tentar se controlar e gastar menos e com moderação neste período do ano:

1) Respire fundo: Qualquer site que você abra neste período verá chamadas para promoções imperdíveis e tudo mais que o marketing faz para tentar te pegar. A primeira reação é não clicar. Respire fundo e vá até o site que você realmente queria ir. Lembre-se que depois do Natal e Ano Novo é quando as promoções são realmente interessantes – espere um pouco mais. 

2) Anote suas necessidades: Manter tudo anotado ou mesmo ter a real noção do que está precisando “comprar por necessidade” e ir em busca do item, sem se perder em promoções e ofertas tentadoras de produtos que você não está precisando. O marketing tenta criar em você a necessidade do produto, mas no fundo você tem que manter o controle e dizer que não precisa daquilo – pronto, você venceu o marketing  [e manteve seu suado dinheirinho, como diria o tio patinhas.]

Se mesmo for comprar algo, defina um limite ou um percentual de seu salário para gastar com o que achar que seja uma compra necessária.

3) Descadastre-se de catálogos e sites de compras: Aqueles e-mails marketing que recebemos diariamente é uma ótima maneira do marketing trabalhar a favor do vendedor, mas nunca a favor do consumidor, então a melhor coisa a fazer é se descadastrar deles. Você sempre terá o Google ou o Buscapé para procurar o produto que você precisa quando você precisar e não na hora que eles acham que você precisa comprar.

4) Compre usado: Muitas coisas que você quer comprar novo estão a venda em sites e aplicativos de venda de usados por uma fração do preço. Coisas com pouco uso e em bom estado estão a venda ao redor de você a todo tempo. Você não receberá isto em e-mails marketing nem em propagandas nos sites que você abrir por que as empresas de varejo não fazem dinheiro com isto né! Aplicativos como OLX e mesmo aquele bazar ou brechó do seu bairro pode ter exatamente o que você procura por 10% do preço de um novo.

5) Prepare-se para Janeiro:  Todos sabem mas é bom avisar novamente que Janeiro está ai e com ele a carga de impostos e custos anuais novamente. IPVA, IPTU, com seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC), além de material escolar, vestuário e muitos outros custos. Guarde boa parte do 13° salário para isto e pague com desconto o que puder !

O restante, INVISTA. Com o perdão do velho chavão, não há compra melhor do que sua liberdade – aliás esta é a única compra parcelada que você realmente precisa fazer !!!

 

E você, conseguiu resistir a Black Friday, Cyber Monday, Giving Tuesday, etc?  Deixe abaixo quanto do décimo terceiro salário você investiu ano passado e este ano:

 

 
Post atualizado, originalmente publicado em 27 Nov 2017
 
 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

Sair da versão mobile