O décimo terceiro salário já começou a ser depositado para muitos brasileiros. Com ele sempre vem aquela vontade de investir, mas que, para a maioria dos brasileiros, não vai passar de vontade pois a grande maioria gastará tudo com presentes de final de ano e/ou com gastos supérfluos e por impulso. Afinal quem não comprar na Black Friday, Cyber Week, Giving Tuesday, Weeping Wednesday, vai comprar algo para o Natal. Todos estes “feriados” estão ai para tentar tirar de você seu precioso e suado dinheirinho. Depois disso começarão a chegar aqueles “presentes” que você não tem escolha: IPVA, IPTU, gastos escolares, seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC,…), entre outros.
Americanos planejam gastar $148.5 milhões na BlackFriday e Cyber Monday 2020, uma média de $664 por pessoa, assim distribuído por geração:
Nesta época do ano é difícil não cair em tentação, então abaixo compilamos algumas estratégias simples para você tentar se controlar e gastar menos e com moderação neste período do ano:
1) Respire fundo: Qualquer site que você abra neste período verá chamadas para promoções imperdíveis e tudo mais que o marketing faz para tentar te pegar. A primeira reação é não clicar. Respire fundo e vá até o site que você realmente queria ir. Lembre-se que depois do Natal e Ano Novo é quando as promoções são realmente interessantes – espere um pouco mais.
2) Anote suas necessidades: Manter tudo anotado ou mesmo ter a real noção do que está precisando “comprar por necessidade” e ir em busca do item, sem se perder em promoções e ofertas tentadoras de produtos que você não está precisando. O marketing tenta criar em você a necessidade do produto, mas no fundo você tem que manter o controle e dizer que não precisa daquilo – pronto, você venceu o marketing [e manteve seu suado dinheirinho, como diria o tio patinhas.]
Se mesmo for comprar algo, defina um limite ou um percentual de seu salário para gastar com o que achar que seja uma compra necessária.
3) Descadastre-se de catálogos e sites de compras: Aqueles e-mails marketing que recebemos diariamente é uma ótima maneira do marketing trabalhar a favor do vendedor, mas nunca a favor do consumidor, então a melhor coisa a fazer é se descadastrar deles. Você sempre terá o Google ou o Buscapé para procurar o produto que você precisa quando você precisar e não na hora que eles acham que você precisa comprar.
4) Compre usado: Muitas coisas que você quer comprar novo estão a venda em sites e aplicativos de venda de usados por uma fração do preço. Coisas com pouco uso e em bom estado estão a venda ao redor de você a todo tempo. Você não receberá isto em e-mails marketing nem em propagandas nos sites que você abrir por que as empresas de varejo não fazem dinheiro com isto né! Aplicativos como OLX e mesmo aquele bazar ou brechó do seu bairro pode ter exatamente o que você procura por 10% do preço de um novo.
5) Prepare-se para Janeiro: Todos sabem mas é bom avisar novamente que Janeiro está ai e com ele a carga de impostos e custos anuais novamente. IPVA, IPTU, com seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC), além de material escolar, vestuário e muitos outros custos. Guarde boa parte do 13° salário para isto e pague com desconto o que puder !
O restante, INVISTA. Com o perdão do velho chavão, não há compra melhor do que sua liberdade – aliás esta é a única compra parcelada que você realmente precisa fazer !!!
E você, conseguiu resistir a Black Friday, Cyber Monday, Giving Tuesday, etc? Deixe abaixo quanto do décimo terceiro salário você investiu ano passado e este ano: