Black Friday? 13º Salário ? Qual a melhor compra que você pode fazer?


O décimo terceiro salário já começou a ser depositado para muitos brasileiros. Com ele sempre vem aquela vontade de investir, mas que, para a maioria dos brasileiros, não vai passar de vontade pois a grande maioria gastará tudo com presentes de final de ano e/ou com gastos supérfluos e por impulso. Afinal quem não comprar na Black Friday, Cyber Week, Giving Tuesday, Weeping Wednesday, vai comprar algo para o Natal. Todos estes “feriados” estão ai para tentar tirar de você seu precioso e suado dinheirinho. Depois disso começarão a chegar aqueles “presentes” que você não tem escolha: IPVA, IPTU, gastos escolares, seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC,…), entre outros.

Americanos planejam gastar $148.5 milhões na BlackFriday e Cyber Monday 2020, uma média de $664 por pessoa, assim distribuído por geração: 

Nesta época do ano é difícil não cair em tentação, então abaixo compilamos algumas estratégias simples para você tentar se controlar e gastar menos e com moderação neste período do ano:

1) Respire fundo: Qualquer site que você abra neste período verá chamadas para promoções imperdíveis e tudo mais que o marketing faz para tentar te pegar. A primeira reação é não clicar. Respire fundo e vá até o site que você realmente queria ir. Lembre-se que depois do Natal e Ano Novo é quando as promoções são realmente interessantes – espere um pouco mais. 

2) Anote suas necessidades: Manter tudo anotado ou mesmo ter a real noção do que está precisando “comprar por necessidade” e ir em busca do item, sem se perder em promoções e ofertas tentadoras de produtos que você não está precisando. O marketing tenta criar em você a necessidade do produto, mas no fundo você tem que manter o controle e dizer que não precisa daquilo – pronto, você venceu o marketing  [e manteve seu suado dinheirinho, como diria o tio patinhas.]

Se mesmo for comprar algo, defina um limite ou um percentual de seu salário para gastar com o que achar que seja uma compra necessária.

3) Descadastre-se de catálogos e sites de compras: Aqueles e-mails marketing que recebemos diariamente é uma ótima maneira do marketing trabalhar a favor do vendedor, mas nunca a favor do consumidor, então a melhor coisa a fazer é se descadastrar deles. Você sempre terá o Google ou o Buscapé para procurar o produto que você precisa quando você precisar e não na hora que eles acham que você precisa comprar.

4) Compre usado: Muitas coisas que você quer comprar novo estão a venda em sites e aplicativos de venda de usados por uma fração do preço. Coisas com pouco uso e em bom estado estão a venda ao redor de você a todo tempo. Você não receberá isto em e-mails marketing nem em propagandas nos sites que você abrir por que as empresas de varejo não fazem dinheiro com isto né! Aplicativos como OLX e mesmo aquele bazar ou brechó do seu bairro pode ter exatamente o que você procura por 10% do preço de um novo.

5) Prepare-se para Janeiro:  Todos sabem mas é bom avisar novamente que Janeiro está ai e com ele a carga de impostos e custos anuais novamente. IPVA, IPTU, com seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC), além de material escolar, vestuário e muitos outros custos. Guarde boa parte do 13° salário para isto e pague com desconto o que puder !

O restante, INVISTA. Com o perdão do velho chavão, não há compra melhor do que sua liberdade – aliás esta é a única compra parcelada que você realmente precisa fazer !!!

 

E você, conseguiu resistir a Black Friday, Cyber Monday, Giving Tuesday, etc?  Deixe abaixo quanto do décimo terceiro salário você investiu ano passado e este ano:

 

 
Post atualizado, originalmente publicado em 27 Nov 2017
 
 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

23 thoughts on “Black Friday? 13º Salário ? Qual a melhor compra que você pode fazer?

  1. Eu sobrevivi a mais uma Black Friday hehe.
    Na verdade eu trabalho na área comercial, então meu foco na Black Friday sempre foi fazer a empresa vender MUITO, para que eu possa aumentar meus rendimentos e, consequentemente, meus investimentos. Raras as vezes que aproveito um desconto na BF.
    Suas dicas foram ótimas. Já faço algumas delas!
    Um grande abraço!

  2. Prezado AA40! Que grata surpresa seu post. Gostei das suas dicas. Principalmente da "Respire" cheguei parar para respirar aqui! Gostaria de acrescentar uma dica, hehehe, pode? Espero que sim. Tem uma coisa que tem funcionado muito bem comigo, talvez funcione com mais pessoas. Quer saber o que é? É o conserto de minhas parafernálias. Celular e notebook quebrados, por exemplo, consertei e poupei muito. E vocês, costumam consertar as coisas ou correm logo comprar coisas novas?

    Forte abraço da família Sou Poupador!
    =)

    1. Claro que pode SP. Vc é um leitor de honra aqui ! Muito boa a dica. Antes de tentar consertar eu tento fazer manutenção preventiva como com o carro por exemplo. Celular e notebook com certeza vale a pena consertar em muitas vezes principalmente quando é só tela quebrada. Vc consegue comprar uma outra muito barata e vc mesmo consegue facilmente usando video no youtube realizar a troca. Isso vale para eletrodomesticos e muitas outras coisas. Youtube te mostra tudo hoje como fazer. Só não faz quem é preguiçoso mesmo. Forte abraço

    2. Não poderia concordar mais com a mentalidade de "conserte você mesmo". Eu gosto de comprar as coisas e usá-las até realmente não for mais possível consertá-las. Recentemente, por exemplo, a pulseira do meu relógio se desprendeu. Em vez de gastar uns R$20 pra comprar outra, eu a consertei: bastou um clip de papel e alguma criatividade.

      Abraço!

    3. Também sou adepto dessa! Infelizmente aqui no Canadá a mentalidade é bem diferente, dessa forma é difícil encontrar itens de reparo, mas não Impossível. Tanto uso muito as Thrift Stores aqui (“segunda mão”). Geralmente encontramos coisas muito boas em perfeito estado e uma pechincha.

      Executivo Investidor
      http://www.executivoinvestidor.com

  3. Olá AA40! Gostei das dicas do texto. São simples e, se praticadas, contribuem positivamente com o nosso bolso. Gostei especialmente da dica "Anote suas necessidades". Essa me ajuda bastante para refletir e ver o que realmente é necessário para comprar, mas priorizando o objetivo da independência financeira.

    1. Legal Luciana. Anotar ajuda muito ou mesmo saber o que comprar e não comprar outras coisas pq estão "baratas". Força de vontade conta muito. Abcs

  4. Esse ano vou gastar a segunda parcela do meu 13o pra viajar.

    Já atingi a meta desse ano (e passei em 20% o que pretendia inicialmente), tá bão.

  5. Ótimas dicas! Ando super adepta do comprar usado ou mesmo aceitar doações. Roupa de criança é uma coisa que quase nunca compro, acabo ganhando de amigos e repassando as antigas. Há 2 meses comprei uma cadeirinha pra bicicleta no mercado livre por metade do preço de uma nova. Além de economizar acho que comprar usados é sustentável. Varias pessoas guardam varias coisas por dó de jogar fora e ficam super aliviadas de passar adiante!

    1. Exatamente SS. Imagina a quantidade de coisas que as pessoas não estão mais utilizando e ficam guardando com dó de colocar fora. Revender ou doar é muito mais sustentável, humano e certo.
      Abcs

  6. Bom dia AA40, muito bem colocado! Um desafio que tive quando vim para o Canada foi manter o foco no “necessário”. Os preços são relativamente mais baixos que no Brasil, e o consumismo apesar de menos que nos EUA, ainda é bem maior que no Brasil. Nessas horas ajuda muito tem a Sra Executiva no mesmo “barco” e nos ajudamos nesse sentido de não gastar tanto em supérfluos.

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

  7. Caro AA40, sou leitor do seu excelente blog, mas comentei apenas poucas vezes… Não quero ser intrometido, mas tenho uma curiosidade e vou explicar pq: Vc foi sozinho ou com a família aí para os EUA? Estou numa situação parecida, com muita vontade de aceitar um período fora, mas a patroa não topa a ideia…

  8. Excelente post. Meus parabéns AA40 e muito obrigado por disponibilizar conteúdos de altíssimo valor e de forma gratuita.

    Forte abraço!
    Site de promoções e cupons de descontos das principais lojas nacionais e internacionais de compras online. É uma comunidade de ajudar pra que todos possam economizar através dos melhores descontos.

    Carlos – https://webpromocoes.com.br/

  9. Nesse ano enchi o carrinho de livros. Comprei 6 livros na amazon. 1 e-book a 1,99 e 5 livros grátis de história do Brasil pelo autor João Camilo de Oliveira Torres. Só garimpar as oportunidades que vc acha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *