Aqui estão os 5 mais comuns. Veja se você pode evitá-los:
1) Pagar mensalidades em academias sem utilizar
Inúmeros de nós somos atraídos para academias, particularmente em torno do novo ano. Mas essa resolução para finalmente emagrecer pode não só mexer com seu cérebro, mas também com sua carteira. Antes de entrar em um plano anual de academia, pense se realmente irá todos os dias ou no mínimo três vezes na semana. Se a resposta sincera for não, não desperdice dinheiro. Tente fazer um esporte como futebol, caminhada ou bicicleta que é mais realista e menos tedioso.
2) Desperdiçar comida
As vezes você compra naquela promoção coisas que não vai dar conta de consumir antes de estragar ou vencer. Pense duas vezes ao fazer isso.
3) Gastar mais que o necessário com restaurantes
Comer fora todos os dias ou muito seguido pode aumentar consideravelmente suas despesas mensais. Como regra geral os restaurantes cobram um percentual 300% acima do preço de custo do item servido. Se você está gastando muito com este item, reconsidere.
4) Fundos de investimentos/previdência com altas taxas de administração
Qualquer fundo de investimento ou previdência com taxa de administração acima de 1% é muito. Procure por fundos com bom histórico de performance que cobrem taxas razoáveis de adm.
Existem corretoras onde você já não paga nada para investir no Tesouro Direto por exemplo.
5) Investir muito conservadoramente quando jovem
Além de investir considerando os custos com taxas de administração, o investidor precisa arriscar um pouco mais quando ainda jovem no sentido de obter um rendimento superior. Ações com bons fundamentos são bons para isto, assim como aquelas com bom histórico de pagamento de dividendos. Alguns exemplos são Itaú e Ambev, além de outras. O ETF DIVO11 também pode ser uma boa pedida pois é composto das empresas que mais pagam dividendos sustentavelmente na bolsa brasileira.
Apenas se dar conta que estes pequenos desperdícios no dia a dia podem representar uma boa quantia ao longo dos anos e fazer pequenas mudanças no sentido de minimizá-las já vai lhe ajudar muito no caminho da independência financeira.