NÍVEL: INICIANTE
Muitos leitores aprendem sobre FIRE por acaso na internet via pesquisa ou viram o link em algum de nossos blogs parceiros, ou então já tem uma noção que juntando o suficiente é possível viver de renda mas não sabem que é um pouco mais complexo que isto quando juntamos inflação, macroeconomia, renda variável, etc.
Ao ler sobre FIRE (aqui no nosso blog mesmo no menu FIRE-FYM), no primeiro momento você tem duas reações quando descobre sobre FIRE:
Ignorar
Eureka!
Onde começar?
Quem teve a última reação é quem provavelmente está lendo este post até aqui. A última indagação é a mais comum. OK A ideia FIRE é super legal, mas por onde começar?
Como toda obra grandiosa e de longo prazo começa: Por um estudo inicial. Este estudo precisa, basicamente, de dados e estes dados seriam:
- Gastos / Consumo
Para este projeto precisamos de alguns dados básicos e o primeiro deles é conhecer seu padrão de consumo atual. Para isto precisa responder algumas questões como:
- Qual gasto mensal médio dos últimos 3 anos?
- Quais as três categorias que mais impactam meu orçamento
- Ganho mais que recebo? Quantos % ?
Para isto não tem jeito, se ainda não o faz regularmente, é preciso abrir a página do banco e/ou cartão de crédito e planilhar todos seus gastos mês a mês, indo, se possível, vários anos de volta no tempo. Faça disso um hábito e utilize aplicativos para isto.
Felizmente a maioria dos internet banking permitem exportar para excel a lista de gastos e saques. Basta adicionar uma coluna e classificar estes custos em categorias como: Moradia, transporte, alimentação, energia, viagens, etc.
2. Ganhos / Rendimentos
Tão importante quando analisar os gastos é analisar os rendimentos. Planilhe da mesma forma todos os rendimentos brutos e líquidos mensais, respondendo:
- Qual o ganho líquido mensal médio dos últimos 3 anos?
- Estes rendimentos foram estáveis?
- Qual a porcentagem média da renda preciso para cobrir minhas despesas mensais médias? Diminua este número de 100% e terá a sua taxa de poupança.
Pronto. Agora você tem insumo(dados) para analisar sua trajetória até aqui e traçar um plano básico para o futuro. Conforme o resultado da sua taxa média de poupança podemos dizer:
😀>20%
😐5-20%
😔<5%
3. Plano FIRE
- Se sua taxa de poupança for negativa você está encrencado e provavelmente possui dívidas. Se ela for menor de 5% você precisa focar em ganhar mais ou cortar custos para poder pensar em FIRE, já que para antecipar a aposentadoria ou obter a independência financeira é preciso considerar uma taxa de poupança de no mínimo 20%. O prazo para conseguir atingir a IF é diretamente proporcional a taxa de poupança como vemos aqui!
- Ao atingir uma taxa de poupança mínima de uns 20%, ai então partimos para a segunda etapa do plano, que é decidir no que investir e qual a alocação em cada tipo de ativo, fazer reserva de emergência dentre outros, mas isso é assunto para um próximo post.