Ícone do site AA40

Como começar a caminhada em busca de Independência financeira (FIRE) ?

NÍVEL: INICIANTE
Muitos leitores aprendem sobre FIRE por acaso na internet via pesquisa ou viram o link em algum de nossos blogs parceiros, ou então já tem uma noção que juntando o suficiente é possível viver de renda mas não sabem que é um pouco mais complexo que isto quando juntamos inflação, macroeconomia, renda variável, etc.
Ao ler sobre FIRE (aqui no nosso blog mesmo no menu FIRE-FYM), no primeiro momento você tem duas reações quando descobre sobre FIRE:

Ignorar

A primeira e mais comum é ignorar completamente dizendo a si mesmo coisas do tipo “Ah isso não é pra mim”, “isso é coisa pra quem ganha muito bem”, “eu quero é aproveitar a vida e não viver poupando”, “isso é coisa de pão duro”, “coisa de avarentos”, dentre muitas outras. Isto é chamado de auto-sabotagem !

Eureka!

A segunda reação, de quem tem uma mente mais aberta é: “Puxa, legal, não sabia que era possível viver de renda”, “a regra dos 4% é algo que abre possibilidades”, “FIRE pode mudar minha vida” “interessante, mas por onde começar? “.

Onde começar?

Quem teve a última reação é quem provavelmente está lendo este post até aqui. A última indagação é a mais comum. OK A ideia FIRE é super legal, mas por onde começar? 

Como toda obra grandiosa e de longo prazo começa: Por um estudo inicial. Este estudo precisa, basicamente, de dados e estes dados seriam:

  1. Gastos / Consumo

Para este projeto precisamos de alguns dados básicos e o primeiro deles é conhecer seu padrão de consumo atual. Para isto precisa responder algumas questões como:

Para isto não tem jeito, se ainda não o faz regularmente,  é preciso abrir a página do banco e/ou cartão de crédito e planilhar todos seus gastos mês a mês, indo, se possível, vários anos de volta no tempo. Faça disso um hábito e utilize aplicativos para isto.
Felizmente a maioria dos internet banking permitem exportar para excel a lista de gastos e saques. Basta adicionar uma coluna e classificar estes custos em categorias como: Moradia, transporte, alimentação, energia, viagens, etc.

    2. Ganhos / Rendimentos

Tão importante quando analisar os gastos é analisar os rendimentos. Planilhe da mesma forma todos os rendimentos brutos e líquidos mensais, respondendo:

Pronto. Agora você tem insumo(dados) para analisar sua trajetória até aqui e traçar um plano básico para o futuro. Conforme o resultado da sua taxa média de poupança podemos dizer:

😀>20%
😐5-20%
😔<5%

    3. Plano FIRE

E você caro leitor, como descrobriu FIRE e qual foram seus primeiros passos? Compartilhe abaixo nos comentários: 





Sair da versão mobile