Ícone do site AA40

O custo de manter uma vida social

O custo de manter uma vida social
A maioria de nós frugais que está na busca da vida FIRE se depara constantemente com uma difícil decisão. Happy hour, jantares e festas em grupos. Ir ou não ir, eis a questão ! Muitas pessoas mais extrovertidas dão muita importância a isso, enquanto a maioria de nós, introvertidos, não ligamos de não mantermos nossos laços sociais tão amarrados.

Uma pesquisa nos EUA mostrou que 73% dos millenials já “ficaram no vermelho” por causa de atividades sociais com amigos.
Nossa vida social é muito concentrada ao redor de comida e bebida, no Brasil principalmente bebida. Happy hour com os amigos do trabalho, da faculdade, shopping, balada, etc. Sabemos bem que este hábito é inimigo mortal do seu orçamento mensal porém é muito difícil mudar ou dizer não sempre. 
Uma das dicas dos FIREs americanos é sair na frente, ou seja, propor atividades que vão machucar menos seu orçamento e propor antes que os outros proponham um happy hour naquele bar mais caro do bairro. Por exemplo, uma pedalada com os amigos no final de semana, jogar poker ou vídeo game, um show grátis no parque, um daqueles jantares na casa de alguém onde cada um leva algo, etc.

O Poder do não

Um vídeo bem bacana sobre como falar não para coisas que você não gosta ou precisa evitar para focar no seu objetivo é da Nathalia do canal Me Poupe! Assista aqui.
Toda vez que você não quer fazer algo mas faz mesmo assim por pressão de alguém você se lasca
Isto é verdade. Você cede a pressão de ir no tal do happy hour, chegando lá o pessoal começa a beber sem controle, o pessoal começa a sair e deixam a conta toda ou boa parte para você pagar? Já não aconteceu com você? Sempre tem aqueles amigos folgados que fazem isso.

Limite


Você não deve ignorar todos os convites de happy hour com seus amigos ou logo ninguém mais o convidará e será isolado. Você precisa ter um sistema para sair sem esvaziar totalmente sua carteira. Impor um limite, ir apenas uma vez ao mês por exemplo. Separe um pequeno orçamento para tal e não o ultrapasse por nada. 

Sinceridade

Outra boa forma de se livrar da tentação é ser sincero, dizer que está no vermelho, com dívidas toda vez que alguém propor uma atividade cara que você acha que não vale a pena. Lembre-se do nosso post: Pense em FIRE como uma dívida que você tem que pagar e use isto em seu favor.

Você se torna como um deles


Jim Rohn, um famoso palestrante motivacional costuma falar que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo, e isso também vale para a sua vida financeira.
Se seus amigos estiverem focados em se tornarem bem-sucedidos financeiramente, provavelmente você obterá sucesso financeiro também. Se sua turma está acumulando dívidas de cartão de crédito no bar todo final de semana, você provavelmente acabará no mesmo barco. Escolha as pessoas com quem você gasta seu tempo com sabedoria. Um amigo que era muito divertido nas festas da faculdade pode não ser a melhor pessoa para se cercar se você quer construir uma vida FIRE no futuro.
Você que busca um(a) companheiro(a) frugal para um relacionamento provavelmente não vai encontrar em bares caros e na noite. Pessoas naturalmente frugais vão evitar estes locais, mas poderão ser encontradas em programas de voluntariado, festas comunitárias, parques, praticando esportes, etc.

Falando em networking

Acontecerá em breve o Chautauqua FIRE 2018. Não sabemos de algum brasileiro que tenha participado de algum Chautauqua alguma vez então fica a dica para socializar com os maiores FIREes do mundo: https://www.fichautauqua.com/ 




Sair da versão mobile