Ícone do site AA40

A maioria das pessoas não levarão FIRE a sério. Mas isto não é ruim !

Depois das reportagens sobre FIRE publicadas pelo G1 da Globo, pelo Uol e vários outros veículos, todos copiando a mesma reportagem da BBC, comecei a receber inúmeros emails de pessoas e mesmo veículos de notícias que leram e acabaram encontrando o blog AA40. 
Embora a reportagem não mencione a comunidade FIRE brasileira – acho que a maioria nem imagina que existe uma – os leitores acabaram pesquisando no Google sobre o tema e nos encontrando. A maioria felizmente são de elogios, surpresa com a ideia, buscando entender melhor o que e como fazemos, etc.

Para a minha surpresa fui contatado pelo canal de TV GNT buscando aposentados antes dos 40 para participar de um programa deles, porém, como sabem, todos (inclusive eu) querem permanecer anônimos e não querem dar as caras. Além disso a maioria de nós da blogosfera e leitores ainda não chegamos lá e estamos em busca de atingir FI e/ou RE. Provavelmente daqui a alguns anos teremos vários exemplos de FIREes brasileiros, sendo o SRIF365 um dos primeiros que chegou lá. Se mesmo assim tivermos algum leitor que já atingiu FIRE antes dos 40 e quer falar na TV em nome da comunidade FIRE, por favor me envie um email.

Os comentários nas reportagens

Uma das coisas mais interessantes sobre estas reportagens são os comentários que elas recebem. Veja abaixo uma seleção dos “melhores” comentários. Quer ver mais clique nos links das reportagens acima e divirta-se !

Fonte: recorte de tela do sites g1 e uol em 21/112018

Acima alguns exemplos dos mais diversos comentários. Obviamente preservamos as identidades de quem postou, mas percebe-se de tudo. Os primeiros por exemplo nota-se claramente que não possuem o mínimo de noção de finanças e matemática financeira, quiça sabem o conceito de juros já que simplesmente multiplica os rendimentos por 20 anos. Einstein se revira em seu túmulo !
Assumem que o sujeito passará 20 anos ganhando um salário mínimo e não fará nada de proativo para ganhar um pouco mais! Uma pessoa com tamanho grau de acomodação não merece ser FIRE !
Depois vemos a falta de noção sobre impostos e mal sabem eles que a carga tributária do Brasil é inferior a muitos dos países citados na reportagem e o investimento na “poupança” e seus 3%aa e inflação em 20%. Outros apelam para o “viver na miséria” e deixar para a família. Enfim, escolha o melhor. 
Vocês poderiam achar que o AA40 fica triste ou revoltado com estes comentários, mas pelo contrário. Isto me deixa até aliviado pois quem comenta e a maioria dos leitores não tem noção do que estão falando e é por isso que não acreditam ser possível. Isto só prova que o problema é com eles e a falta de educação e não com a falta de dinheiro ou por viver em um país como o Brasil como alegam. 
Isto faz do nosso trabalho de educação financeira do AA40 e da blogosfera cada vez mais importante e necessário.

FIRE não é para todos e isto é bom !

Do ponto de vista financeiro e exequibilidade, FIRE é sim para todos, mas vamos ser realistas aqui, poucos farão o que é preciso para ser FIRE, e isto é bom. Se todos ou uma grande parte da população atingisse FIRE antes dos 40 seria simplesmente insustentável para a economia. Não existiria crescimento econômico com boa parte da população não produzindo bens e serviços. Como as ações das empresas iriam crescer e pagar dividendos? 
Felizmente poucos levarão FIRE a sério e poucos farão o que é necessário para atingir a meta e isto não é ruim de forma alguma. E nós que vamos conseguir, precisamos muito daqueles que postam comentários como os acima, pois são justamente eles quem trabalharão para que as empresas cresçam e deem lucros e nossas ações possam aumentar de preço e pagar dividendos cada vez maiores ! São eles quem pegarão empréstimos pagando juros altos para que nossos CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, ações de bancos, de seguradoras, de construtoras e muitos outros possam crescer e render JUROS para nós FIREEs. Nós precisamos da manada!
Você sabe (se leu nossa página do comece aqui) que a velha desculpa do “ganho pouco” não cola. Você sabe que FIRE não busca viver uma vida miserável. O verdadeiro FIREe sabe de tudo isso. Ignore as críticas da manada e siga seu plano!

Quem quer se dar uma chance, estaremos aqui

Estaremos aqui para aquelas pessoas que já se deram conta que estão na corrida de ratos. Muitos dos ratos não conseguem se dar conta que estão no labirinto então eles não buscam uma saída. Sabem que não está legal mas não sabem o por quê e ai culpam o país onde nasceram. Quem sabe se tivessem nascido no Congo seria melhor ?! 
Quando estes ratos, mais cedo ou mais tarde, (esperamos) se derem conta disso, estaremos aqui, o AA40 e toda a firesfera pronta para oferecer gratuitamente ajuda, dicas, sugestões e, acima de tudo, uma comunidade de pessoas com ideias similares e um único objetivo geral, o de conquistar a liberdade financeira !


Relacionado

Sair da versão mobile