Ícone do site AA40

O principal sabotador do seu plano de independência financeira

[Antes de mais nada gostaria de pedir a vocês para responderem a pesquisa benchmark sobre FIRE no Brasil – Dura menos de 5 minutos e vai nos ajudar a traçar o perfil e estudar melhor os membros da comunidade FIRE brasileira e é claro publicaremos aqui para vocês ]

OK, não é a única coisa mas certamente uma das maiores sabotadoras de que querem alcançar FIRE um dia é a inflação do seu estilo de vida.

Pode parecer um neologismo FIRE mas não é. Veja por que: A maioria de nós entra para o mercado de trabalho lá pelos 25 anos de idade. Recebe os maiores aumentos e promoções no final dos 20 e durante os 30 e tantos anos. Esse é o estágio em que nossa receita cresce muito.

A armadilha em que a maioria das pessoas entram é se deslumbrar com este dinheiro entrando todo mês. Você pode comprar mais coisas e serviços e de repente você descobre que você não pode mais viver sem essas coisas que nunca antes teve na vida. Uma vez que adicionamos algo ao nosso estilo de vida, é muito difícil voltar atrás, mesmo que possamos dizer a nós mesmos que podemos.

É igual um viciado em algo admitir que é um viciado e fazer algo , é muito raro !

Faça você mesmo, o famoso DIY

O problema disso é que uma vez que essas despesas se tornam rotineiras acaba consumindo muito dinheiro que você poderia estar economizado e investindo.

Quando se observa as pessoas que alcançaram FIRE tanto aqui quanto no exterior, a maioria delas não inflacionou seu estilo de vida e permaneceu relativamente frugal durante toda sua vida e gastar mais não faz diferença no psicológico daquelas pessoas.

Não existe isso de uma pessoa descobrir FIRE hoje e decidir amanhã “Vou viver como um monge por 15 anos por que preciso me aposentar cedo”. Não ! Isso não se sustenta. A menos que você ganhe rios de dinheiro, é preciso ter uma afinidade natural com a frugalidade a fim de não cair em tentação.

Além disso é preciso ter muito cuidado com as coisas novas que você introduz em sua vida que rapidamente se tornam parte do seu estilo de vida e são difíceis de se livrar, por exemplo: Depois de comprar um carro novo, você quase nunca comprará usado de novo. Depois de contratar alguém para limpar sua casa uma vez por semana, você nunca mais vai querer lavar um banheiro novamente.

Porém, você tem que perceber que não são R$ 120 nesta semana mas serão R$ 120 por semana pelo resto de sua vida pela simples decisão de não limpar sua casa você mesmo ! Mais de 300 mil reais em 50 anos apenas neste item. Agora some todos os outros !

Portanto, preste muita atenção nos itens recorrentes que você adiciona a seu estilo de vida e faça os cálculos para o longo prazo. Logo você percebe que os  itens esporádicos como tomar um café ou uma cerveja com os amigos de vez enquanto não impacta quase nada quando comparado aos itens recorrentes.

Tendo consciência que consumir menos é uma habilidade que se pode aprender, além não introduzir coisas e hábitos em sua vida que serão difíceis ou impossíveis de se livrar, você ficará surpreso com o quão mais rápido podemos alcançar FIRE !


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Sair da versão mobile