Hoje vamos falar um pouco sobre a estratégia de investimentos e geração de renda através de dividendos, e também um pouco sobre a estratégia Bogleheads, uma das preferidas da galera FIRE nos EUA
A estratégia Bogleheads
Você já deve ter ouvido falar no termo. Bogleheads* remete ao grande investidor e criador da Vanguard, John ou “Jack” Bogle que faleceu em Janeiro de 2019. Ele foi quem inventou e criou o primeiro fundo de índice nos EUA.
Bogle, assim como a maioria de nós FIREEs, defendia poupar regularmente, ter uma ampla diversificação de investimentos, a adesão ao um PIP e segui-lo independentemente das condições do mercado. Existe um wiki blog dedicado inteiramente a esta estratégia que mais é uma filosofia de investimentos, veja
A Filosofia Bogleheads
- Desenvolver um plano viável
- Começar cedo e investir com frequência
- Nunca corra muito risco ou pouco risco. Siga seu perfil de risco
- Nunca tente adivinhar o tempo mercado
- Use fundos de índice (EUA)
- Mantenha os custos de investir o mais baixo possível
- Diversifique
- Minimize impostos (Não gire patrimônio)
- Mantenha uma estratégia simples
- Mantenha-se no curso não importando como esteja o mercado
O wiki blog www.Blogeheads.org mantem conteúdo sobre o tema e também uma página com quem quer colaborar adaptando a estratégia para os outros países.
Confira aqui os países já na lista e quem sabe não seja você a colaborar e adicionar o Brasil a ela.
- 2. Investing in and from European Union countries
- 3. Investing in and from non-European Union countries
- Fonte: Wiki Blog Bogleheads
A estratégia DGI – Crescimento de Dividendos
Outra forma de se gerar renda é via investimentos em boas empresas pagadoras de dividendos que aumentem estes pagamentos todos os anos. Esta forma geralmente é conhecida como DGI (Dividend Growth Investing) e preferida por aqueles que querem ter um envolvimento maior na escolha das ações (stock picking) e tem um bom conhecimento de análise financeira, balanços, resultados, etc, ou seja, uma minoria.
Estas empresas pagadoras de dividendos crescentes estão principalmente nos EUA e na bolsa de lá, já que no Brasil ainda não temos empresas com histórico de pagar regularmente dividendos aumentando-os por décadas como existe nos EUA.
Uma empresa pagar dividendos é a prova definitiva que ela está tendo lucro e gerando caixa naquele momento, já que é necessário ter um fluxo positivo para pagar os dividendos, já que são pagos em dinheiro direto do caixa da empresa.
São empresas que vendem produtos e serviços para milhões de pessoas, empregam outros milhares e quando você coloca seu dinheiro em uma boa empresa dessas você está fazendo com que esta máquina toda trabalhe gerando renda para você 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Uma empresa que não pague dividendos vai depender apenas do crescimento orgânico para lhe dar retorno (apenas preço da ação), ao passo que recebendo uma porcentagem em dividendos é uma das melhores maneiras de gerar retornos no longo prazo, já que parte do retorno já é praticamente garantido na compra (yield on cost) além de, por serem precificadas pelo seu fluxos de caixa, geralmente não sofrerem tanto em um mercado de baixa. Além disso ao reinvestir este dividendo você estará comprando mais “pedaços” daquele negócio e acelerará a “mágica dos juros compostos”.
Dividendos são ótimos, mas o que realmente importa é o retorno total
Dividendos importam por que eles são a evidência que empresa está tendo lucro, como falamos. Sem lucro não há dividendos e ninguém quer comprar partes de uma empresa que não da lucro.
Porém, como estratégia FIRE não devemos buscar apenas dividendos mas sim focar no retorno total. Isto por que empresas que pagam dividendos podem e vão parar de pagar se acontecer qualquer problema mais grave (dezenas de empresas pararam de pagar dividendos na pandemia de 2020, inclusive a Shell, o que ninguém imaginaria). Nenhuma empresa é obrigada a pagar dividendos. Tampouco é interessante se uma empresa pagar 5%aa em dividendos mas suas ações caírem 10%aa todo ano, certo? Retorno total é o que devemos realmente olhar no final ao analisar uma empresa. Como fazer isso?
O Número Chowder
A regra e número Chowder tentam identificar uma ação de dividendos de alto crescimento adicionando o rendimento de dividendos atual e o crescimento de dividendos nos últimos 5 anos.
Chowder: Yield atual + crescimento de dividendos em 5 anos = Retorno total.
Chowder estabeleceu as seguintes diretrizes para si mesmo, mas elas são para que você as adapte ao seu estilo de investimento. Seu pensamento inicial com base em sua pesquisa foi a meta de rendimento de dividendos de 3% e crescimento de dividendos de 5% para um retorno total de 8%aa. O objetivo da regra Chowder é criar uma taxa de crescimento anual composta de longo prazo de mais de 8%. Porém como nem todos os setores são iguais, ela tem ainda 3 regras adicionais:
A regra Chowder é aplicada de forma diferente para diferentes ações. Os critérios e regra estão abaixo:
Regra 1: Se a ação tiver um rendimento de dividendos superior a 3%, sua taxa de crescimento de dividendos de 5 anos mais seu rendimento de dividendos deve ser superior a 12%.
Regra 2: Se uma ação tem um rendimento de dividendos inferior a 3%, sua taxa de crescimento de dividendos de 5 anos mais seu rendimento de dividendos deve ser superior a 15%.
Regra 3: Se uma ação for uma empresa de (Utilities) serviços públicos, sua taxa de crescimento de dividendos de 5 anos mais seu rendimento de dividendos deve ser maior que 8%.
Exemplo
- Caterpillar (CAT)
-Rendimento Yield dividendos: 4,1%aa
-Taxa de crescimento 5-a: 9,0%
-Chowder mínimo: 12% porque o rendimento de dividendos é superior a 3%
-Número Chowder : 13,1% (boa empresa, acima de 12, porém precisa-se comparar com as outras do mesmo setor usando outros critérios como preço justo, dívida/lucro, etc)
A Lista CCC que você pode baixar aqui, já possui o número Chowder calculado para você, ai é só aplicar outros filtros com base nas suas preferências.
Confiar em dividendos para viver FIRE não é uma estratégia sólida, mas sim complementar ao retorno total. Muitos FIREEs e aposentados se deram muito mal nas crises quando mais precisavam de dinheiro e os dividendos simplesmente sumiram. Pense nisso!
Como receber dividendos todas as semanas do ano?
Me deparei com uma estratégia muito interessante em um dos sites mais acessados sobre dividendos nos EUA.
A estratégia consiste em comprar estrategicamente lotes de ações de apenas 12 empresas que pagam dividendos em meses e semanas diferentes durante o ano para formar uma carteira que pague dividendos todas as semanas e você poder usar este dinheiro para ir ao supermercado, colocar gasolina, pagar aluguel, etc.
Mas como funciona? **
Por exemplo, o Wal-Mart Stores Inc. (WMT) paga dividendos em janeiro, abril, junho e setembro. O Blackstone Group (BX)** emite pagamentos em fevereiro, maio, agosto e novembro. A Johnson & Johnson (JNJ) tem um cronograma de pagamento de março, junho, setembro e dezembro. Além disso eles pagam em semanas diferentes durante o trimestre. Portanto, na tabela abaixo vemos uma carteira que nos paga dinheiro toda semana. Não gostou de alguma dessas empresas? Basta procurar uma alternativa a altura que pague dividendos nos mesmos períodos da que quer remover.
Fonte: Dividend.com (Clique para aumentar) |
Um total de 12 ações é tudo o que você precisa para ter um pagamento de dividendos a cada semana do ano. Essa estratégia pode garantir que seu portfólio gere renda estável, independentemente do ciclo de mercado, porém é preciso estar sempre atento a saúde financeira das mesmas e ao menor sinal de perigo substituir por uma de mais qualidade.
ESPERE: Antes de sair investindo nos EUA recomento a entender bem como os impostos funcionam pois estes são, sem dúvida, a pior parte de investir: Confira aqui e AQUI
**Atenção: AA40 não recomenda todas estas empresas, são apenas exemplos das estratégias que são possíveis traçar com um pouco de criatividade. Quem sabe você consegue montar uma estratégia para receber dividendos todo dia útil? Compartilhe abaixo sua opinião.