Ícone do site AA40

Feliz 2025 ! Algumas novidades e um resumo de 2024.

Olá Pessoal. O AA40 anda meio sumido do blog ultimamente. A firesfera não morreu em 2024 mas anda mal e devagar. O número de acessos só diminui enquanto vemos uma migração massiva para novas mídias como TikTok, Youtube, podcasts onde os gurus dominam. Fica difícil competir, mas vamos manter este espaço raíz para os poucos que buscam a independência financeira tradicional, sem esquemas de enriquecimento rápido ou dicas de trade da moda.

Uma palavra para resumir 2024: DIFÍCIL. Tanto na vida pessoal de quem vos fala, como também no financeiro, principalmente nos investimentos mantidos no Brasil, as coisas não foram bem. AA40 acumulou pífios 3,99% de rendimento neste ano na carteira no Brasil, enquanto a Selic com “risco zero” deve fechar o ano com média perto dos 12%. Isto que dá tentar ainda ter alguma exposição em renda variável no Brasil, mas faz parte – não vendi mas não compro mais. Um ano cai, o outro sobe (ou não).

Para resumir, os ativos brasileiros terminaram o ano atrás de todos os principais pares mundiais, com o real registrando sua maior queda desde o choque da pandemia em 2020, com desvalorização de cerca de 27%. A bolsa e seu índice Ibov encerrou 2024 com queda de 10,36% aos 120283 pontos. Já nos EUA, mais um ano de rendimento acima dos 20%, mas até quando isso dura? Goldman Sacks está bem pessimista quando aos EUA na próxima década. leia.

Uma novidade bacana para a renda fixa brasileira é que o Tesouro Direto e a B3 vão mudar aquela cobrança de custódia absurda a cada 6 meses que era retirada da sua conta corrente e você poderia entrar no cheque especial se não prestasse atenção. A taxa passará a ser cobrada só quando houver algum tipo de movimentação das aplicações ou no pagamento de juros semestrais. Atualmente, a cobrança é feita duas vezes ao ano. A taxa cobrada será mantida em 0,2% ao ano sobre o saldo total investido em títulos do Tesouro. Segundo o Tesouro Nacional e a B3, a nova forma de cobrança será feita de forma proporcional ao período em que foi feito o investimento. Essa nova sistemática vai acabar com a necessidade de o investidor ter de se preocupar em ter quantias na conta para honrar as antigas cobranças semestrais. Assim este investimento se torna mais acessível e em linha com plataformas de investimentos profissionais.

2025 começa prometendo ser bastante conturbado, como de costume ou pior. Com Trump vindo ai e prometendo chacoalhar os EUA e o mundo, as coisas serão interessantes e os mercados prometem muita volatilidade. A situação fiscal brasileira em frangalhos, sem contar com as mudanças climáticas e seus efeitos ganhando força. MAS…..Tenha sempre em mente que o curto prazo não importa. Tenha seu plano desenhado para os momentos bons e ruins e não ajuste o curso em meio a tempestade. Siga aportando, mantendo suas alocações proporcionais ao seu plano e evite ficar ligado nas notícias o tempo todo. Com isto, você só tem a ganhar e não girar patrimônio a toa.

Assim que saírem os dados de todos os índices, inflação e outros para 2024, vamos publicar o aguardado post da primeira TSR oficial para o Brasil agora com 30 anos de Plano Real! Fiquem ligados. Enquanto isso fica o convite para usarem o FIRE-DASH para acompanhar sua jornada (não precisa entrar dados pessoais) e também para responder o questionário FIRE 2024 já que temos poucos participantes nessa edição.

Feliz 2025 a todos e bons investimentos !

Sair da versão mobile