Descubra o FIRE-DASH – A ferramenta que faltava para a comunidade FIRE brasileira.

O FIRE-DASH está oficialmente aberto!

Se você já notou o banner no site do AA40 ou se já teve a chance de testá-lo (agradecemos muito aos beta testers que nos ajudaram), agora é hora de mergulhar de cabeça nessa ferramenta super útil que vai te ajudar a alcançar seus objetivos FIRE!

O que é o FIRE-DASH?

O FIRE-DASH é um painel dashboard dedicado à comunidade FIRE brasileira. Inspirado no FI-Laboratory do Madfientist, ele foi criado para atender às necessidades específicas dos aspirantes FIRE do nosso país.

Com o FIRE-DASH, você pode:

  • Registrar seus fechamentos mensais: Insira suas receitas, despesas, investimentos, metas e outros dados financeiros para ter uma visão completa da sua situação financeira.
  • Acompanhar seu progresso: Monitore seus indicadores FIRE, como taxa de poupança, tempo para alcançar a independência financeira, Coast FIRE e muito mais.
  • Visualizar seus marcos: Comemore cada conquista na sua jornada FIRE, desde a primeira vez que você atingiu sua taxa de poupança ideal até o dia em que você finalmente se tornará FIRE!

Por que usar o FIRE-DASH?

  • Fácil de usar: A interface intuitiva do FIRE-DASH torna o acompanhamento de sua jornada FIRE mais simples e prazerosa;
  • Personalizável: Adapte o FIRE-DASH às suas necessidades e objetivos específicos. Mude suas configurações e veja seus números mudarem e se adaptarem ao novo cenário;
  • Gratuito: O FIRE-DASH é uma ferramenta gratuita, disponível para todos os membros da comunidade FIRE brasileira e mesmo aqueles não-FIRE que querem acompanhar seus números.

Segurança

É natural se preocupar com a segurança de seus dados ao usar qualquer ferramenta online, e o FIRE-DASH não é diferente. No entanto, queremos garantir que sua segurança é nossa prioridade e que tomamos todas as medidas necessárias para proteger seus dados.

Seu FIRE-DASH, tão seguro quanto sua conta em uma rede social:

  • Proteção contra hackers e contas falsas: Implementamos as ferramentas de segurança da Cloudflare, as mesmas utilizadas por inúmeros sites e redes sociais, para proteger contra ataques e atividades maliciosas.
  • Criptografia de ponta a ponta: Contamos com certificado SSL (o cadeado digital que você vê na barra de endereço do navegador) que encripta seus dados durante a transferência, garantindo que apenas você e o FIRE-DASH possam acessá-los.
  • Práticas de segurança de última geração: Seguimos as melhores práticas em segurança para PHP e JavaScript com auxílio de AI, minimizando riscos de vulnerabilidades.

Sua privacidade em primeiro lugar:

Entendemos que a privacidade é importante para você e sabemos que nenhum sistema é imune. Por isso, você pode escolher não usar seu nome verdadeiro no FIRE-DASH. Basta inserir um e-mail válido e sua data de nascimento (mês/ano é suficiente) para garantir que os cálculos sejam precisos. Acreditamos que a segurança e a confiabilidade são essenciais para o sucesso do FIRE-DASH. Estamos constantemente aprimorando nossas medidas de segurança e trabalhando para garantir que seus dados estejam sempre protegidos.

Como funciona?

Para iniciar:

  • Cadastre-se na página inicial.
  • Receba um link por email para confirmar seu registro.
  • Clique no link recebido para ativar sua conta

O Dashboard

Ao entrar no FIRE-DASH, você verá a seguinte tela. Em (1) você encontrará alertas e é assim que nós vamos chamar a atenção de vocês para coisas novas, configurações que precisam de atenção, notícias de importância para nós FIREEs, etc. Ainda em (1) você contra o menu de perfil onde você adicionará dados ao seu dashboard. Ao clicar em “Entrada de dados” você poderá entrar com seus dados de fechamento mensal (patrimônio, renda, gastos do mês). Estes dados ficarão abaixo dos gráficos no dashboard como mostrado abaixo na imagem. Além disso no menu de perfil você poderá configurar seus dados como TSR a usar, taxa de retorno e inflação a usar, meta de patrimônio, idade desejada para ser FIRE, e quantos meses você quer usar para calcular as médias de gasto e renda, etc. Para iniciar já carregamos um padrão para você, mas você poderá alterar como quiser.

Em (2) você encontrará seus indicadores FIRE. Métricas importantes como médias de gasto e receita, saque corrente estimado naquilo que você já tem investido, patrimônio atual (último mês entrado). Em (3) os indicadores de progresso FIRE como taxa de poupança, porcentagem da meta FIRE e da meta pessoal configurada. Em (4) a estimativa de tempo estimado para atingir FIRE mantidos as CNTPs, ou seja, rendimentos, inflação e gap – valor que sobra para investir em média. Em (5) o valor estimado que você precisa ter hoje para iniciar Coast FIRE na idade configurada.

Em (6) e (7) você verá seu histórico de dados entrados em gráficos. Por isso incentivamos você a inserir muitos meses de histórico de dados que você talvez tenha em planilhas para que os gráficos comecem a mostrar uma tendência para você. Em (8) temos o tradicional termômetro FIRE. Ele mostra quantas vezes seus gastos médio mensal você já possui e, baseado na TSR padrão, quando você se aproximar de 300 vezes investidos, você já seria FIRE pelos parâmetros médios adotados internacionalmente pela comunidade FIRE.

Em (9) temos algo exclusivo. Um pequeno memento mori que mostra sua idade em relação a uma expectativa de vida média (usamos IBGE 2050) para inspirar você a buscar equilíbrio e lembrar-se que seu tempo é finito e o valor que está poupando e juntando é para usufruir um dia e curtir a jornada e não apenas focar no objetivo final; ainda nomeamos as décadas de vida como conhecidas popularmente com ajuda de AI.

Em (10), projetamos seu patrimônio atual e possível investimentos do seu GAP para os próximos 30 anos. Além disso plotamos onde seu patrimônio poderá (esperamos) cruzar com suas linhas de meta FIRE e meta pessoal.

Em (11), estamos elaborando um sistema de orçamento com ferramentas especiais para investidores FI brasileiros. A meta é ter algo como a Empower/Personal Capital tem nos EUA, mas logicamente isto vai demorar e vai requerer bastante investimento de nossa parte, além de acesso ao open banking brasileiro que ainda está no início. A ideia é esta, ao menos.

O que você precisa fazer ao iniciar?

Neste momento o FIRE-DASH é muito simples. Você só precisa fazer duas coisas ao iniciar:
1) Quando você se cadastra e acessa pela primeira vez, você verá os painéis em branco. Você precisa adicionar registros dos seus fechamentos mensais passados na tabela ao final do dashboard ou usando o menu de perfil.
Clique Adicionar e selecione qual ano e mês o registro se refere. Entre com sua renda mensal, seu gasto mensal naquele mês selecionado e qual era o seu patrimônio naquele fechamento. 


Pronto. Salve o registro. Você pode adicionar meses e anos anteriores sem limite, se você possui os dados em planilhas por exemplo. Adicione o máximo de registros possíveis para ter um retrato mais fiel de suas médias e progresso até aqui.
2) Segunda coisa que você precisa fazer é ajustar as suas configurações e preferências. Clique em configurações no menu lateral ou no menu em seu menu de perfil.
Uma tela com configurações padrão já carregadas para você será mostrada. Nela você pode alterar qual o retorno bruto a ser utilizado nos cálculos, qual a inflação anual média de sua preferência, a sua Taxa Segura de Retirada (TSR) que deseja utilizar, tipo de FIRE que quer, patrimônio alvo, idade que deseja ser FIRE ou Coast FIRE além do número de meses a ser utilizado para os indicadores de média no dashboard. Tudo isto você pode personalizar.


Cada painel indicador possui uma breve explicação do que está sendo mostrado. Basta clicar sobre cada um e uma janela de contexto aparecerá no canto inferior direito mostrando detalhes para você.

Feedback

No menu de perfil você encontrará um link para nos enviar feedbacks. É muito importante que você nos envie o que está achando do Dashboard, dicas, sugestões, problemas encontrados, para que possamos corrigir e melhorar ele para você. Não deixe de nos enviar um feedback após usar o dashboard algumas vezes.

Para começar, é isto. Bem simples e a partir disso adicionaremos novas funcionalidades com o tempo, mas por enquanto você já pode ver alguns indicadores e acompanhar mês a mês seus dados e o progresso da sua jornada FIRE.

Esperamos que este pequeno presente lhes sejam útil. Deixe seus comentários, impressões e sugestões abaixo.

Compartilhe com seus amigos e familiares que também desejam alcançar a independência financeira!

#FIRE #FIRE-DASH #ComunidadeFIREBrasileira

24 thoughts on “Descubra o FIRE-DASH – A ferramenta que faltava para a comunidade FIRE brasileira.

  1. AA40 se superou agora! Além de contribuir muito com conteúdo ainda cria ferramentas para nos ajudar. Super! será muito útil para a minha jornada FIRE!

  2. Cansado de comentar isso, mas vc faz me obriga: Parabéns pela iniciativa! kkkkk
    Sério, seu blog é um acalento aqueles que buscam o FIRE no Brasil.
    Abraços

  3. Muito legal a iniciativa. Eu como um cachorro velho com dificuldades em aprender novos truques vou continuar com a minha velha planilha com backup em um SSD separado.
    O principal problema que eu enxergo nesses serviços é que de uma hora para outra eles podem ficar indisponíveis, então não confio nem em bancos, nem em corretoras e mantenho um registro próprio das minhas aplicações.
    Abraços.

    1. Entendo sua preocupação Mendigo. Tanto que estamos fazendo uma função que você poderá exportar seus dados para um arquivo de Excel (csv). Os dados são seus e devem estar disponíveis para você exportar caso não queira mais usar o sistema. Estará disponível em breve. Abcs

  4. olá AA40,

    Parabéns pela iniciativa, sou da opinião que mensurar nosso progresso facilita alcançar o sonhado FIRE ou IF. O site e controle do MADFIENTIST é muito bom e tenho utilizado algumas ideias dele no mundo corporativo.

    O FIRE-DASH está bem limpo e fácil de utilizar, com ferramentas bem intuitivas.

    Fiz minha inscrição, loguei no site e carreguei dados do último ano, nos fornece uma sensação ótima perceber a evolução do patrimônio. Percebi que você inseriu uma ferramenta de exportação, mas senti falta de uma ferramenta de importação.

    Abraços,

    1. Obrigado VAR. Realmente falta ainda a importação mas é bem mais complexo de desenvolver devido a variedade de dados e formatos, mas está na lista de produção junto com os feedbacks que estamos recebendo dos usuários. Como comentei acima, teremos uma versão PRO com uma mensalidade para poder arcar com os custos de desenvolver ferramentas extras e o módulo e app de orçamento. Ainda estamos estudando a viabilidade financeira deste projeto FIRE-DASH PRO, mas se tivermos uma boa recepção e um número x de usuários no gratuito dentro de 6 meses, teremos nossa resposta. Abcs

  5. Excelente iniciativa pela criação e disponibilização da ferramenta FIRE-DASH. Uma ferramenta incrivelmente melhor do que muitas pelas quais se cobram valores consideráveis. Isso só comprova a generosidade e o intuito de educar e ajudar na evolução do próximo da Comunidade AA40.
    Muita gratidão!!!
    Sou cada vez mais fã de vocês!!!

  6. Ferramenta interessante, bem similar a que tenho em planilhas e atualizo mensalmente.
    Porém, infelizmente parece que o lançamento foi um pouco precoce. Após importar um CSV com 61 registros (no formato modelo), o painel está bugado.
    A renderização parou após os cards do dashboard, provavelmente devido á warnings ou fatal errors em tempo de execução. Como a página não renderizou corretamente, todos os botões ficaram inutilizáveis.

    Recomento maturar a ideia com seu desenvolvedor, e focar nos casos de testes.
    Ficarei de olho. Boa sorte!

    1. Opa. Tudo bem? Então, o desenvolvedor sou eu mesmo e AI.
      Você usou o modelo de csv e colocou os dados no formado exato do template baixado? Nenhum campo estava zerado?
      Poderia nos mandar uns prints do erro que está tendo? Como o sistema está em Beta, esta é a fase de testes com dados reais; ainda estamos eliminando os bugs e relatos e feedbacks como o seu ajudam muito.
      Qualquer coisa que puder mandar, como seu nome de usuário para podermos investigar é muito bem vindo ([email protected]).

      Abcs
      AA40

    2. Atualização: Encontrei o problema. O sistema estava permitindo importar valores zero, o que pela interface não é possível entrar.
      Alteramos o sistema para não permitir importar gastos ou renda zero. Pelo menos 1 centavo precisa ser para evitar problemas nos cálculos. A média também precisa estar condizente ou os cálculos FIRE simplesmente não farão sentindo.
      Atualizamos todos os dados que estavam zerados na base para 1 centavo. Seu dashboard deve estar funcionando agora, mas precisa entrar com dados reais para calcular corretamente.
      Se tiver sugestões, fique à vontade para nos enviar.
      AA40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *