Quer ser mais feliz em 2024? Comece por estes 10 hábitos.

Quer mais feliz neste ano novo? Abandone alguns dos hábitos que nos impedem que isto aconteça.Nem sempre uma promessa de ano novo deve ser sobre algo que vai fazer, mas pode ser também sobre o que você deve parar de fazer. Vamos a um mix delas para você se inspirar neste ano novo:

  • Abandone a comparação: Comparar-se constantemente aos outros só gera inveja e insatisfação. Foque em sua própria jornada e celebre suas conquistas, principalmente se estiver na jornada FIRE, existe muito o que comemorar no caminho.
  • Pare de procrastinar: Adiar tarefas cria ansiedade e atrapalha o progresso. Defina metas realistas, crie um cronograma e tome alguma ação hoje mesmo. Se der para automatizar, melhor ainda. Tire isto da cabeça, a automação e A.I. estão ai para ajudar na sua vida pessoal também, não só no trabalho.
  • Diga não às fofocas: Fofocas criam negatividade e prejudicam os relacionamentos. Concentre-se em conversas saudáveis e edificantes. Cerque-se de pessoas om objetivos de vida semelhante. Evite os Joneses e lembre-se que você é a média das 5 pessoas que mais passa tempo junto.
  • Cuide de sua saúde mental: Ignorar a saúde mental pode levar a problemas sérios. Busque atividades relaxantes, pratique exercícios e não hesite em procurar ajuda profissional.
  • Valorize seus relacionamentos: Passe tempo com pessoas queridas, fortaleça vínculos e construa uma rede de apoio. Se não tiver amigos com quem contar, tente fazer novos.
  • Cultive a gratidão: Apreciar as coisas boas da vida, por pequenas que sejam, aumenta a felicidade e a satisfação. Ganhou um bônus abaixo do esperado neste final de ano? Agradeça por ter um, muitos queriam estar no seu lugar. Lembre-se de quanto mais tiver, mais vai querer ter mas é preciso mudar esta mentalidade.
  • Pare de se sabotar: Críticas autodestrutivas só minam sua autoestima. Pratique o autocuidado e acredite em seu potencial. Acredite em você.
  • Desligue-se das redes sociais: O excesso de exposição online pode ser é nocivo e muitas vezes é a versão moderna do keeping up with the Joneses e isto pode destruir suas finanças. Limite o tempo e use as redes sociais de forma consciente.
  • Durma bem: O sono é essencial para o bem-estar físico e mental. Priorize boas práticas de higiene do sono para ter noites mais restauradoras. Nada de luz azul até 2 horas antes de ir para a cama. Use filtros no seu monitor (veja como ativar no Win 11 e em seu celular)
  • Controle apenas o que está sob seu controle: Talvez o mais importante de todos. Tente não se preocupar com o incontrolável. Controle muito bem o que você pode controlar. Por exemplo, você não pode controlar o mercado de ações, mas por controlar sua exposição a ele e sua taxa de poupança. Pare de viver tanto no futuro ou se arrepender do passado. Aprecie o momento e viva plenamente o aqui e agora, sem deixar de planejar o futuro.

Relacionado

https://aposenteaos40.org/2022/02/quer-ser-mais-feliz-no-trabalho-de-menos-importancia-a-ele.html

Feliz 2024 !!!

21 thoughts on “Quer ser mais feliz em 2024? Comece por estes 10 hábitos.

  1. A última é onde quero focar este ano. Poucas coisas estão sob nosso controle realmente então pra que se preocupar com aquilo que não podemos mudar?
    Minha mãe sempre me perguntava quando eu tinha um problema. Tem solução? Se sim, solucione; se não, ignore pois não está sob seu controle. Sabias palavras.
    Feliz ano novo a todos

    1. Com certeza Alessandra. Controle o que você pode controlar é um poderoso lembrete para concentrarmos nossa energia nas coisas dentro de nossa esfera de influência, em vez de desperdiçá-la em coisas além de nosso controle. É um exercício de resiliência e sabedoria. Fácil? Não é!
      Abcs AA40

  2. Pare de procrastinar e cultive a gratidão me pegaram.
    Por que será que é tão difícil ser grato pelas coisas que temos?
    Parecemos eternos insatisfeitos correndo atrás do a mais.
    Abraços.

    1. Mendigo, pois é, é difícil mesmo. É do ser humano nunca estar satisfeito e sempre buscar mais…mas comece aos poucos, como escrever três coisas pelas quais você é grato todos os dias, mesmo que pareçam insignificantes. Pode ser o seu café da manhã, um telefonema para uma pessoa querida ou simplesmente o sol no seu rosto.
      Exercícios de mindfulness podem ajudar também .
      Outra coisa que ajuda é compare o seu presente com o seu passado e comemorar e ter em mente o quanto progrediu nestes últimos x anos. Além disso, reconheça as lutas dos outros, lembrando-se de suas próprias bênçãos.
      Abcs AA40

  3. Olá AA40,

    Comecei a acompanhar seu blog recentemente e tenho consumido todos seus conteúdos. Me energizou saber que existe a comunidade FIRE que tem objetivos comuns com os meus como poupar, investir, construir um futuro digno de modo a não depender do INSS ou assistencialismo estatal.

    Dos hábitos que comecei a praticar ainda em 2023 e que mudaram a minha vida foram: Controle apenas o que está sob seu controle
    e cultive a (auto)gratidão – onde aquele ditado que diz que “você é o que você pensa” é a mais pura verdade, pois se você pensa que você é bom, que você merece ser FIRE você será. Se você só reclama e não agradece suas pequenas conquistas você será mais um fracassado que só reclama e inveja as conquistas do próximo.

    Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade 🙂

    1. Valeu IM. Realmente precisamos todos cultivar a gratidão. Olhar para tras e ver o quanto evoluimos e conseguimos antes de reclamar que não estamosd progredindo.
      Feliz 2024.
      Abcs
      AA40

  4. A primeira e a última sao as mais fundamentais pra mim…
    A primeira é na minha opinião a responsável por grande parte da infelicidade e depressão das pessoas, que estão sempre se comparando principalmente nas redes sociais: essa é a fórmula para nunca se sentir satisfeito, não importa o que já tenha conquistado….
    E da última já dizia o imperador-filósofo Marco Aurélio: “Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força.”
    abraços

    1. É isto ai mão. Estou também martelando muito no “controle o que é controlável” e igonorar o resto. Não é fácil mas é importante manter isto sempre em mente.
      Feliz 2024.
      Abcs
      AA40

    1. Exatamente Tardio. Não agrega em nada mas é praticamente impossível não fazer isto de alguma forma. Temos é que evitar que isto nos impacte.
      Feliz 2024.
      Abcs
      AA40

  5. AA40,

    Gostei muito das suas dicas.

    Que esse seja um ano de mais gratidão e menos procrastinação. Gostei em especial dessas duas dicas.

    E olhando para as 10, se conseguirmos colocar uma em prática a cada dois meses, em 12 meses seremos uma pessoa bem melhor com 6 hábitos positivos na rotina.

    Que 2024 seja um ano de muita saúde, paz, harmonia e alegria para você e seus familiares!

  6. Meu comentário não é sobre o post, que como sempre, é muito bom. Esse é um comentário de agradecimento. Tinha um pequeno comércio e sempre fui econômico, sempre deixava uma parte na poupança. Acho que foi em 2015 que descobri o movimento Fire. Isso abriu a minha mente quanto a questão da aposentadoria. Passei a ler tudo sobre isso. Li vários blogs americanos e canadenses com a ajuda do tradutor do Google e principalmente os blogs nacionais, principalmente AA40, Sr. If 365, Viver de Renda e tantos outros. Seguindo a regra dos 4% alcancei a independência em 2022 porém continuei trabalhando. Em novembro minha filha sofreu um acidente que a deixou impossibilitada de se locomover. No começo desse ano o ponto comercial que trabalhava foi vendido. Tive que sair. Aproveitei e me considerei fire. Agora posso auxiliar minha esposa nos cuidados da filha sem preocupações com contas a pagar. Obrigado AA40 ! Seus cálculos sempre serviram de bússola para mim. Gratidão.

    1. Cláudio,
      Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito gratificante saber que o nosso trabalho está ajudando as pessoas.
      Sua história é muito inspiradora. O fato de ter alcançado a independência financeira é um grande feito. E agora poder dedicar-se aos cuidados da sua filha é ainda mais admirável.
      Estamos muito contentes por saber que os nossos cálculos foram úteis para si. É sempre um prazer saber que estamos a contribuir para que as pessoas possam alcançar os seus objetivos financeiros.
      Desejo-lhe tudo de bom e que sua filha possa se recuperar prontamente. Abcs e Feliz 2024 FIRE para você!!!

    1. Fantástico! O crédito é todo seu por não apenas ler, mas por colocar em prática o lido. Muitos lêem mas não fazem o que é preciso, não tomam a iniciativa e tomam ações práticas para alancar seus objetivos. Você o fez e agora colhe os bons frutos do planejamento financeiro e o sossego que isto traz. Abcs e continue no caminho. Precisamos marcar uma entrevista para você nos contar os detalhes de sua história em um post aqui.
      Abcs
      AA40

    1. Fala IF. Bem interessante este artigo e eu já havia lido algo a respeito do Bogle Static-50 em outro lugar. Mas tem alguns poréns. Quando ele falou isso, mais de 10 anos atrás, os ETFs e fundos tinham taxa de administração média de mais de 0.5% aa. Hoje são temos ETF zero fee e tantos outros próximos disso. Mesmo teoricamente, faz pouco sentido para mim por que primeiramente, dentro de cem anos a maioria dessas 50 empresas não existirá mais ou terão sido vendidas ou incorporadas, mas o índice seguirá existindo. Como ele falou para não substituir estas empresas já que é estático, ao longo dos anos tereia menor diversificação e maior risco; enfim, não sei não. Veja este artigo:
      https://rodneywhitecenter.wharton.upenn.edu/wp-content/uploads/2014/04/0429.pdf
      E você, o que acha?

      1. Fala AA. Consegui tempo pra ler o artigo
        Cara não sei se não entendi pq meu inglês não é lá essas coisas todas , mas pelo que eu entendi, se tivesse feito um stock picking com as empresas originais, estaria quase igual ao retorno do índice, é isso?

  7. Valeu Aa. Vou ler guardar ler este artigo no final de semana ou se eu tiver um tempinho no meio da semana. Aí eu volto e comento. Valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *