Não deixe que crenças limitantes te impeçam de buscar FIRE

Crenças limitantes são pensamentos ou opiniões negativas, geralmente preconceitos, que nos impedem de alcançar nossos objetivos. Elas são baseadas em experiências passadas, naquilo que aprendemos com os outros ou simplesmente em nossa própria imaginação ou crença popular. Tudo isto leva a auto-sabotagem:

A auto sabotagem é quando de forma consciente ou inconsciente nós criamos obstáculos e barreiras pra que façamos o que precisamos ou alcancemos nossos objetivos. Ela está ligada a uma forma de pensar negativa, e esse pensamento é algo que geralmente foi criado com o tempo. Também se liga a hábitos negativos, como procrastinação, inveja, falta de foco e baixa autoestima.

As crenças limitantes auto-sabotadoras podem ser sobre qualquer coisa, desde nossa capacidade de sucesso até nossas relações pessoais. Elas podem nos levar a desistir de nossos sonhos ou a nos contentar com menos do que merecemos.

Quantas vezes ouvimos que FIRE ou investir são exclusivos para pessoas ricas ou que ganham muito dinheiro? Vimos inúmeros destes exemplos neste post aqui de 2018:

“Do ponto de vista financeiro e exequibilidade, FIRE é sim para todos, mas vamos ser realistas aqui, poucos farão o que é preciso para ser FIRE, e isto é bom

Essa crença limita ações de poupar e de buscar conhecimento sobre produtos financeiros e estratégias adequadas a cada perfil. Ou pior, sabe aquela velha história “só se consegue comprar algum bem fazendo dívida“? – Isto é uma das crenças mais sabotadoras que podem haver e, além de não contribuir em nada para sua saúde financeira, pode cavar sua própria cova em um país de juros altíssimos como o Brasil.

O FIRE é um objetivo ambicioso, mas é possível alcançá-lo com planejamento e disciplina. No entanto, poucos serão FIRE por que existem algumas crenças limitantes que podem impedir as pessoas de buscar FIRE antes mesmo de começar.

Algumas das crenças limitantes mais comuns que as pessoas têm sobre FIRE:

  • “É impossível para mim alcançar FIRE.”

Essa é uma crença limitante muito comum. As pessoas costumam pensar que FIRE é algo apenas para pessoas ricas ou com empregos muito bem remunerados. No entanto, a verdade é que FIRE é possível para qualquer pessoa, independentemente de sua renda ou situação financeira. Claro que maior renda deixará as coisas mais fáceis e vice versa, mas não impossível.

  • “Eu não sou disciplinado o suficiente.”

A disciplina é importante para alcançar FIRE, mas não é a única coisa necessária. Também é importante ter um plano e ser capaz de se adaptar quando necessário. Geralmente esta desculpa é dada por aquele que não força de vontade ou não se preocupa com o amanhã, vive em uma constante mentalidade YOLO.

  • “Eu não vou me divertir se me aposentar cedo.”

Muitas pessoas pensam que se aposentar cedo significa ficar entediado ou sem nada para fazer. No entanto, a verdade é que existe uma infinidade de coisas para fazer na “aposentadoria”. Aliás nem deveríamos chamar de aposentadoria pois não se parar de fazer coisas, mas como o termo ficou assim conhecido, isto é o que temos. Você pode viajar, montar um negócio ou hobbies, aprender novas habilidades, se envolver em causas sociais ou simplesmente aproveitar o tempo livre, mas mais provavelmente será uma mistura de tudo isso e mais um pouco.

Se você acredita em alguma dessas crenças limitantes, é importante que você as desafie. Como? Veja algumas opções:

  • Faça pesquisas sobre FIRE. Quanto mais você ler e souber sobre FIRE, mais confiante você ficará de que é possível para você. Existem centenas de podcasts e blogs brasileiros e gringos sobre o tema, cada um para um perfil diferente. Alguns:
  • Fale com pessoas que alcançaram FIRE. Ouça suas histórias e veja como elas fizeram isso, mas procure exemplos de pessoas com estilos de vida semelhantes para motivar mais.
  • Comece a planejar sua aposentadoria. Quanto mais cedo você começar a planejar, mais fácil será alcançar seu objetivo, mas mesmo começando tarde, existem opções para você, agora existem novos blogs e podcasts dedicados a vocês começando tarde.

Em geral, não foque apenas naquilo que lhe falta e no que não está bom. Foque também nas conquistas até aqui, seja grato pelo que já tem. Evite se comprar aos outros; trace metas e comemore cada conquista, não importa o quão pequena.

Não deixe que crenças limitantes te impeçam de alcançar seus sonhos neste novo ano. Mesmo que daqui ha alguns anos suas prioridades mudem, você estará em uma posição financeira muito melhor que hoje e terá FIRE para agradecer por isto. Se você quer buscar FIRE, comece hoje e conte conosco em cada passo.

8 thoughts on “Não deixe que crenças limitantes te impeçam de buscar FIRE

  1. Aproveitando que as promessas de ano novo estão chegando, vou aderir a um destes podcasts em inglês, ai já mato dois coelhos, aprender inglês e aprender mais sobre FIRE. ChooseFI é bom? Alguém ai escuta?

    1. Pedro, eu escuto ChooseFI. É bom, mas já foi melhor. Nos primeiros episódios vc encontra mais conteúdo aplicável. Começe pelo episódio 100 que é bom.
      Ultimamente porém virou mais auto-ajuda.O cara chegou em FI então agora fica meio chato pq ele tá falando em gastar mais e viver melhor, ou seja, para quem tá na jornada ainda não é bem assim.
      Curto bastante o Madfientist tbm
      Abcs
      AA40

  2. Valeu Aa
    É por aí mesmo. Boa pesquisa vc fez

    Às vezes penso em deixar pra lá, pegar o dinheiro e fazer uma viagem Po mundo. Mas uma hora teria que voltar e aí seria a mesma coisa. Não sei se aguentaria haah

    1. Legal IF. Este é o problema do YOLO. Em 99.9% das vezes, você vai continuar vivendo por muitos anos e seu futuro eu vai sofrer as consequências da falta de planejamento de hoje.
      Abcs
      AA40

  3. Blogs como o seu AA40 são mto importantes para que mta gente mantenha o foco, é tão difícil ter com quem conversar sobre independência financeira.. essa jornada é solitária, ter pessoas que fazem um trabalho como o seu ajudam demais no processo.

    1. Legal demais ler isto Rafael. As vezes parece que escrevo para ninguém mas é bom saber que vocês estão ai firmes na jornada e curtindo o que escrevo aqui. Minha jornada tbm é solitária e este blog tem ajudado bastante a manter o foco.Grande abraço e bom 2024 pra vc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *