Aposentadoria Antecipada: Não, você não vai nem precisa parar de trabalhar

Post adaptado e traduzido de Mister Money Mustache 2015, em complemento ao post anterior

“Se todos se aposentassem cedo como o Mister Money Mustache, não sobraria ninguém para fazer qualquer trabalho”.

Precisamos de pessoas para fazer as tarefas difíceis e sujas que mantêm a sociedade funcionando. E precisamos de outras pessoas para manter a inovação, já que tecnologias e ideias não inventam sozinhas.

Mesmo a nível individual, é uma má ideia. E aqueles estudos que mostram que a expectativa de vida cai muito rapidamente para aqueles que se aposentam? E quanto àqueles que amam o trabalho? O que faríamos o dia todo se não tivéssemos que trabalhar?

Felizmente para todos nós, há uma resposta simples para tudo isso:

Proponho que você continue trabalhando bem após a data de sua aposentadoria e, em um mundo ideal, continue trabalhando até o último dia de sua vida. Só então e com a satisfação de incontáveis ​​décadas dando o seu melhor, é que realmente vale a pena ter aquele descanso final.

Se isso soa como uma receita de viver no inferno, o problema não está na minha proposta. É com sua definição do que “trabalho” realmente é. O problema é que provavelmente você está trabalhando porque precisa do dinheiro, e não pela alegria de tirar o máximo proveito de cada um de seus dias. E realmente existe uma maneira melhor.

Como as pessoas “aposentadas” trabalham

Atualmente, conhecemos algumas pessoas financeiramente independentes. Eles saem da toca quando você começa a escrever um blog sobre a ideia, e acabamos mantendo contato porque temos muito em comum. Eles são amigos divertidos de se ter, além de ser útil ter alguém com quem compartilhar um passeio de mountain bike na segunda-feira ou uma cerveja na quarta-feira.

De acordo com sua própria definição, eles não precisam mais trabalhar por dinheiro porque seus investimentos cobrem seus gastos (geralmente abaixo da média). E, no entanto, no momento presente quase todos eles ainda estão fazendo coisas que parecem trabalho. Alguns deles ainda estão investindo para expandir suas empresas. Outros ainda são produtivos escrevendo livros ou investindo e ajudando outros a abrirem suas próprias empresas. Até eu sou acusado de não ter aposentado de fato por causa de carpintaria ou escrita. Mas há uma razão por trás de toda essa atividade de trabalho, e não é dinheiro.

A regra do “grátis”

Nos primeiros anos após a aposentadoria, descobri que continuava com os velhos hábitos financeiros sem questioná-los. Como todo mundo, sou muito mais viciado em hábitos do que gostaria de admitir. Além disso, se dinheiro é bom, mais deve ser melhor, certo?

O problema era que esses hábitos estavam me custando alguma liberdade. Quando surgiam oportunidades de ganhar pequenas rendas, eu tendia a sair do meu plano inicial para obtê-las. Quando as decisões sobre gastos surgiam, eu me estressava desnecessariamente para otimizar cada uma delas. Eu me peguei angustiado pensando se deveria mesmo gastar $14,50 extra numa sobremesa, quando a conta já estava se aproximando de $40.

Hábitos como esses são muito saudáveis ​​quando você ainda está conquistando sua independência: é a otimização dos dois lados que o leva à liberdade financeira antes dos 40 anos, portanto, a recompensa pelo esforço é muito alta. No entanto, uma vez que você tem dinheiro suficiente, conseguir ainda mais não adianta muito. Então, uma vez que o trabalho estava feito, eu queria colocar a liberdade teórica em prática. Obriguei-me a adotar duas novas regras:

Tento tomar todas as decisões de gastos como se o preço fosse $0,00

E eu tomo todas as decisões de trabalho e renda como se o salário fosse $0,00

Mas isso não leva ao consumo infinito e trabalho zero? Definitivamente, para o consumidor iniciante. Mas, no momento em que você estiver realmente pronto para a Aposentadoria Antecipada, essas diretrizes devem levar a quase exatamente a mesma vida que você já leva. A chave é que ambos os fatores se auto-regulam magicamente se você entender o que realmente o faz feliz.

Eu aprendi que mais coisas não trazem mais felicidade – à medida que você adiciona bens e pertences, suas coisas começam a possuir você. Mesmo atualizar para versões de alta qualidade de coisas existentes não ajuda. Eu poderia trocar meu carro, um Scion xA de 10 anos por um novo Tesla P85D com apenas a reserva financeira da minha carteira de investimentos neste momento, mas esta atualização provavelmente me deixaria um pouco menos feliz, porque eu teria que assistir a bela máquina desbotando sob o sol quente e sendo sujo por pássaros, enquanto eu sentiria culpa por não dirigi-lo o suficiente para justificar o preço pago.

Mas comprar ferramentas que permitem realizar coisas pode ser muito mais satisfatório do que comprar brinquedos de luxo. Para mim, isso significa ferramentas de trabalho, mas também ferramentas como um escritório funcional, uma boa cozinha, etc. Portanto, não economizo nas coisas que me ajudam a fazer mais das coisas que eu gosto a cada dia. Um carro atualizado não se qualifica porque só me ajudaria a ajudaria a dirigir mais, o que não está na minha lista de desejos.

No lado trabalho da equação, a filosofia é invertida. Meus melhores dias são aqueles em que realizo algo realmente difícil, de preferência tanto no plano mental quanto no físico. E meus piores dias são aqueles que fico sentado. Então, aprendi que o trabalho é uma fonte incrivelmente poderosa de felicidade. A chave é que deve ser um trabalho criativo, social e envolvente que o leve a um propósito no qual você acredita.

Então, se um amigo me pedir para passar um dia ajudando-o a puxar vigas de aço e soldá-las em sua fundação para que ele possa fazer uma casa de sonho, irei imediatamente. Embora eu geralmente seja pago por um trabalho como este, também o faço de graça. Mas quando uma empresa de publicidade sugere uma oferta de sete dígitos para comprar este blog, não tenho nenhum interesse. Afinal, eu daria o blog MMM de graça (segunda regra)?

Quando você tira o dinheiro da equação, é muito mais fácil tomar decisões que realmente lhe trazem uma vida melhor.

Então, aqui está o que realmente aconteceria se mais pessoas buscassem a aposentadoria antecipada no estilo MMM

Eu descobri que quando as pessoas ganham sua liberdade de restrições de dinheiro, elas geralmente não param de trabalhar. Em vez disso, eles começam a fazer seu melhor trabalho. Olhando para muitos dos maiores empreendedores da sociedade agora, os líderes mundiais e fundadores das empresas mais produtivas só continuam trabalhando por que significa alguma coisa – não dinheiro – para eles.

A aposentadoria antecipada, de acordo com essa nova definição, não significa deixar o trabalho, mesmo que possa significar largar o emprego. Significa optar por não participar da parte estúpida do seu trabalho. O deslocamento, a política interna, a produção de produtos inferiores só porque seu chefe encontrou um nicho lucrativo para explorar. Quando usado corretamente, ter dinheiro acumulado e não precisar mais dele pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais ética.

Os médicos aposentados podem estabelecer consultórios menores que operam sem qualquer pressão para a otimização do lucro e sem paciência para as peripécias dos planos de saúde. Eles podem tratar sua equipe médica melhor do que as operações maiores.

Os advogados aposentados podem recusar todos os casos que se baseiam em uma ética questionável e fazer apenas trabalhos que realmente ajudem alguém.

Os engenheiros que se aposentam mais cedo ainda podem trabalhar ou ter contratos de meio período ou se sentirem compelidos a criar invenções completamente novas com suas mentes recém-libertadas. Se algumas dessas invenções crescerem e acabarem sendo adquiridas de volta por um Google, será apenas mais um dividendo da aposentadoria precoce e o ciclo começará de novo.

Como você conduziria sua própria vida, com um desejo contínuo de criar, mas sem necessidade imediata de o fazer para pagar as contas?

Não existem habilidades que se tornam obsoletas: um verdadeiro aposentado precoce expande sua rede de habilidades e conhecimentos todos os dias de maneiras imprevistas. Com o passar dos anos, as amizades e as oportunidades de negócios só se multiplicam, quer você tenha tempo de capitalizá-las ou não.

O resultado de tudo isso é que você provavelmente tem menos a temer sobre a vida pós-aposentadoria do que pensava. Também significa que você provavelmente usará menos daquele “plano de guerra” FIRE tão bem estruturado, porque sua energia (e, portanto, sua renda) só se multiplicará com o tempo. Você tem ou terá décadas para construir, acumular e contribuir depois de dar o salto FIRE. Portanto, faça seu plano com uma forte dose de otimismo.

Não há nada a perder e tudo a ganhar em colocar o máximo possível de pessoas neste trem FIRE, incluindo você.

Fonte: MMM, 2015

4 thoughts on “Aposentadoria Antecipada: Não, você não vai nem precisa parar de trabalhar

  1. Bom dia AA40! Concordo com tudo que foi escrito. Uma pessoa motivada pela experiência e não pelo dinheiro produz muito mais. Infelizmente até alcançar a independência financeira ainda vou ter que participar de muitas reuniões inúteis, marcadas fora do horário de trabalho e sem uma antecedência mínima…vou ter que trabalhar em projetos sem sentido e que são alterados constantemente durante o seu desenvolvimento…vou ter que gastar muito do meu tempo preenchendo planilhas de controle burocrático… Mas espero que isso mude algum dia… Poder falar não para esses pontos e focar apenas no lado bom do trabalho seria um evolução absurda (fico até imaginando a cara do meu gestor e outros colegas quando dizer que não irei participar da reunião pois está fora do horário de trabalho…ou que não li uma mensagem enviada pois foi enviada pelo whatsapp, ou que só participo de reuniões agendadas com no mínimo 24h…).

    Grande abraço!

    VVI – vvibr.blogspot.com

  2. Meu pai quando se aposentou intensificou as atividades na igreja. Ele visitava hospitais e asilos. Fazer algo útil as vezes é muito mais simples que planos mirabolantes de dominar o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *