Resistir ou Desistir? As 5 principais razões para odiar o seu trabalho

Se você não faz parte dos 13% de sortudos no mundo que trabalham naquilo que amam, ou, mesmo trabalhando naquilo que ama, não suporta as pessoas do seu mundinho corporativo, seu chefe, seus subordinados…..você provavelmente está em um daqueles dias em que está novamente pensando em chutar o balde e pedir demissão, aliás, não passa um dia em que você não pensa nisso, afinal, “já tenho FU Money!.”…

….Mas passa alguns minutos, você para e pensa: Vou ter que começar tudo do zero? Fazendo a mesma coisa? Possivelmente ganhando menos? Chefe e colegas chatos terei lá também! Então aguenta mais um dia por que, afinal, depende dele para atingir a meta e ficar um dia mais perto da sonhada Independência Financeira e da Aposentadoria Antecipada.

Isto soou familiar para você ? Se sim, vamos analisar juntos abaixo as 5 principais razões por que a maioria dos FIREs odeia o seu trabalho e quer sair da corrida dos ratos o mais rápido possível :

  1. Chefe ou colegas
    Vontade de sair do seu emprego atual porque não tem um bom relacionamento com seu chefe, gerente e/ou colegas de trabalho é apontado com o principal motivo não só para buscar FIRE mas também para mudar de emprego. Porém, ao mudar de emprego, geralmente a mesma coisa acontece, afinal o mundo corporativo é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo, só muda o endereço.

As opções aqui incluem a mudança para outro departamento na mesma empresa ou uma solicitação para mudar para uma equipe diferente podem ser alternativas menos radicais para não começar tudo do zero novamente. Pelo menos você ganhará sobrevida e poderá melhorar temporariamente seu ambiente de trabalho fazendo isto.

  1. Falta de reconhecimento
    Nem todo local de trabalho recompensa seus funcionários por esforços e bom trabalho. A segunda causa mais citada para odiar o trabalho ou simplesmente desenvolver sentimentos negativos em relação a ele é este.

Naturalmente, uma pessoa que dedica tempo e energia mental para fazer o melhor trabalho possível merece uma recompensa. Mas muitas empresas nem pensam nisso. É por isso que quase 46% dos funcionários querem sair por causa da insatisfação com o trabalho.

Se você não obtiver o reconhecimento que deseja, não vai achar seu trabalho gratificante e ficará infeliz nele. Isso pode causar ineficiência, produção de trabalho ineficaz e uma falta geral de interesse em sua carreira.

  1. Ambiente de trabalho desconfortável
    Quer você trabalha na indústria de hardware ou no setor de TI, que é o principal nicho FIRE da atualidade, o trabalho é onde você passa a maior parte do tempo. Todo funcionário trabalha para cumprir prazos e metas, o que às vezes se torna estressante. Além disso, você fica mais irritado se tiver em um tipo de ambiente tóxico (razões 1 e 2 associadas).

Isso pode criar um ambiente de escritório insalubre para você e para os colegas de trabalho. Além disso, se as metas estabelecidas são inatingíveis, você se sente infeliz e pressionado, e pode começar a odiar seu trabalho e até mesmo decidir sair, iniciar do zero ou sofrer até chegar ao FIRE.

  1. Tipo de Trabalho
    Às vezes, você faz um trabalho só por que precisa ganhar dinheiro para sobreviver, mas não gosta desse trabalho. Encontrar-se fazendo um trabalho apenas para pagar contas e ganhar uma renda pode ser frustrante e é muito comum no meio FIRE.

Embora alguns amem verdadeiramente o que fazem, a maioria trabalha apenas por que precisa de dinheiro. Algumas pessoas trabalham para viver e outras vivem para trabalhar. Se você está em algum lugar no meio, aspire a tirar momentos significativos de seu trabalho, mas não espere amá-lo. Tente escapar da corrida dos ratos com a maior eficiência possível.

  1. Crescimento Estagnado
    Fazer o mesmo trabalho todos os dias e não ter nenhuma promoção há anos é outra razão pela qual seus níveis de motivação caem e muitos odeiam seu trabalho. Alguns empregadores deixam de oferecer um caminho de crescimento adequado e claro para seus funcionários, e é por isso que as pessoas procuram um novo cargo em uma nova empresa ou aguentam até poder ser FIRE e fazer algo que realmente gosta com alguma razão pessoal.

Existem mais alguns motivos citados pelos FIREs (americanos) sobre por que odeiam seus empregos e se sentem infelizes no local de trabalho:

  • Os colegas não o respeitam o seu trabalho.
  • Você é tratado como uma unidade de produção.
  • Você não vê futuro no trabalho e quer abandoná-lo.
  • Você, sendo um pai/mãe que tem que cuidar da família, precisa de horários de trabalho flexíveis e seu empregador não está permitindo
  • A cultura da empresa não se alinha com seus valores.
  • Você se sente como se estivesse se esgotando.
  • Vive apreensivo e angustiado por coisas que acontecem na empresa
  • Vive ameaçado de perder o emprego por coisas banais

Quer ver quanto falta para atingir FIRE? Use nossa calculadora e nosso termômetro FIRE. Acho os números alto demais? Que tal tentar Coast FIRE? Simule aqui

E você caro leitor, tem algum outro motivo pelo qual odeia o seu trabalho? Comente abaixo:

15 thoughts on “Resistir ou Desistir? As 5 principais razões para odiar o seu trabalho

  1. Subordinados malandros, chefes chatos, cultura organizacional tóxica, ameaças, dificuldade para trocar de setor, sair além do horário quase todo dia, horas extras não pagas, receber ligações e mensagens no whatsapp mesmo estando de férias , e por aí vai. Sorte de quem ama seu trabalho, porque pra mim, embora eu ainda encontre alguma satisfação quando faço um trabalho bem feito, eu só trabalho para juntar o dinheiro e pagar as contas, sempre buscando a Tranquilidade Financeira (TF) ou uma semi-IF. Tenho vários posts sobre isso no meu blog.
    Para quem quiser conhecer: http://www.magoeconomista.blogspot.com

    1. Ótimo complemento dos tópicos já citados no post. Chefes e subordinados malandros é realmente algo que faltou, sempre tem aqueles alavancadores, que se promovem em cima do seu trabalho. Acontece direto e é MUITO ruim !
      Valeu pelo link, estava lendo o seu post “Coisas que acontecem no trabalho- https://magoeconomista.blogspot.com/2021/08/coisas-que-acontecem-no-trabalho.html“, muito bom e tem tudo a ver com este aqui. Leiam ai pessoal. Abcs

  2. É isso aí. Resumiu a frustração com o mundo do capitalista e nos fire tamo na direção de dar o golpe de Aikido nisso aí.
    Rapaz fazer a mesma coisa todo dia e encontrar os mesmos problemas isso é uma tortura. Ng aguenta mais não é mesmo.

    Aí vc viaja, vc compra alguma coisa achando que vai melhorar. No momento é bom mas na volta começa tudo de novo e vc começa a rejeitar esse ciclo sem fim.
    Então resolve fechar a mão para se aposentar.

    Ótimo post Aa40, o caminho é esse aí. Abs

    1. Exatamente Vpx, voltar de férias ou de um final de semana para os mesmos problemas sem fim, as mesmas pessoas que vc não aguenta mais, repetir tudo de novo sem ter nenhum reconhecimento, ou perspectiva é extremamente frustrante. Muitos vão dizer, mas mude de emprego, ai vc faz isso, (já fiz) e se depara com algo muito semelhante, muda de novo e é a mesma coisa. Ai vc ve que o problema é generalizado. Ai vc só quer mesmo é economizar e investir ao máximo para poder se livrar disso e fazer algo que realmente você gosta ou que te motiva. Abcs

      1. Po eu fiz isso já

        No primeiro emprego mudei de setor. No início foi bom mas depois começou a mesma coisa. Aí mudei de emprego e chegue lá nem precisei esperar, já tava acontecendo haha.

        No home office achei que iria melhorar mas aí tem os grupo dos whatsapp e as tele reuniões. Kkk É rir pra não chorar.

        Ps: deu um bug e meu comentário foi repetido, pode excluir o outro.

  3. Boa noite AA40! O que mais me incomoda no mundo corporativo são a burocracia gigante e desnecessária e a perda de tempo em reuniões intermináveis que começam atrasadas e terminam fora do horário de trabalho e ainda marcando nova reunião para continuar a discussão…
    Fico doente em ver o nosso tempo perdido nisso que poderia ser utilizada de forma útil e pra gerar resultados para a empresa.
    Grande abraço!
    VVI – vibr.blogspot.com

    1. Pois é VVI, o problema é que a grande maioria não está lá pra gerar resultados. Estão nem ai para a empresa, só estão lá pq precisam do dinheiro para viver, ai para eles perder este tempo tudo bem, afinal estão mostrando a cara e é o que importa para a maioria dos chefes ruins.
      E ai nós que valorizamos nosso tempo como um bem precioso temos que entrar no mesmo modus-operandis para não ser considerado o “estranho”. É de rir para não chorar mesmo!
      Abcs

  4. Olá AA40, bom dia

    Percebo esses pontos em diferentes graus no meu ambiente de trabalho. E também concordo com os comentários que esses problemas são sistêmicos e ocorrem em todos os relatos.

    No meu atual emprego, estou a seis anos e minha paciência está se esgotando. Os principais pontos que me martirizam são:
    – burocracia interna e simultaneamente falta de procedimentos claros e concisos;
    – profissionais lentos que demoram a fornecer resultados e nunca cumprem prazos. E quando são questionados, fazem-se de vitimas;
    – e crescimento ocorrendo apenas quando ameaçamos sair da empresa. para conseguir promoções tive que adotar essa estratégia.

    Basicamente eu quero sair dessa corrida insana, reduzir drasticamente o nível de trabalho remunerado e voltar a fazer atividades voluntarias (já dei aula em tele-curso, nem sei se existe mais).

    Abraços,

    1. Excelentes pontos VAR. Acho que muita gente vê isso todo dia em seus empregos.
      Com minha experiência eu tenho dito, 5 anos é o período ideal para permanecer num emprego (se vc tiver energia para mudar e começar outro do zero). 5 Anos não é tão pouco para ficar ruim no currículo e é exatamente o momento em que vc já não aguenta mais o bullshit diário pq já conhece as pessoas e sabe como elas agem e a empresa e suas perspectivas de crescer, que geralmente são bem limitadas e destinadas aqueles que menos produzem pois usam todo seu tempo para fazer marketing pessoal, o famoso e popular “puxar o saco” da chefia
      Abcs

  5. Olá, AA40.

    Eu estou há 7 anos no órgão que trabalho. Nunca tinha ficado tanto tempo em um emprego.
    Ainda bem que eu encontrei a finansfera.
    Eu fiquei uns 6 anos como programador mesmo mudando de equipes. Ano passado já de saco cheio pedi para ir para a área de governança. Não tenho mais preocupação com código e gente chata enchendo meu saco. O trabalho atual é muito fácil, não exige nada de meu intelecto. E eu não estou nem aí. Quero mesmo é investir e alcançar a IF. Apesar de umas reuniões chatas, estou em teletrabalho. O órgão entrou de vez no home office e não vejo mais colegas chatos e nem perco tempo em trânsito.

    Abraços!

    1. Grande Cowboy. Bom ver vc por aqui.
      Que legal que conseguiu mudar de área de está gostando Espero que isto dure ! hehehe
      Vc tem toda a razão, veja pessoal falando, ah mas o trabalho que não precisa pensar não é desafiador, e daí? Trabalho é Trabalho, se fosse bom não teria este nome. O que importa realmente para nós FIREEs é o $ para atingir a IF e bola pra frente. Com o tele trabalho a coisa pode melhorar bastante. Só de não ter que encarar certas pessoas já ajudaria, o problema é todo o bullshit de reuniões e calls que ficou bem pior.
      Abcs

  6. Eu tenho 2 dúvidas:

    1º – Eu comprei o IPCA 5,75 lá em 2018 e tô notando que ta caindo bastante o rendimento. Com a inflação alta não era pra ele ta rendendo mais ? seguindo a tendência de alta do IPCA ??

    2 º- Tô notando que o Tesouro Direto ta começando a vender títulos com IPCA em torno de 4%… Vcs acham que eu devo vender o meu IPCA 5,75 ? Pq caso os títulos do Tesouro comecem a bater 5 ou 6, o meu ja não vai ser tão valorizado, meu raciocínio ta correto ?

    1. Olá Sebastião. Tudo bem?
      Suas dúvidas são bastante comuns na verdade.
      1-O rendimento diário dos títulos do TD são feitos com base na marcação a mercado. Ou seja, você compra com um juro, por exemplo 4%aa+IPCA. Se os juros básicos e a expectativa de juros futuros sobe para 5%aa+IPCA, logicamente seu titulo que só paga 4%aa vai cair de preço, pois quem vai comprar o seu título que só paga 4 se pode comprar do governo que paga 5? Só se ele valer bem menos… Esta é a lógica, por isso que ele rende menos; isto independente diretamente do IPCA (mas indiretamente os juros sobem pq a inflação subiu né).
      2-Eu nunca entro nem recomendo entrar em títulos do TD para vender antes do prazo, pois vc nunca sabe o futuro. Se vc esperar o vencimento vai receber os seus 5,75%aa +IPCA brutos o que é um ótimo retorno real diga-se de passagem. Muita gente venderia agora pois seu raciocínio está em partes, correto, se os juros continuarem a subir, seu título será marcado a mercado a um valor menor; porém eu te pergunto, vc tem onde investir este dinheiro em um lugar que pague mais que 5.75 de juros reais ao ano garantidos? Meu raciocínio é este, que vai muito além do rendimento em sí, mas do prazo até vencer, oportunidade e alternativa para este dinheiro, segurança, perspectiva da inflação, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *