PGBL e VGBL no FIRE: Como Usar Previdência Privada para se Aposentar Cedo

Durante muito tempo eu olhei para previdência privada com certa desconfiança, por isso vc nunca leu muito sobre isto aqui no AA40.

O mercado brasileiro conseguiu transformar um produto tributariamente interessante em uma prateleira cheia de planos caros, fundos ruins, taxa de administração alta e, em alguns casos, taxa de carregamento. Aí ficou fácil concluir que “previdência privada não presta”.

Só que isso mistura duas coisas completamente diferentes: o veículo tributário e o investimento que colocaram dentro dele.

Um PGBL ruim continua sendo ruim. Um VGBL carregado de taxas também.

Mas um bom plano, barato e com fundos decentes pode ser uma ferramenta muito útil para quem está acumulando patrimônio e, principalmente, para quem pretende viver de renda no futuro.

Para FIRE, a conversa fica ainda mais interessante.

Porque o verdadeiro jogo do PGBL não é simplesmente pagar menos imposto. É mover renda tributável de uma fase da vida em que minha alíquota é alta para outra em que ela pode ser muito menor.

Esse detalhe muda tudo.

Primeiro: o que são PGBL e VGBL?

PGBL vs VGBL: Diferença e Como Usar no FIRE para Independência Financeira

PGBL significa Plano Gerador de Benefício Livre e VGBL significa Vida Gerador de Benefício Livre. Tá mas e daí?

Apesar dos nomes parecidos, eles recebem tratamentos tributários diferentes.

No PGBL, posso deduzir as contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, dentro das regras legais e limitado a 12% dos rendimentos tributáveis considerados na declaração.

A conta vem depois.

Quando resgato o dinheiro, o Imposto de Renda incide sobre todo o valor resgatado, não apenas sobre o lucro.

No VGBL, acontece o contrário.

Não existe dedução das contribuições no IR.

Em compensação, quando faço o resgate, o imposto incide somente sobre a parcela correspondente aos rendimentos. Meu principal, aquilo que efetivamente coloquei no plano, não é tributado novamente.

Mas atenção a um detalhe importante: em um resgate parcial não posso escolher sacar primeiro apenas o principal. Para fins tributários, o saque carrega proporcionalmente uma parcela das contribuições e uma parcela dos rendimentos.

Uma forma simples de enxergar:

PGBLVGBL
Dedução no IR durante os aportesSim, dentro das regrasNão
Limite da deduçãoAté 12% dos rendimentos tributáveisNão existe
IR no resgateSobre o valor totalApenas sobre os rendimentos
Normalmente faz mais sentido paraDeclaração completaSimplificada ou após esgotar os 12%
Principal vantagemDiferimento fiscalTributação apenas do ganho

E aqui aparece o primeiro erro comum.

PGBL não dá isenção de imposto.

Ele dá diferimento.

Estou basicamente dizendo para a Receita:

não me tribute sobre este dinheiro agora; deixamos essa conversa para depois.

Isso pode ser excelente.

Ou completamente inútil.

Depende de quanto imposto deixo de pagar hoje e de quanto pagarei quando retirar o dinheiro.


Os famosos 12% do PGBL

Imagine alguém com R$ 200 mil de rendimentos tributáveis no ano.

O limite teórico de contribuição dedutível seria:

R$ 200.000 × 12% = R$ 24.000

Se essa pessoa colocar R$ 24 mil em um PGBL elegível, o valor pode reduzir a base tributável na declaração completa.

Não significa receber R$ 24 mil de volta.

Esse erro aparece bastante.

O benefício é a economia de imposto gerada pela redução da base.

Se parte desses R$ 24 mil estivesse sujeita à alíquota marginal de 27,5%, por exemplo, o diferimento tributário poderia se aproximar de:

R$ 24.000 × 27,5% = R$ 6.600

A conta real depende da declaração inteira, das demais deduções e das faixas do IR, mas a lógica é essa.

Eu coloquei R$ 24 mil para investir e mantive comigo algo próximo de R$ 6,6 mil que, sem o PGBL, poderia ter ido para o governo naquele momento.

Agora vem a parte que quase nunca aparece na propaganda do banco:

esse dinheiro economizado também precisa ser investido.

Se eu recebo uma restituição maior por causa do PGBL e gasto tudo em uma TV, enfraqueci bastante a estratégia.

O ganho do PGBL aparece quando o imposto diferido continua compondo patrimônio durante anos.


Nem todo mundo pode usar os 12%

Outro detalhe que costuma desaparecer nas explicações rápidas: não basta comprar PGBL.

A dedução normalmente exige declaração pelas deduções legais, o conhecido modelo completo, e contribuição também ao RGPS ou a regime próprio de previdência, com exceções previstas para aposentados e pensionistas.

Além disso, os 12% não são calculados sobre qualquer dinheiro que entrou na conta.

Rendimentos isentos ou sujeitos à tributação exclusiva, por exemplo, não entram simplesmente nesse bolo para aumentar o limite.

Isso importa bastante para quem já vive parcialmente de investimentos.

Dividendos, rendimentos isentos e determinados ganhos tributados separadamente não funcionam como salário tributável para criar magicamente espaço adicional de PGBL.


E aportar mais de 12% no PGBL?

Aqui eu sou bem menos entusiasmado.

Suponha que meu limite dedutível seja R$ 24 mil e eu coloque R$ 40 mil no PGBL.

Os R$ 16 mil excedentes não criaram benefício fiscal adicional.

Mas continuam dentro de um PGBL.

No futuro, o IR continuará seguindo a regra tributária do PGBL, cuja base no resgate é o valor total.

Na prática, estou abrindo mão justamente da principal vantagem que justificava colocar aquele dinheiro ali.

Por isso minha regra prática é simples:

PGBL até onde existe benefício fiscal. Depois disso, paro e comparo VGBL com investimentos normais.

Não assumo automaticamente que VGBL seja a próxima opção.

Se o VGBL custa 1,5% ou 2% ao ano e tenho um ETF barato ou outro investimento eficiente fora da previdência, a vantagem tributária pode desaparecer na taxa.

Taxa é imposto privado. E costuma ser cobrada todo ano.


Para quem o VGBL faz mais sentido

O VGBL costuma encaixar melhor em três situações.

A primeira é quem usa a declaração simplificada.

A segunda é quem não tem benefício fiscal relevante com o PGBL.

A terceira é quem já utilizou todo o limite dedutível do PGBL e ainda quer colocar mais patrimônio dentro da estrutura previdenciária.

A Receita deixa essa diferença bem clara: contribuição para VGBL não é dedutível, enquanto no resgate apenas os rendimentos são tributados.

Então não existe uma disputa universal chamada “PGBL versus VGBL”.

A pergunta certa é:

qual deles faz mais sentido para cada pedaço do meu dinheiro?

Para alguém com renda alta, declaração completa e horizonte longo, minha estrutura poderia perfeitamente ser:

PGBL até o limite fiscal eficiente.

Depois disso, VGBL ou investimentos comuns, dependendo de custo, fundo disponível, liquidez e estratégia patrimonial.


A Lei 14.803/2024 mudou uma das piores regras da previdência

Essa mudança foi grande e ainda vejo muito conteúdo antigo explicando errado.

Até 2024, ao entrar em determinados planos de previdência, o investidor precisava decidir muito cedo se utilizaria o regime progressivo ou regressivo.

Era uma decisão absurda.

Imagine alguém com 35 anos tentando adivinhar quanto ganhará aos 55, quando vai se aposentar, qual será sua renda tributável naquela época e até qual será sua estratégia de resgate.

A Lei 14.803, publicada em janeiro de 2024, mudou isso.

Agora a opção pode ser feita até o momento da obtenção do benefício ou da solicitação do primeiro resgate. Depois da escolha, ela se torna irretratável. A lei também criou regras para permitir nova opção em determinadas situações envolvendo planos anteriores.

Na prática, ganhamos uma opção valiosa.

Posso passar anos acumulando patrimônio e decidir a tributação quando finalmente souber como minha vida financeira ficou.

Para quem persegue FIRE, isso é excelente.

Durante a acumulação ainda não sei exatamente se vou parar de trabalhar aos 45, 50 ou 55.

Também não sei quanto terei de aluguel, INSS, trabalho eventual ou outras rendas tributáveis.

Agora posso observar o cenário real antes de bater o martelo.


Progressiva ou regressiva?

Aqui começa a parte interessante.

Tabela regressiva

Na regressiva, a alíquota depende do tempo que cada recurso permaneceu no plano.

A estrutura é esta:

Prazo de acumulaçãoIR
Até 2 anos35%
Mais de 2 até 4 anos30%
Mais de 4 até 6 anos25%
Mais de 6 até 8 anos20%
Mais de 8 até 10 anos15%
Acima de 10 anos10%

A ideia parece maravilhosa para FIRE.

Espero dez anos e pago 10%.

Fim da história?

Não.

Esse é exatamente o ponto em que eu faria a conta antes de escolher.

A tributação regressiva é definitiva. Os 10% não entram depois no ajuste anual para vermos se minha renda era baixa.

Pagou, acabou.

E 10% pode ser excelente.

Mas zero é melhor que 10%.

Um detalhe importante: os dez anos não são contados desde a abertura do plano para todo o patrimônio. Cada aporte tem seu próprio prazo. Se eu contribuo todo ano durante vinte anos, terei ao mesmo tempo recursos tributados a 10%, 15%, 20%, 25%, 30% e até 35%. Nos resgates, porém, vale o PEPS: saem primeiro os aportes mais antigos.


A tabela progressiva ficou especialmente interessante para quem faz FIRE

Na progressiva, o resgate entra na lógica normal do Imposto de Renda.

Em resgates, normalmente há retenção de 15% como antecipação. Depois faço o ajuste na declaração anual. Se meu imposto efetivo for menor, a diferença pode voltar em restituição; se for maior, pago a diferença.

É justamente aqui que o FIRE cria uma situação peculiar.

Enquanto estou trabalhando, talvez tenha:

R$ 200 mil.

R$ 300 mil.

R$ 500 mil.

Ou mais de rendimentos tributáveis por ano.

Estou nas faixas superiores.

Depois do FIRE, meu patrimônio pode ser grande, mas minha renda tributável sujeita à tabela progressiva pode cair violentamente.

Isso parece contraditório até percebermos que patrimônio e renda tributável são coisas diferentes.

Posso pagar minhas despesas usando uma mistura de caixa, venda de ativos, principal investido, rendimentos isentos e outras fontes.

Então surge uma janela tributária.

E eu posso preenchê-la com resgates do PGBL.


O arbitragem tributária que eu procuraria

Veja a tabela das faixas de IR em 2026:

Base de cálculo anualAlíquota marginalParcela a deduzir
Até R$29.145,600%R$0
R$29.145,61 – R$33.919,807,5%R$2.185,92
R$33.919,81 – R$45.012,6015%R$4.729,91
R$45.012,61 – R$55.976,1622,5%R$8.105,85
Acima de R$55.976,1627,5%R$10.904,66
Renda tributável anualIR antes do redutorRedutor 2026IR final aprox.
R$60.000R$2.694R$2.694R$0
R$65.000R$3.594R$2.217R$1.377
R$70.000R$4.495R$1.739R$2.756
R$75.000R$5.595R$1.262R$4.334
R$80.000R$6.695R$784R$5.912
R$85.000R$7.795R$306R$7.489
R$88.200R$8.499~R$0R$8.499

Imagine este cenário simplificado.

Durante minha vida profissional:

Renda tributável: R$ 300 mil/ano

Posso aportar até:

12% × R$ 300 mil = R$ 36 mil

Faço o aporte no PGBL.

Se esses R$ 36 mil estiverem efetivamente reduzindo renda sujeita à faixa marginal de 27,5%, estou diferindo aproximadamente:

R$ 9.900 de IR naquele ano.

Faço isso durante vários anos.

Depois chego ao FIRE.

Meu salário desaparece.

Agora minha renda tributável sujeita ao ajuste anual talvez seja muito menor.

Eu então começo a transformar gradualmente aquele PGBL novamente em renda tributável.

É exatamente o contrário do que fiz durante a acumulação.

Fase de trabalho: renda tributável alta → PGBL → base tributável menor.

Fase FIRE: renda tributável baixa → resgates do PGBL → ocupação planejada das faixas inferiores.

Isso é planejamento tributário intertemporal.

Não estou tentando esconder renda nem criar uma isenção artificial.

Estou escolhendo quando reconhecer aquela renda para fins fiscais.


Em 2026 essa estratégia ficou ainda mais interessante

A legislação vigente em 2026 introduziu uma redução do IR anual que pode zerar o imposto devido para rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual de até R$ 60 mil, com redução gradual entre R$ 60 mil e R$ 88,2 mil.

Esses valores são da regra atual e obviamente podem mudar nos próximos anos.

Agora imagine alguém já em FIRE, sem salário e com poucas outras rendas tributáveis.

Dependendo da composição de sua renda e das regras vigentes naquele ano, poderia existir espaço para realizar resgates do PGBL dentro de uma faixa de tributação efetiva extremamente baixa.

Talvez até zero em determinadas situações.

Compare: Regressiva após mais de dez anos: 10% definitivo.

versus

Progressiva com baixa renda tributável: potencialmente menos de 10%.

É por isso que eu não escolheria regressiva automaticamente só porque pretendo deixar o dinheiro investido por vinte anos.

Dez por cento não é uma alíquota mágica.

Tenho que comparar com minha alíquota efetiva futura, não com os 27,5% estampados no topo da tabela.

Veja uma lista dos melhores fundos previdenciarios - Infomoney


Então a progressiva é melhor para FIRE?

Também não dá para concluir isso.

Suponha que eu chegue ao FIRE com:

R$ 100 mil de aluguel tributável,

mais INSS,

mais consultorias,

mais alguma renda do exterior,

e ainda queira sacar R$ 150 mil por ano do PGBL.

Minha renda tributável continuará alta.

Nesse caso, trocar uma regressiva madura de 10% pela progressiva pode ser péssimo negócio.

Outro investidor pode parar de trabalhar aos 45 anos, viver alguns anos usando caixa e investimentos com baixa geração de renda tributável e utilizar exatamente esse período para esvaziar parte do PGBL pela progressiva.

São situações completamente diferentes.

Por isso a mudança de 2024 foi tão boa.

Não preciso adivinhar tudo isso aos 35 anos.

Posso decidir quando chegar lá.


Como eu pensaria a ordem dos saques no FIRE

Depois que o salário acaba, não começaria simplesmente a vender investimentos proporcionalmente.

Tributação cria uma segunda camada de alocação.

Eu separaria o patrimônio mentalmente em caixas.

Uma delas gera renda tributável pela tabela progressiva.

Outra possui tributação exclusiva.

Outra pode conter principal que consigo consumir sem gerar a mesma renda tributável.

Outra pode ter ativos cuja venda gera apenas ganho de capital.

E existe o PGBL.

Minha pergunta em cada ano seria:

Quanto espaço tributário ainda tenho antes de entrar em uma faixa que considero cara?

Se minha renda tributável estiver baixa, posso antecipar resgates do PGBL.

Não necessariamente porque preciso daquele dinheiro para viver naquele ano.

Posso resgatar, pagar um imposto baixo e reinvestir o líquido fora da previdência.

Acabei de converter uma obrigação tributária futura incerta em uma obrigação tributária atual conhecida e potencialmente pequena.

É parecido com o conceito americano de Roth conversion, embora a mecânica brasileira seja diferente.

Eu chamo isso simplesmente de preencher faixas tributárias baratas.


Um exemplo de ordem de saque

Imagine alguém que se aposentou cedo com:

R$ 200 mil em caixa e pós-fixados,

R$ 1 milhão em ações e ETFs,

R$ 800 mil em PGBL,

R$ 500 mil em VGBL.

A necessidade anual de consumo é R$ 120 mil.

A solução ingênua seria tirar R$ 120 mil do PGBL.

Eu dificilmente faria isso sem calcular.

Talvez seja mais eficiente usar R$ 70 mil de caixa ou outras fontes de baixa tributação e realizar apenas R$ 50 mil de PGBL naquele ano.

No ano seguinte faço novamente a conta.

Se tenho cinco ou dez anos entre o FIRE e o início do INSS, por exemplo, posso ter uma janela excepcionalmente boa para consumir gradualmente o PGBL.

Quando o INSS começar, aquela renda passa a ocupar parte das faixas da tabela progressiva.

A janela diminui.

Esse é o tipo de detalhe que pode valer dezenas ou centenas de milhares de reais ao longo de uma aposentadoria.

Não porque encontrei um investimento mágico.

Porque escolhi melhor quando pagar imposto.


PGBL pré-FIRE: minha regra prática

Na fase de acumulação, eu faria quatro perguntas.

Faço declaração completa?

Mesmo quem normalmente usa a simplificada deve comparar os dois modelos depois de incluir o PGBL, porque o próprio aporte pode mudar qual declaração é mais vantajosa

Tenho rendimentos tributáveis suficientes para aproveitar a dedução?

Se sim, sigo.

Estou dentro dos requisitos legais para a dedução?

Inclusive a questão de RGPS ou RPPS quando aplicável.

O plano é barato e possui um investimento que eu realmente gostaria de ter?

Essa última pergunta elimina boa parte dos planos vendidos por bancos.

Não compro fundo ruim para economizar imposto.

Economizar 27,5% uma vez e pagar uma taxa excessiva durante vinte anos é uma vitória bastante questionável.


Minha estratégia pré-FIRE

Se todas as condições anteriores forem atendidas, eu tenderia a:

1. Calcular os 12% realmente dedutíveis.

Não chutar.

2. Aportar no PGBL até esse limite.

Nem muito abaixo sem motivo, nem acima automaticamente.

3. Investir também a economia fiscal.

Essa parte é fundamental.

4. Direcionar o restante para VGBL ou carteira normal, escolhendo pelo custo e pela estratégia.

Não pelo nome “previdência”.

E repetiria isso ano após ano enquanto a relação tributária continuasse favorável.


Minha estratégia pós-FIRE

Quando o trabalho terminar, a lógica muda.

Eu não pensaria mais:

“qual investimento devo vender primeiro?”

Pensaria: qual fonte de dinheiro produz o menor imposto total ao longo de toda a aposentadoria?

Isso pode significar usar caixa para despesas enquanto faço pequenos resgates do PGBL.

Pode significar consumir PGBL agressivamente durante alguns anos de renda tributável muito baixa.

Pode significar deixar o PGBL quieto e escolher a regressiva, aproveitando 10% nos lotes que já tiverem mais de dez anos.

Ou pode significar combinar PGBL, VGBL e carteira comum para controlar minha base tributável todos os anos.

É um problema de otimização.

E, para quem pratica FIRE, um problema bastante interessante.


A armadilha de olhar apenas para restituição

Conheço gente que trata o PGBL quase como promoção de supermercado:

“Coloquei R$ 30 mil e recebi R$ 8 mil a mais de restituição.”

Calma.

A Receita não lhe deu R$ 8 mil.

Ela apenas não cobrou aquele imposto agora.

O PGBL só fica realmente atraente quando três coisas trabalham juntas:

Dedução relevante na entrada + longo período de capitalização + tributação eficiente na saída.

Se eu deduzo na faixa de 27,5% e décadas depois consigo retirar pagando 10%, 7,5% ou até menos em termos efetivos, tenho uma excelente arbitragem.

Se economizo 15% hoje e acabo pagando 27,5% depois, a história muda.

O valor do dinheiro no tempo ainda entra na conta, mas já não é aquela vantagem óbvia vendida na agência bancária.


E a regressiva de 10%?

Continuo gostando dela.

Especialmente para alguém que espera:

manter o dinheiro por muito tempo,

ter renda tributável relativamente alta depois do FIRE,

ou realizar resgates grandes.

Pagar 10% definitivo sobre os aportes já maduros pode ser extremamente bom.

Mas agora temos a vantagem de esperar.

Com a Lei 14.803/2024, posso chegar perto do primeiro resgate e colocar os dois cenários lado a lado.

Progressiva: quanto de renda tributável terei naquele ano e nos próximos?

Regressiva: qual é a idade dos aportes e quais alíquotas efetivamente incidirão?

Aí escolho.

É muito melhor do que tentar prever minha declaração de Imposto de Renda vinte anos antes.


VGBL também tem seu lugar no FIRE

O VGBL costuma receber menos atenção porque não oferece aquela sensação imediata de economizei imposto este ano.

Mas ele tem uma característica útil na fase de retirada: somente a parcela correspondente aos rendimentos é tributada.

Só que existe uma pegadinha importante aqui. Em um resgate parcial, não posso escolher sacar primeiro o dinheiro que aportei e deixar todo o lucro para depois. A proporção entre contribuições e rendimentos é considerada no cálculo tributário do resgate.

Imagine um VGBL com R$ 500 mil, sendo R$ 350 mil de contribuições e R$ 150 mil de rendimentos.

Nesse momento, 30% do saldo corresponde a rendimentos. Se eu sacar R$ 100 mil, aproximadamente R$ 30 mil formarão a parcela de rendimento sujeita ao IR e R$ 70 mil corresponderão às contribuições.

Portanto, o VGBL continua permitindo que apenas o ganho seja tributado, mas não permite escolher artificialmente a ordem de retirada entre principal e rendimento.

Ainda assim, isso pode ser bastante útil no FIRE, porque a base tributável de um saque pode ser muito menor do que o próprio valor sacado. No PGBL, por outro lado, o valor resgatado integra a base tributável conforme o regime escolhido.

Mais uma razão para não pensar em PGBL e VGBL como adversários. Eles podem ser complementares.


Previdência privada não precisa significar aposentadoria mensal

Outra confusão comum é imaginar que, ao chegar à aposentadoria, sou obrigado a transformar todo o plano em uma renda vitalícia da seguradora.

Não necessariamente.

Dependendo das características do plano, posso trabalhar com resgates ou escolher modalidades de benefício.

Para FIRE, eu geralmente valorizaria flexibilidade.

Quero controlar quanto retiro, quando retiro e qual impacto tributário isso terá.

Entregar automaticamente todo o patrimônio para gerar uma renda mensal pode eliminar justamente parte desse controle.

O regulamento do plano precisa ser lido antes.

Sim, aquela parte chata que quase ninguém abre.

É ali que moram carência, regras de resgate e condições que realmente interessam.


Não ignore as taxas

Para mim, essa é a linha vermelha.

Um PGBL barato pode ser ótimo.

Um PGBL caro pode transformar um excelente benefício fiscal em um presente para o banco.

Taxa de administração de 2% ao ano durante vinte ou trinta anos não é detalhe.

É destruição de patrimônio por juros compostos ao contrário.

Hoje existem planos bem mais competitivos do que os produtos antigos empurrados em agência.

Eu procuraria: taxa de carregamento zero, administração baixa, fundos simples, estratégia transparente, e possibilidade de portabilidade (“Meu PGBL antigo ficou caro” não é razão para permanecer nele por medo de zerar o relógio.). Se o produto exige uma planilha para descobrir quanto custa, já começo desconfiado.

Para fundos previdenciários simples de Tesouro/CDI/inflação, hoje já encontro opções na faixa de 0,3%–0,5% ao ano. Cobrar 1% ou mais por uma estratégia passiva de renda fixa é totalmente inaceitável hoje em dia.

Veja uma lista dos melhores fundos previdenciarios - Infomoney

Uma exceção para rendas muito altas

Desde 2026, quem ultrapassa R$600 mil na soma de rendimentos considerada pelo IRPFM. Nesses casos, a dedução do PGBL pode reduzir o IR normal sem necessariamente reduzir o imposto total, porque parte da economia pode reaparecer como complemento do IRPFM.

É uma situação bastante específica. Para quem fica abaixo de R$ 600 mil anuais, essa regra não entra na conta.

Acima desse valor, eu calcularia o imposto total com e sem PGBL antes de fazer o aporte.


PGBL não substitui uma carteira FIRE

Também não colocaria todo meu patrimônio em previdência simplesmente porque existe benefício tributário.

Liquidez importa.

Diversificação tributária importa.

Ter patrimônio em diferentes estruturas permite escolher de onde retirar dinheiro.

Para mim, uma boa carteira FIRE não deveria ter apenas diversificação entre ações, renda fixa e exterior.

Ela também pode ter diversificação tributária.

Dinheiro com tributação diferente.

Dinheiro com liquidez diferente.

Dinheiro cuja venda cria ganho de capital.

Dinheiro que entra na tabela progressiva.

Dinheiro sujeito a imposto definitivo.

Essa flexibilidade tem valor.

Principalmente quando estamos planejando quarenta ou cinquenta anos de aposentadoria.


Então PGBL ou VGBL?

Minha resposta curta seria esta.

Se faço declaração completa, tenho renda tributável relevante e consigo utilizar a dedução, eu olho primeiro para PGBL até o limite fiscal eficiente.

Depois disso, comparo VGBL com a carteira normal.

Se faço declaração simplificada ou não tenho benefício fiscal com PGBL, VGBL pode fazer mais sentido, desde que o produto seja competitivo.

E se estou chegando ao FIRE?

Não escolho progressiva ou regressiva por regra de bolso.

Faço uma projeção.

Quanto terei de renda tributável?

Quando começa meu INSS?

Tenho aluguel?

Pretendo continuar trabalhando?

Quanto preciso sacar?

Qual parte do PGBL já passou de dez anos?

Existe uma janela entre minha aposentadoria antecipada e outras fontes futuras de renda?

Essa última pergunta pode ser a mais valiosa de todas.


O PGBL que mais me interessa não é o da aposentadoria

É o da transição.

Imagine alguém que trabalha até os 45 anos ganhando bem.

Durante vinte anos utiliza PGBL para reduzir a base tributável.

Aos 45 para de trabalhar.

O INSS talvez só apareça muitos anos depois.

Entre esses dois momentos existe um período em que a renda tributável pode ficar excepcionalmente baixa.

Foi justamente nessa fase que eu tentaria desmontar parte da bomba fiscal criada pelo PGBL durante a acumulação.

Aos poucos.

Ano após ano.

Usando as faixas mais favoráveis disponíveis.

Esse, para mim, é o uso mais interessante do PGBL dentro de uma estratégia FIRE.

Não é apenas “guardar para aposentadoria”.

É receber uma dedução quando minha renda está alta, deixar o imposto que seria pago continuar investido durante anos e escolher um momento fiscalmente melhor para reconhecer aquela renda.

Se as regras futuras permitirem fazer isso com uma alíquota bem menor, ótimo.

Se não permitirem, ainda tenho a regressiva como alternativa quando ela fizer sentido.

Desde 2024, posso tomar essa decisão muito mais perto do momento em que realmente tenho as informações necessárias.

E isso fez da previdência privada uma ferramenta bem mais interessante para planejamento FIRE.

Não porque PGBL ou VGBL sejam investimentos mágicos.

Não são.

São embalagens tributárias.

O investimento lá dentro continua precisando ser bom.

Mas quando a embalagem certa encontra um investimento barato e uma estratégia de saque bem planejada, aí sim começa a aparecer dinheiro de verdade na conta.

PGBL x VGBL x Carteira Corretora

Comparador de acumulação e liquidação total no fim do prazo. Todos começam com o mesmo dinheiro novo saindo do seu bolso. No PGBL, o benefício fiscal é calculado pela tabela anual de 2026, comparando automaticamente deduções legais x desconto simplificado, recebido com atraso e reinvestido quando chega.

1. Situação tributária

Em R$ de hoje. Para deduzir PGBL, o simulador pressupõe contribuição ao RGPS/RPPS e elegibilidade ao limite de 12%. A escolha entre deduções legais e desconto simplificado é feita automaticamente.
Ex.: INSS, dependentes e outras deduções que reduzem a base. Não inclua o próprio PGBL.
Mesmo desembolso externo para PGBL, VGBL e carteira comum.
A contribuição ocorre ao longo do ano; a economia do ajuste anual só é reinvestida depois. “0 meses” significa o mês imediatamente seguinte ao fechamento do ano fiscal.

2. Mercado e prazo

O patrimônio é acumulado nominalmente, tributado nominalmente e exibido em reais de hoje.
A alíquota varia por classe e prazo. Em ações comuns à vista, a isenção histórica depende do total vendido no mês, não do lucro; como este simulador pressupõe liquidação total, não presuma que ela se aplica. Ajuste a alíquota ao produto real.

3. Previdência

Usado apenas se PGBL ou VGBL estiver na progressiva. Valores em R$ de hoje. O simulador recalcula a melhor forma de declaração antes e depois do resgate.
Informe somente deduções legais. O desconto simplificado de 20% (limitado a R$17.640 em 2026) é calculado automaticamente como alternativa.

4. Custos

Proxy opcional para tributação durante a acumulação. Não é um modelo de come-cotas.

5. Patrimônio líquido se tudo fosse liquidado no fim

Limite PGBL (12%)—
IR sem PGBL hoje—
Benefício fiscal no ano 1—
Alíquota efetiva regressiva PGBL—
Auditoria: como a conta funciona

Escolha da declaração: em cada cálculo anual, o motor compara deduções legais com o desconto simplificado de 20%, limitado a R$17.640 em 2026, e usa o menor imposto. O PGBL só entra nas deduções legais. Assim, o benefício fiscal é melhor IR sem PGBL − melhor IR com PGBL, e não aporte × 27,5%.

Tabela de 2026: usa a tabela anual oficial da Receita e o redutor da Lei 15.270/2025: até R$2.694,15 para rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual de até R$60 mil; fórmula decrescente entre R$60.000,01 e R$88.200; zero acima disso. O redutor é sempre limitado ao imposto apurado.

Aportes mensais: o dinheiro novo é aportado no fim de cada mês. No cenário PGBL, vai para o PGBL até o limite anual de 12%; excedentes ficam em uma carteira comum lateral. O tempo de investimento e a idade tributária do lote começam nesse fim de mês.

Lag do benefício: a economia fiscal só é reinvestida quando chega. Mesmo com “0 meses”, ela entra no mês seguinte ao fechamento do ano, porque não é possível reinvestir um ajuste anual antes de o próprio ano terminar.

Benefício após o horizonte: se a economia fiscal só seria recebida depois do fim da simulação, ela não entra no patrimônio líquido principal nem na barra comparativa. É mostrada separadamente como recebível futuro.

Inflação: retorno real e inflação são convertidos em retorno nominal. IR de VGBL e carteira comum é apurado sobre ganho nominal; só depois o resultado é trazido para reais de hoje.

Regressiva: cada aporte mensal é um lote. Na liquidação, cada lote usa 35%, 30%, 25%, 20%, 15% ou 10% conforme a própria idade. A idade não é arredondada para a idade do plano inteiro.

Progressiva: PGBL adiciona o valor tributável integral do resgate aos demais rendimentos; VGBL adiciona somente o ganho tributável. O imposto incremental compara a melhor declaração antes e depois do resgate. A retenção de 15% na fonte, quando aplicável como antecipação, não é tratada como custo definitivo e não é modelada como fluxo de caixa temporário.

Carteira comum: usa uma alíquota final informada pelo usuário sobre o ganho nominal agregado. Não tenta reproduzir todas as regras de cada ativo, compensação de prejuízos, come-cotas ou isenções por volume de venda.

Limite do modelo: esta é uma comparação de acumulação + liquidação total. Ela não simula uma estratégia de saques FIRE anuais, na qual PEPS, realização parcial de ganhos e a tabela progressiva podem mudar o resultado.

Hipóteses e limites: regras tributárias de 2026 mantidas em termos reais ao longo da projeção; renda, orçamento e deduções constantes em poder de compra; sem carregamento; sem IRPFM; sem modelagem integral de tributação por ativo na carteira comum. O IRPFM pode ser relevante quando a soma anual de rendimentos definida em lei ultrapassa R$600 mil, ainda que o campo de “rendimentos tributáveis” desta tela seja menor. Não é cálculo oficial de IR nem recomendação individual.
Versão 4 auditada — setembro/2026. Motor tributário reescrito para escolher automaticamente entre deduções legais e desconto simplificado, usar a tabela anual oficial de 2026 e corrigir o timing dos lotes mensais.

PS: Para aportes muito altos existe uma exceção: desde 2026, o VGBL sofre IOF de 5% sobre a parcela dos aportes anuais que ultrapassar R$600 mil, considerando os planos do mesmo segurado em todas as seguradoras. A regra não se aplica ao PGBL.

16 thoughts on “PGBL e VGBL no FIRE: Como Usar Previdência Privada para se Aposentar Cedo”

  1. Muita pouca gente se dá conta que pode fazer essa arbitragem tributária. Pagar menos imposto quando trabalha para depois pagar praticamente zero quando saca !! Este é um dos segredos FIRE. Muito bom

    1. Fala Goiano. Pois é. Acho que pouca gente realmente parou pra fazer a conta completa. Pessoal lê PGBL e sai correndo pq nunca foi coisa boa. Mas as coisas mudaram.
      Muita gente enxerga o PGBL só como “economizar imposto agora”, mas não conecta com a outra ponta: chegar no FIRE com renda tributável muito menor e sacar em faixas bem mais baratas ou sem imposto nenhum.É aí que mora o poder da estratégia. Não é só diferir imposto. É tentar pagar imposto quando sua alíquota efetiva for muito menor.
      Pra mim, esse é um daqueles detalhes pouco discutidos que podem antecipar bastante a independência financeira e os americanos fazem isso melhor que ninguém!
      abcs – AA40

  2. Eu nunca pensei em fazer um plano PGBL, mas a empresa que eu trabalhava contribuía com 100% do que eu contribuísse até um certo limite por idade. Com essa condição ficou fácil fazer a escolha e o dinheiro já entrando com um rendimento de 100% acelera muito o crescimento da bola de neve.
    No final algo que eu nem dava muita bola foi o que adiantou minha possibilidade de deixar o emprego 3 anos antes do que se não tivesse esse PGBL.
    Abraços.

    1. Mendigo, aí fica difícil mesmo dizer não lol
      Quando a empresa coloca 100% em cima do que você aporta, o PGBL deixa de ser só uma questão tributária e vira “dinheiro grátis” na entrada. Mesmo que o fundo nem fosse perfeito, esse matching já cria uma vantagem enorme logo de cara.E seu caso mostra bem uma coisa que muita gente ignora no FIRE: às vezes o que mais encurta o caminho não é achar o investimento mágico, mas aproveitar direito os benefícios que já estão na mesa.
      Se isso adiantou em 3 anos sua saída do trabalho, então esse PGBL fez exatamente o que deveria fazer.
      Abraços!
      AA40

  3. O órgão em que trabalho oferece a opção de contribuição à Funpresp-Jud, que se assemelha ao modelo PGBL. O órgão público contribui com um percentual (geralmente entre 7,5% e 8,5%) sobre a parcela do salário que supera o teto do INSS, equiparando-se ao valor investido pelo participante. Sinceramente, não achei vantagem aderir, pois temia a insegurança e risco de ingerência de um fundo público, como o que aconteceu como o Aerus, da Varig, fundo de pensão que deixou na mão milhares de idosos quando a empresa faliu.

    1. Fala Luiz, eu entendo a preocupação, Luiz. Fundo de pensão no Brasil realmente não tem um histórico que inspire confiança. Mas olhando friamente para a matemática, 100% de contrapartida do órgão é difícil de ignorar.
      Se você coloca R$1.000, o patrocinador coloca outros R$1.000 (exemplo só, até 8,5%). Antes de qualquer rentabilidade, você já dobrou o capital. Para quem está construindo patrimônio, isso pesa muito.
      E eu faria uma distinção em relação ao Aerus. A Funpresp-Jud é um plano de contribuição definida, com conta individual e outra estrutura de governança. Isso não significa risco zero, obviamente, mas também não é correto assumir que “fundo público = outro Aerus”.
      Se fosse comigo, provavelmente faria o seguinte: aderiria até o limite que recebe a contrapartida de 100% e deixaria o restante da carteira FIRE fora do plano. A pior decisão, na minha opinião, seria abrir mão do match por medo e depois tentar recuperar essa diferença com rentabilidade da carteira própria. Vale a pena olhar com mais detalhes, pesquisar a fundo esse plano, colocar num AI para analisar o historico e todos os relatórios de governança pra vc. Nao deixe dinheiro na mesa!
      Abcs
      AA40

    2. Cara, vc está jogando uma excelente oportunidade fora. A grande vantagem da Funpresp é que você recebe dinheiro do patrocinador, que não conseguiria obter investindo sozinho, sem falar no benefício fiscal. Supondo que seu investimento mensal seja de R$ 1.350, você teria R$ 371/mês de economia fiscal (estimativa usando 27,5% como alíquota marginal) E o órgão coloca:
      R$ 1.350/mês
      Resultado: aproximadamente R$ 2.700/mês entrando na previdência e só R$ 979 saindo do seu bolso. Me diz qual investimento no mundo vc consegue 100% de rendimento todo mês?

  4. Muito legal, eu já fiz alguns estudos comparando PGBL e VGBL e outros investimentos, pelo tanto de coisas que podem dar errado acabei desistindo da ideia, mas se for bem feito dá uma vantagem, e tem o detalhe também de evitar o imposto sobre herança, pra quem estiver no final da vida, parece ser uma boa ideia deixar uma parte em PGBL, ou VGBL, pra que esse dinheiro vá direto para herdeiros sem necessitar inventário.

    1. É isso. Eu também acho que PGBL/VGBL é daqueles instrumentos que, quando bem encaixados no planejamento, podem trazer uma vantagem enorme, mas não são tão simples quanto parecem à primeira vista. Tem que olhar tributação, taxas, regime, prazo etc.
      E a parte sucessória é um bônus interessante. Além da questão tributária, a previdência pode permitir que o dinheiro chegue aos beneficiários sem passar pelo inventário, o que dá uma liquidez muito maior para a família. Para quem já está pensando na fase final do FIRE e em sucessão, acho que faz bastante sentido ter pelo menos uma parte do patrimônio estruturada dessa forma.
      AbcsAA40

  5. Excelente artigo!

    Passei os últimos meses de 2025 fazendo exatamente esse tipo de simulação e, neste ano, comecei a colocar em prática o esvaziamento gradual do meu PGBL.

    Como todos os meus rendimentos atuais vêm de ativos isentos, estimei o total de deduções que terei no ano, principalmente plano de saúde e despesas com a educação dos filhos, e fiz recentemente um saque único do PGBL que me mantém logo abaixo da faixa de R$ 60 mil, já considerando essas deduções.

    A ideia não é utilizar esse valor como renda, mas realocá-lo para outros investimentos. Até o momento, tudo vem funcionando como um relógio.

    No meu caso, há ainda uma vantagem adicional: tenho uma janela de aproximadamente dez anos até começar a receber o INSS. Esse prazo coincide quase exatamente com o período estimado para esvaziar completamente o PGBL.

    1. Keep Calm, esse é exatamente o tipo de aplicação prática que eu queria mostrar no artigo.
      Você conseguiu transformar o PGBL em uma espécie de ponte tributária entre a fase de acumulação e o início do INSS: aproveita os anos de renda tributável baixa para ir retirando o saldo aos poucos, pagando pouco ou nada de IR, e ainda consegue realocar o dinheiro para a carteira.
      E achei especialmente interessante essa janela de ~10 anos. Quando o planejamento tributário encaixa com o período até o INSS, fica muito mais fácil esvaziar o PGBL sem precisar fazer grandes apostas.
      É o tipo de coisa que, depois que a gente percebe, parece óbvia. Mas pelo número de pessoas que nunca fizeram essa conta, definitivamente não é. Abraços AA40

  6. Alguns pontos complementares: seria possível fazer uma comparação dos fundos de previdência longa de menor taxa de adm contra comprar ntn-b longa via tesouro direto? Utilizando VGBL regressivo.
    Com uma taxa de adm suficientemente pequena, acredito que valha a pena optar pelo VGBL para quem pensa em carregar até o vencimento.
    Outra vantagem importante é diferir imposto de renda caso queira mudar de estratégia no meio do caminho, através da portabilidade de fundos. Poderia, por exemplo, aplicar em ntnb longa agora com taxa alta e, caso as taxas caiam bem no futuro, migrar para cdi ou para qualquer outra opção sem pagar IR. No estilo de um fundo exclusivo dos ricos de antigamente, antes do governo não permitir mais esse diferimento até o resgate.
    Uma outra coisa que já tentei fazer, mas não deu certo, é resgatar um PGBL progressivo na fase FIRE acima do limite de isenção do IR e aplicar os 12% do PGBL sobre essa renda resgatada do PGBL original. Ou seja, um benefício composto de PGBL sobre PGBL. A Receita me colocou em malha fina, mas não sei se foi por ter sido feito tudo no mesmo fundo ou se consideram que essa estratégia não é permitida.
    Abs,

    1. Valeu pela sugestão, vou dar uma estudada
      Sobre o “PGBL sobre PGBL”, fui pesquisar e a princípio não encontrei uma regra que proíba a estratégia. O ponto é que a nova contribuição só gera dedução dentro das regras normais do PGBL, inclusive o limite de 12% e a exigência previdenciária.
      Então pode ser que a malha fina tenha vindo de alguma outra particularidade da declaração. Esse caso merece uma investigação mais detalhada tlvz.

      Abcs,
      AA40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade