Como uma selfie pode fazer você poupar mais para a aposentadoria

Muitos de vocês provavelmente já utilizaram o aplicativo FaceApp, que foi uma febre em 2014. Este aplicativo, a partir de uma foto sua de hoje, projeta como você vai se parecer quando velho.

Acontece que pesquisadores da universidade de Stanford descobriram que usar este aplicativo e ter este encontro com você mesmo no futuro, pode mudar sua mentalidade e fazer com que você passe a poupar mais para o seu “eu futuro”, já que ele é real.

Usando o FaceApp, pesquisadores descobriram que sua propensão a poupar mais para a aposentadoria pode dobrar
Usando o FaceApp, pesquisadores descobriram que sua propensão a poupar mais para a aposentadoria pode dobrar

A maioria das pessoas tem dificuldade em projetar como será sua aparência ou como será daqui a 30 ou 40 anos.

Esse “eu futuro” é um estranho completo e “tendemos a desconsiderar suas dores, prazeres e necessidades”, disse Jamie Hopkins, diretor de pesquisas sobre aposentadoria do Carson Group, consultor de investimentos em Omaha, Nebraska.

Quando a trajetória de vida de um indivíduo é um ponto de interrogação, pode ser mais difícil para ela se planejar, disse Sarah Raposo, pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Vida da Universidade de Stanford.

Antes do FaceApp aparecer, Raposo e outros pesquisadores de Stanford usaram tecnologia de realidade virtual para mostrar às pessoas seus avatares envelhecidos, na esperança de que eles desenvolvessem empatia por seu eu de 70 ou 80 anos.

Em outras palavras, uma das melhores maneiras de se conectar com aquela pessoa mais velha que você se tornará em algumas décadas é ver uma foto.

Comece verificando seu eu mais velho, rugas e tudo, com o FaceApp. Depois de superar o choque inicial, tente imaginar seu “eu mais velho e futuro” vivendo a aposentadoria só com o que você está guardando agora.

Depois do estudo, o grupo de pessoas que viu o seu avatar envelhecido passaram a poupar para sua aposentadoria, em média, o dobro do grupo de controle.

A explicação psicológica para este comportamento é que, primeiro, a mente humana foi condicionada a milênios a pensar só no presente e não no futuro, afinal, só nas últimas décadas é que passamos a ter uma expectativa de vida superior aos 50 anos (veja abaixo).

Histórico da Expectativa de vida no Brasil
Histórico da Expectativa de vida ao nascer no Brasil. Observe o salto depois dos anos 40

Segundo, é que as pessoas se sacrificam por outras pessoas que elas amam a todo momento (seus filhos, seus pais, seus amigos) , é natural que, ao se ver no futuro, seu senso de empatia por você mesmo aumente e é muito provável que você se sacrifique hoje para benefício deste seu “eu futuro”.

O FaceApp foi uma revelação. “Vendo esta face real de mim mesmo no futuro me fez sentir que devo levar mais a sério meu plano daqui a 30 ou 40 anos”, disse Robert Jr., produtor da CNBC que fez o teste.

Hannah Goldstein, 24, outro membro da equipe da CNBC que fez o teste, disse que o aplicativo não mudou a maneira como ela se sente sobre dinheiro, economias e aposentadoria, mas só por que “Já estava pensando muito nessas coisas antes mesmo do teste”, disse ela.

Embora muitos de nós vivemos com a mentalidade primitiva de não planejar para o futuro pois ele pode não chegar, a probabilidade de ele sim chegar é muito alta para ignorarmos. Neste caso, você pode aumentar suas chances de estar preparado para o que está por vir, estabelecendo simples rotinas saudáveis como:

Depois de fazer estes 4 passos, aumente gradualmente suas economias e aportes. Você também pode investir para objetivos diferentes da aposentadoria. Pode ser gerador de ansiedade sacrificar sua qualidade de vida agora em favor do seu futuro, mas será muito encorajador ver seu patrimônio acumular.

2 thoughts on “Como uma selfie pode fazer você poupar mais para a aposentadoria

  1. Impressionante se ver no futuro. Este aplicativo é muito realista. Só não sei se vou mudar meus aportes por causa disso mas que causa um certo impacto, ah isto causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *