Se a democracia é a melhor forma de governo, por que as empresas não são democracias?

Nos tempos atuais onde só se fala do tal do “Estado democrático de direito” e de como a democracia é a melhor forma de governo que existe, a grande maioria parece concordar que a democracia é a melhor forma de governo, mas então, se a democracia é assim tão boa, você já se perguntou por que as empresas não adotam este sistema de governança ao invés de concentrar o poder nas mão de alguns poucos diretores e do CEO/Presidente?

Você tem um chefe (ou vários). Seu chefe tem o chefe dele. E assim por diante, até chegar ao CEO ou presidente. Na verdade, os altos executivos também têm chefes. Eles trabalham para seus conselhos de administração. Em qualquer caso, isso se chama governança corporativa. Uma estrutura quase militar e nada democrática, não é mesmo.

Na realidade, nem as empresas nem os governos democráticos são administrados de forma tão democrática quanto você imagina. Embora em uma democracia você tenha o poder do voto, nossos líderes determinam nossas leis e praticamente tudo o mais que acontece no país com base em um elaborado conjunto de regras e leis. Na realidade, “Nós, o povo” não temos muito o que fazer se não concordarmos com determinada lei aprovada no congresso.

Do mesmo modo, se as empresas fossem administradas como verdadeiras democracias, os funcionários talvez também não teriam o direito de votar, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam. Isto por que os funcionários nada mais são do que mão-de-obra contratada. Os acionistas são, na verdade, os verdadeiros interessados nas empresas. E uma vez que eles são os verdadeiros constituintes, eles realmente são aqueles que podem votar e tomar decisões.

Ironicamente, para que nossas vozes sejam ouvidas no processo de tomada de decisão precisamos fazer “política”. Acontece que frequentemente a política do seu local de trabalho é uma das coisas que mais desprezamos em nossos empregos. Porém democracia tem tudo a ver com política, o que inclui um diálogo aberto de idéias e conflito saudável e debate sobre tópicos (potencialmente) incômodos.

Talvez a verdadeira democracia, aquela em que cada cidadão tenha participação igualitária nas decisões, nunca venha a reinar de verdade nem no governo e nem nas empresas, porém o mais importante e o que realmente desejamos é sermos ouvidos. Queremos que as pessoas nos ouçam. Queremos ser capazes de compartilhar nossas ideias e o que aprendemos por meio de nossa educação, esforços e experiência com nossos gerentes e superiores. E queremos saber se nossas ideias e conhecimento estão sendo considerados nas decisões que nossos gerentes tomam.
Queremos também saber os motivos das decisões de nossos executivos. Podemos discordar do resultado final, mas acreditamos que merecemos uma explicação do processo e da lógica que os levou a chegar às suas conclusões. Embora muitas vezes não consigamos o que queremos ou pensamos ser melhor para a empresa, reconhecemos que somos mais bem servidos por um líder bem informado que nos ajuda a compreender sua decisão – Isto se chama Transparência. As vezes isto é mais importante que a democracia em sí

Com democracia ou sem democracia, o que buscamos no trabalho é autonomia. Estudos têm mostrado que temos maior satisfação no trabalho quando temos a liberdade de escolher nossos próprios objetivos. Enquanto nos mantemos alinhados com os objetivos de longo prazo da empresa que representamos, queremos definir nossos próprios objetivos e prazos. Queremos ser tratados como parceiros e não como servos.

E você caro leitor, para você, por que as empresas não são democracias? Comente abaixo

5 thoughts on “Se a democracia é a melhor forma de governo, por que as empresas não são democracias?

  1. não são democracias por que se houvesse voto, normalmente se votaria errado. e um empresa não aguenta uma queda financeira caso façam errado a gestão.

  2. Numa empresa só há um interesse: gerar lucros, tudo demais é secundário.
    Numa sociedade os interesses são os mais diversos possíveis, então ou há um grupo impondo seus interesses sobre os demais usando a força, ou diversos interesses são mediados por instituições que adquirem sua legitimidade através da interação social e negociação entre os diversos grupos que compõem um país.

  3. Empresas jamais serão democracias. São ditaduras !
    Elas só querem é sugar até a última gota de sangue de seus empregados, depois pegam outro e assim por diante.
    Presenciei um caso absurdo onde um colega meu se acidentou e morreu em uma viagem pela empresa e o chefe no dia seguinte na reunião a primeira coisa que falou é: Quem pode substituir o Carlos naquela região? PQP !!!!!! Isto mostra bem o espírito de uma empresa. Ah e aquelas que parecem democracias como algumas techs moderninhas por ai, é só lobo em pele de cordeiro.

  4. Democracía é ditadura da maioria: 51% obrigam 49% a aceitar algo. Ainda vou mais longe que o tópico. Por que na família as decisões na são democráticas? Juntar filhos + cônjuge e decidirem
    de forma equivalente? Os 3 filhos terão mais poder de decisão que os 2 pais. Rs.

    Um quote famoso atribuído – de forma equivocada- a Churchill é ““O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com o eleitor médio.”

    Platão também era um grande critico da democracia, achando que devíamos ser governados pelos sábios (Sofocracia).

    No fim, todos sistemas tem falhas, porém a empresa permite formas de gestão mais eficiente por se tratar de acordos voluntários entre as partes (ninguém é obrigado a trabalhar em uma empresa).

  5. Há um estudo chamado A teoria de Dunbar, em que se propõe que é possível um vínculo em uma comunidade de até 150 pessoas.
    O movimento de comunidades alternativas e ecovilas tende a se basear nesse número, algumas empresas setorizam em no máximo 150 funcionários por departamento, grupos, tribos e cidadelas antigas tendiam a ter 150 pessoas e quando o número excedia, havia uma tendência ao desdobramento.

    A teoria diz que o máximo de conexões próximas que casa indivíduo pode ter gira em torno de 150 pessoas, e usa bases neurofisiologicas e evolucionistas para esse estudo.

    Mas do ponto de vista sociológico, como o Dedé no comentário acima mencionou, tudo depende do INTERESSE.
    Qual o interesse de uma sociedade, comunidade, agrupamento, ser democrático? A boa convivência, o melhor progresso, o uso da dialética para alcançarmos a melhor solução, a consciência de cada um de que ninguém sabe mais que o outro? Do meu ponto de vista, esses seriam os motivos da democracia.
    A democracia por delegação como a nossa esbarra nisso aí.

    Então o que impede uma empresa ser democrática é o interesse mesmo porque só vale como os controladores tem interesse em alcançar o lucro, até porque no sistema capitalista tem a premissa do risco x retorno, e o capital investido são dos controladores. A única preocupação é prestar conta para os acionistas (e olhe lá rs).

    Wikipedia sobre a teoria
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Dunbar#:~:text=Segundo%20a%20teoria%20de%20Dunbar,como%20discrimina%C3%A7%C3%A3o%2C%20crimes%20e%20guerra.

    Artigo da BBC sobre a teoria
    https://www.bbc.com/portuguese/revista-52928245

    Estudo que sugere que esse número seria menor

    https://socientifica.com.br/limite-do-cerebro-humano-de-150-amigos-nao-confere-segundo-novo-estudo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *