Ter uma offshore e contas em paraíso fiscal NÃO É CRIME !

A série de reportagens Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, publicadas por diversos sites nos últimos dias mostrou uma gama de pessoas influentes no mundo, políticos e empresários, possuem contas no exterior em paraísos fiscais como Ilhas Cayman, Jersey e British Virgin Island. O que não deveria ser novidade para ninguém, principalmente na comunidade FIRE.

Logicamente a imprensa sendo em sua grande maioria de esquerda, não poupou tempo em colocar isto como a principal causa das desigualdades no mundo. Como a causa de todo o mal. Não demorou muito para o presidente Biden já ampliar seu discurso “anti-corrupção” e claro, revigorar seu imposto mínimo global.

Como o Brasil não se pega para traz, os incorruptíveis senadores da esquerda brasileira já convidaram Campos Neto e Paulo Guedes para explicar por que seus nomes estão nos papers (quer apostar que em breve isto chegue no STF?)

Ter contas em paraíso fiscal e offshores é crime?

NÃO ! Não é crime ter contas em paraíso fiscal ou offshores (offshore nada mais é do que uma empresa no exterior). O grande problema é que para o cidadão comum, a mídia de esquerda já criminalizou esta prática e qualquer coisa que se diga ao contrário é prontamente ignorado. Deixamos claro aqui que crime é não declarar estas contas ao fisco ou deixar de pagar impostos devidos, apenas isto.

Segundo o Ministério da Economia, Guedes “já declarou sua participação societária na empresa offshore mencionada na ocasião de sua posse como ministro e também no seu IR”. Se isto é verdade ou não, ai sim pode até caber apuração. O que não podemos deixar é que a mídia criminalize a prática lícita de ter contas no exterior, se não daqui a pouco é você FIREE que possui contas fora é que será taxado de criminoso injustamente devido a ignorância do povo e ao mau-caratismo da imprensa em geral que cada dia mais parece controlar a vida de todo mundo.

Aqui mesmo no blog e em muitos outros da blogosfera falamos sempre em abrir offshores e contas no exterior para aproveitar as vias legais para pagar menos impostos e minimizar imposto sobre heranças e bens. Isto é ilegal?Lógico que não é. São brechas na lei que só não usa quem não for atras e não pesquisar e não se interessar por isto.

O advogado tributarista Renato Mainardi Azeredo, sócio-fundador do escritório Azeredo Advocacia afirmou a um jornal que “Offshore ou conta no exterior, é uma prática totalmente legal e típica. Qualquer brasileiro que deseja morar no exterior, fazer uma viagem internacional ou investir, pode ter uma conta no exterior, com a possibilidade de abertura de conta em bancos digitais ou tradicionais”.

Se nós FIREEs, que temos alguns trocados apenas investido já estamos pensando em abrir offshores e contas no exterior, e muitos já tem, imagine que tem milhões? Minha surpresa seria se eles não tivessem !

Benefícios de ter uma offshore

  • legislação bancária que permite depósitos em moedas fortes;
  • legislação tributária que oferece isenções ou reduções fiscais;
  • sigilo bancário e comercial, que oferece maior privacidade;
  • liberdade de câmbio, sem restrições à compra, venda e transferência;
  • legislação empresarial vantajosa, que não exija capital mínimo autorizado e integralizado, ou restrições aos sócios, administradores e acionistas.
  • estabilidade econômica e política;
  • baixo custo administrativo;
  • acesso a financiamentos internacionais vantajosos;
  • acesso a serviços financeiros de primeiro mundo.

As Offshore são uma forma de empreender, investir legalmente, obter mais vantagens e garantir o máximo de elisão fiscal possível. São também uma ferramenta de planejamento tributário e fiscal que se tornou possível graças às políticas de isenção fiscal adotadas por alguns países com o objetivo de atrair investimento estrangeiro dos que querem escapar de regimes opressores e abusos fiscais e tributários de vários países do mundo. Muitos dos hoje ricos e influentes chegaram lá graças as benefícios das offshores e contas no exterior. Existe muito uso delas para crimes, lógico que sim, assim como qualquer coisa no mundo pode ser usado para o bem ou para o mal.

Como se manter dentro da lei?

Quem investe em offshores deve sempre se manter dentro da lei logicamente no local onde possui a conta, cumprindo toda a legislação vigente naquele país e também no Brasil, no caso dos residentes fiscais brasilerios, informando seus ativos do exterior na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, independentemente do valor.

Quando o patrimônio líquido ou o valor de mercado da empresa offshore superar o equivalente a US$1.000.000,00 (hum milhão de dólares), a pessoa física residente fiscal no Brasil fica obrigada a enviar, também, a CBE (Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior) para o Banco Central do Brasil (Bacen) que pode ser anual ou trimestral, a depender do volume de ativos (bens e direitos).

E você, ficou surpreso com o Pandora Papers ou não? Já tem uma offshore e/ou contas no exterior ou planos de abrir ? Conte-nos abaixo nos comentários:

18 thoughts on “Ter uma offshore e contas em paraíso fiscal NÃO É CRIME !

  1. De acordo com o artigo qualquer um pode ter uma conta offshore. Mas o Ministro da Economia não pode pelo limite da lei. O conflito de interesse é claro. E mais claro ainda qdo na reforma do IR ele mesmo pediu para não criarem um novo imposto para as empresas offshore.

    1. Rodrigo, um ministro da economia geralmente fica neste cargo alguns meses. Raramente 4 anos. Você acha mesmo que o sujeito deveria ter que fechar sua empresa no exterior e toda as implicações que isto causaria? Vamos além, o presidente do Chile também nos papers, tem 100 milhões em offshore da época que tinha sua lucrativa empresa de cartões de crédito. Vc acha que ele deveria fechar a empresa quando se tornou presidente? Vc acha que Trump deveria ter fechado suas centenas de empresas quando virou presidente? Bom se vc acha que sim, podemos parar de conversar

  2. Motivos pro ministro ter conta no exterior:
    1 – Não pagar imposto
    2 – Ocultar origem do dinheiro
    3 – Se proteger de piora na economia do país

    Os caras controlam a economia, taxa de câmbio e taxa de juros. Óbvio q isso é, no mínimo, conflito de interesse, por serem agentes públicos.

    Qual foi a ação q PG tomou pra frear o dólar e a inflação?

    1. Todos que tem offshores e contas em PF é para pagar menos imposto. Qual é o problema disso gente? Deixem de seguir o que a imprensa fala.
      Agora eu tenho uma offshore então meu dinheiro é ilícito ou de origem duvidosa? Trabalhei mais que qualquer um por ele por isso quero que ninguém o toque.
      Lógico que existe dinheiro sujo nestes lugares mas é isto existe em qualquer banco em qq lugar.

      1. Falei q são 3 opção. No seu caso seria a primeira e não tem problema.
        PG como agente público tem q esclarecer, sendo dinheiro legal ou não, ele não pode exercer um cargo público e tirar vantagem disso. As regras/leis pra agentes públicos são específicas quanto a isso.
        Em país sério ele teria q deixar o cargo

        Para de culpar a impressa, eles só divulgaram a informação. Os suspeitos são PG e Campos Netos e outros q estão na lista

        1. Perca tempo com petistas da globo não AA40. Deixar o cargo como Trump fez? Hahahah
          Isso é bom para te fazer pensar se quer realmente voltar para este país de merda cheio de comunistas ou ficar ai no primeiro mundo.

  3. A questão não é sobre se é ilícito ou não ter patrimônio fora do País. Não estamos falando de um cidadão comum, estamos falando do Ministro de Estado da Economia. Não sei se é fato notório para vocês, mas é ele quem gerencia as políticas econômicas do país. O dólar alto é ruim para a maioria dos brasileiros, mas o ministro se beneficiou disso e multiplicou o seu patrimônio extra-nacional . Isso gera no mínimo um conflito de interesses.

    1. ah tá, quer dizer que se ele elevasse os juros (junto com o Campos Neto) e ele tivesse renda fixa isto também seria um problema? Ou seja, ministro da economia ou um presidente tem que vender tudo e virar um hobo para poder estar no governo. Vocês são uma piada mesmo! Deixem de chorar e sejam espertos como eles. Não é a toa que a maioria dos brasileiros estão na miséria, pois podem até se achar os espertalhões, no ilícito e no que não importa, mas são muito ignorantes no demais que podem tirar proveito licitamente.

  4. Olá, AA40.

    Eu não fiquei nada surpreso.
    O site do investidor internacional ensina como abrir uma offshore. Quem está na finansfera sabe disso. Não foi surpresa.

    A mídia e alguns políticos estão aproveitar disso e falando muita merda. Eu não estou gostando muito de Paulo Guedes na economia, mas falar que ele está trabalhando para ele ficar mais rico com essa empresa no interior é muita burrice. Esse dinheiro nessa offshore é dinheiro de pinga pelo patrimônio que dizem que ele tem. E muitas empresas que ele faz parte estão aqui no Brasil.

    Esse pessoal tem é inveja dos ricos. Querem o dinheiro dos outros.

    Abraços!

    1. Grande Cowboy. Finalmente alguém da blogosfera raiz por aqui. Muito bom. É exatamente isto que eu quis dizer ai no post. Acha mesmo que ele precisaria que o dólar subisse? O cara tem milhões em lugares seguros e várias empresas. Tbm não sou fã não, alias a queda dos juros que ele proporcionou só foi ruim para mim que estou heavy em renda fixa BR mas uma coisa é isto, outra coisa são suas finanças pessoais que devem ser pessoais como de qualquer cidadão, não importa quem seja. Nem o STF poderia ter o direito de abrir a conta de ninguém sem provas concretas de ilícito.
      Mas como vc bem falou, isto é inveja do povo e parte do jogo político para os senadores e a corja toda, além de pimenta nos olhos para a imprensa sensacionalista. Mas para o povão, isto não importa, todos querem mais é crucificar os ricos mas todos querem ser como eles como já escrevi aqui.
      Grande abraço Cowboy, bom ver pessoas influentes da comunidade por aqui !

  5. Que ter offshore por si só não é crime é claro. Que a mídia é sensacionalista também não é novidade. Agora, falar que a mídia é de esquerda é forçar a barra demais…haha.. só faltou chamar de comunista e petralha, e falar que a culpa é do PT… outro ponto: quando vc fala que daqui a pouco os FIREEs serão taxados de criminosos, está parecendo aquele pessoal de classe média sem noção que é contra taxação de grandes fortunas porque se acham bilionários e que eles que vão ser impactados, quando na verdade eles estão mais próximos das classes mais pobres…

  6. A imprensa é, de longe, o principal problema do Brasil hoje. Ela destroi tanto governos de direita quanto de esquerda e manipula de um jeito bisonho o povo que faz exatamente o que eles querem. Até quando será assim?

  7. AA40, poderia fazer um tutorial de como abrir sua offshore. Sei que são muitas variáveis envolvidas, mas se alguém mostrasse como foi mais ou menos o seu “caminho das pedras” ajudaria bastante aos outros pequenos investidores que querem um pouco mais de tranquilidade e segurança
    Obrigado por tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *