6 thoughts on “Responda ao Anuário FIRE 2023

  1. Cara, primeiramente queria deixar o parabéns pelo seu site que é incrível.
    Quanto ao anuário venho preenchendo há alguns anos, e sempre esbarro na mesma questão, quando você questiona a frugalidade, como fazer o calculo do salário do Dieese de forma per capita? Porque só dividir o salário por 4 (já que o salário do Dieese é para sustentar uma família de 4 pessoas) não me parece o melhor caminho. Mas ao mesmo tempo considera-lo integral pra sustentar apenas uma pessoa parece que desconfiguraria a frugalidade.

    Abraços

    1. Anon, entendo seu problema. O fato de usarmos o SMN do Dieese como base de frugalidade foi por que os respondentes achavam esta pergunta muito subjetiva. O que é frugal para um não seria para outro, portanto achamos melhor usar esta métrica como base.
      Difícil dizer. Quem sabe a metade do SMN para uma pessoa vivendo sozinha, em que tem que considerar o custo de moradia integral seria tlvz um número mais palatável?
      Abcs
      AA40

    2. É uma definição difícil. Existem muitas variáveis que alteram os valores absolutos, por exemplo: local de residência (gastar R$ 3.000,00 mensais em uma cidade pequena de interior não é a mesma coisa que na Capital de São Paulo), propriedade de bens imóveis (o aluguel ou a parcela de um financiamento imobiliário são, muitas vezes, a maior parte dos gastos), benefícios (se o VR não entra na conta, recebê-lo alivia muito os gastos mensais) etc.

      1. Realmente. O mesmo acontece na definição de Classe Social pelo IBGE. Temos que partir de um balizador. Neste caso definimos este, mas entendemos o problema. Mas é só uma pergunta; No livro vamos levar em consideração o local de onde a resposta vem, por isso é importante colocar o local de onde vc responde/reside.
        Att
        AA40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *