Ícone do site AA40

Como pensar a TSR: quebrando em componentes distintos

Embora você provavelmente já esteja cansado de ler sobre a Taxa Segura de Retirada (TSR), sempre é bom lembrar que ela é um dos pilares dos planos de independência financeira e/ou aposentadora antecipada. Apesar de chamarmos ela de regra dos 4%, ela não é uma regra propriamente dita, apenas um número, uma forma de facilmente termos uma noção de quanto precisamos acumular para “viver dos investimento”. Na prática é pegar seu gasto médio total mensal em reais e multiplicar por 300.

Em termos populares, a TSR é basicamente é um número dado de forma percentual de quanto do total do seu dinheiro inicial (Patrimônio Líquido investido [ai não entra casa e carro por exemplo]), você pode gastar por ano para que ele dure por todo o período de sua aposentadoria antecipada ou independência financeira (FIRE). Nos EUA, 4% é geralmente considerado como uma taxa segura razoável a ser utilizada.

No Brasil, estamos acompanhando este número ano a ano e, como vemos aqui, a nossa TSR parece que será um pouco superior a isto.

Mas hoje queremos falar sobre como podemos tratar a TSR em partes ou componentes, de forma que, cada parte da TSR seja dedicada para um objetivo diferente. Seja pagar pelas despesas básicas indispensáveis a sobrevivência, ou extras como conforto e itens totalmente discricionários que você pode viver sem, mas seria legal ter.

A “regra” 3-1-1:

Uma das formas mais interessantes que a TSR pode ser “desmontada” é uma regra que vem se popularizando nos EUA entre aqueles que otimizam suas carteiras de forma a maximizar a TSR, podendo atingir até 5% de TSR nas simulações históricas (com uso de ativos não correlatos como Ouro, Small Cap Value, Large Cap growth, Treasures de longo prazo e alocações “risk parity”). Esta regra prática é conhecida como regra do 3% – 1% – 1%.

Ela basicamente divide uma TSR de 5% em:

Muitos de vocês vão dizer que isto se parece com a divisão FIRE entre Lean Fire, Fire tradicional e Fat FIRE, e não deixa de ser, mas é pensada de uma forma um pouco diferente que faz mais sentido.

Qual tipo de FIRE está planejando?

Ver resultados

 Carregando ...
Sair da versão mobile