Skip to content

AA40

Independência Financeira é essencial. Aposentadoria antecipada é Opcional !

  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Orçamento
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
  • Posts
  • O que é FIRE?
  • Comece Aqui
    • Por que começar?
    • A regra dos 4%
    • Escolha qual FIRE você quer
    • Os Marcos da Jornada FIRE
    • Quer poupar menos? Conheça Coast FIRE
    • Recursos FIRE
    • FIRESFERA
  • Ferramentas 🆕
    • Simulador FIRE
    • Simulador Monte Carlo
    • Simulador Coast FIRE
    • A fronteira de Eficiência
    • Termômetro FIRE
    • Calculadora IPCA+
    • Gerador de PIPs
    • FIRE-DASH
    • Orçamento
    • Estime a sua Inflação
    • APIs do AA40
  • Anuários
  • TSR
    • Acompanhamento da TSR no Brasil
    • PWR: A Taxa de Retirada Perpétua
    • Saiba tudo sobre a TSR (Taxa Segura da Retirada)
    • A TSR: Como colocar em prática?
  • Leitura Obrigatória
    • Análises e Estudos
      • ANUÁRIOS FIRE
      • Estudos de Caso
      • Indexar é Preciso
      • Os três pilares do plano FIRE
      • Aportes ou Retorno?
    • Você já escreveu seu PIP?
    • Os Marcos FIRE
    • Crie seu blog FIRE
  • Livros, Blogs e FAQ
  • Mais…
    • Twitter AA40
    • Blogroll
    • YouTube
    • Novidades por Email
    • Podcast do AA40
    • Pedido de Estudo de Caso
    • Contato
Responda ao questionário do Anuário FIRE 2025 do AA40, clique aqui.
FIRE-DASH fiBUDGET

Faculdade virou um fetiche da classe média?

Conversando há alguns dias com a Sra AA40 sobre a educação do AA40Jr concordamos em uma coisa (algo raro):  A educação superior é um fetiche da classe média e devemos tratar isto como um investimento que precisa dar retorno.

Lembro como se fosse hoje da primeira aula de iniciação a engenharia do AA40, quando o professor perguntou a cada um por que estava fazendo o curso, fui o único que teve a coragem de dizer que era para ganhar dinheiro.

Resposta do professor? Então lamento mas está no curso errado! - fiquei decepcionado com aquela resposta. Felizmente ele estava errado, no meu caso, devido a algumas apostas pessoais minhas, mas estava certo quanto a maioria da minha turma. Mas isso foi início dos anos 2000 e agora as coisas mudaram. Além das universidades no Brasil muitas vezes não reconhecerem o real motivo de existirem, como vimos no meu exemplo acima, existe um culto ao diploma excessivo como se o papel que certa pessoa está apta a desempenhar na sociedade dependente de um pedaço de papel. Isto nos EUA já está mudando felizmente; para muitas empresas modernas a contratação já não depende mais do que seu diploma diz mas sim do que você realmente é capaz de fazer; e a tendência é que chegue por aqui em breve.

À medida que formos aumentando o grau de escolaridade da população, vai aumentando a carreira acadêmica em busca de um curriculum melhor. Se antes nossos avós ficavam na escola até os 11 anos e nossos pais até os 17, hoje ficamos até os 22 e nossos filhos até os 28. Em breve estudaremos até os 40 anos de idade (idade em que nós já pensamos nos aposentar por aqui) ou mais e tudo para que? Para sermos melhores empregados e sermos selecionados mais facilmente para vagas? Até onde isso vai chegar?

 
 

O verdadeiro valor de uma faculdade

Existem boas razões para pensarmos que o verdadeiro valor da faculdade hoje em dia é muito menor do que o sugerido pela crença popular. Para indivíduos sem vocação ou habilidades específicas, a faculdade não parece ser um investimento que vale a pena nos dias de hoje e pode ser uma grande perda de tempo e dinheiro quando você leva em consideração os custos das mensalidades (caso não consiga entrar em uma pública) e o tempo sem trabalhar.

Não se pode negar porém que ter um diploma ainda pode abrir a porta para empregos e ganhos maiores, mas o grande x da questão está no cálculo do custo benefício. Pense comigo. Quando seu filho estiver formado, praticamente todos os membros da sociedade estarão nesta categoria haja visto que a mentalidade popular é que estudar é a única forma de ter uma vida melhor, o que não é bem verdade. Isto podia ser verdade nos anos 90. Hoje em dia ter um diploma não é garantia de nada. Você será apenas mais um com um pedaço de papel em busca de uma oportunidade de trabalhar (com salários cada vez mais achatados) para alguém ficar mais rico. Nesta lógica, não seria melhor ser o último? Ser aquele empreendedor para quem o graduado irá trabalhar?

Você provavelmente conhece muitas pessoas não formadas que são MUITO boas naquilo que fazem. Muito boas que chegam a virar referência como este vendedor de água ou programadores que aprenderam por conta própria a codificar, coisa que praticamente nenhuma universidade lhe ensinará. Se você tem esta mentalidade, fazer uma faculdade pode não ser a melhor escolha já que você será praticamente doutrinado a ser um empregado, podendo até chegar adormecer o espírito empreendedor que existe em você hoje.

Educação básica

Indiscutivelmente a educação básica (ensino fundamental e médio) é sim imprescindível para qualquer cidadão já que este não um qualificador mas sim um nivelador provendo o básico do que é preciso conhecer para sobreviver no mundo de hoje e também ser um empreendedor. Justamente nela é que o governo precisa trabalhar e melhorar a qualidade cada vez mais.

O peso do nome

Muitos ainda consideram importante o peso do "nome" da universidade escolhida. Isto hoje em dia deixou de ser importante para inúmeras profissões. Claro, alguns cursos como medicina, direito e algumas engenharias são exceções, mas a menos que você esteja pensando em cursar Harvard, MIT ou Yale, e ai entra a questão do custo, isto não fará mais diferença. Escolher uma razoável, terminar o curso e ir em busca de diferenciais como certificações e cursos específicos de curta duração pode abrir muito mais oportunidades e ter um custo benefício muito maior do que gastar exorbitantes quantidades de dinheiro e tempo para entrar e cursar em uma universidade de renome que muitas vezes será apenas questão de status e não necessariamente retorno.

A faculdade é importante, mas está longe de ser um ingresso garantido para a classe média como era uma vez ! Hoje em dia é muito mais um fetiche da classe média.
 
 
 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Navegação de Post

Post Anterior Post Anterior:
E o dólar não para de subir durante a pandemia !
Próximo Post Próximo Post:
Repense o conceito de carreira

Você poderá gostar de ler também...

IUSB BDN ETF

ETF Talk: Renda Fixa no Mercado Americano (IUSB ou BND ?)

12 de setembro de 202010 de agosto de 2021

Primeiros passos para um estilo de vida minimalista

28 de outubro de 20176 de julho de 2021

Não gosta da TSR 4%? A Vanguard inventou uma nova regra só para a comunidade FIRE. Confira:

29 de outubro de 20216 de agosto de 2022

Planos de contingencia para sua independência financeira

20 de fevereiro de 20187 de agosto de 2021
Os principais marcos na sua caminhada a Independência Financeira

Os Marcos na jornada de independência financeira: como atingir a liberdade financeira

24 de junho de 202111 de setembro de 2023

Juros negativos: Pode parecer absurdo, mas faz sentido

8 de agosto de 20196 de julho de 2021

32 thoughts on “Faculdade virou um fetiche da classe média?”

  1. Anônimo disse:
    30 de agosto de 2019 às 09:19

    Minha esposa é exemplo vivo disso. Fez faculdade devido à pressão social e eu na época fazia parte da manada e a incentivei mesmo ela sendo uma pessoa que não gosta de estudar e fez um curso merda e com baixa empregabilidade só pra seguir o que as pessoas dizem ser o certo. Resumindo: sem contar o estágio jamais exerceu a profissão e hoje ganha em Euros o que poucos doutorados ganham por ter habilidades que poderiam ter sido exploradas mais cedo se não tivesse perdido 4 anos e uma paulada de dinheiro na faculdade.

    Abraço!

    Corey

    Responder
  2. Cowboy Investidor disse:
    30 de agosto de 2019 às 11:10

    Olá, AA40.

    Concordo contigo. Ter um diploma hoje praticamente não te dá garantia de nada.
    Eu fiz faculdade e torrei (com aluguel, comida, etc) minha grana toda com isso. Não gastei mais porque era pública.
    Só comecei a ganhar dinheiro depois que passei em um concurso, mas no futuro vou sair, pois não me dou bem como empregado.

    Se eu tiver filhos vou educa-los para serem empreendedores. Faculdade só ser for para ser um médico, por exemplo, que precisa de diploma.

    Abraços!

    Responder
  3. SOLDADO DO MILHAO disse:
    30 de agosto de 2019 às 12:18

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  4. SOLDADO DO MILHAO disse:
    30 de agosto de 2019 às 12:19

    A área de tecnologia já contrata sem diploma inclusive microsoft e google ..
    O governo finge que quer democratizar o conhecimento,se quisesse mesmo disseminar conhecimento liberaria todos os cursos possíveis em EAD deixando apenas parte pratica para fazer em faculdades privadas ou publicas ou até mesmo pra eliminar matérias.
    Gosto dos Cursos técnicos, acho que o caminho é profissionalizante , técnico e depois se necessário faculdade.
    Fico pensando se fizer uma pesquisa quanto dinheiro jogado no lixo em universidades publicas com alunos que nunca irão exercer a profissão ou que param o curso pela metade ou pior ficam 10 anos na universidade.
    Desculpe me alongar mas gosto desse assunto.
    abraço

    Responder
    1. Anônimo disse:
      30 de agosto de 2019 às 12:43

      Você confiaria num médico formado por EAD? Acho que EAD tem limite.

      Responder
    2. Chimpanzé Investimentos disse:
      31 de agosto de 2019 às 02:51

      Corey, eu acho que quando ele disse "quase todos" possivelmente medicina devia ser uma das exceções subentendidas.

      Responder
    3. SOLDADO DO MILHAO disse:
      31 de agosto de 2019 às 21:56

      Como disse todos que forem possíveis até boa parte da medicina da pra ser feita em EAD, fazendo aulas de praticas como laboratório e afins nas unidades físicas. O mercado já percebeu que existe essa demanda vide o tando de cursos sendo vendidos pelas internet(alguns duvidosos)mas mostra a sede por conhecimento. Com EAD é possível trazer escala sem aumentar a estrutura física. EU pessoalmente não sou a favor do ensino publico superior mas já que pagamos por isso por que não liberar pra quem queira aprender.

      Responder
  5. Anônimo disse:
    30 de agosto de 2019 às 12:25

    Cara, um rapaz que trabalhou comigo disse que faria uma outra faculdade só pra ver se arranjava uma namorada. Inacreditável mesmo. Porque segundo ele pra arrumar namorada tem que socializar mais.

    E advinha qual a outra faculdade que ele iria fazer? Administração. Que não serve pra muita coisa.

    Duvido que termine.

    Responder
    1. Raf disse:
      31 de agosto de 2019 às 06:56

      Kkk pq adm não serve pra muita coisa?

      Responder
    2. Anônimo disse:
      3 de setembro de 2019 às 19:43

      Apresente a ele o Tinder, Badoo etc..

      Responder
  6. Executivo Investidor disse:
    30 de agosto de 2019 às 14:33

    Ótima reflexão. Também acredito que o ensino superior será cada vez menos importante mas não para todas as profissões. Como mencionado: medicina, direito, engenharia, dentista, veterinário entre outras vão continuar exigindo estudo formal para exercer a profissão.
    Areas como Business, Finanças, IT, essas não necessariamente exigem um estudo formal.
    Eu não me arrependo de ter cursado engenharia mesmo tendo trabalhado com finanças corporativas minha vida toda. A universidade me abriu mais a mente e o contato com professores e pessoas de um nível intelectual igual ou superior me ajudaram muito a me desenvolver, não apenas no lado técnico mas interpessoal e cognitivo.

    Abs!
    http://www.executivoinvestidor.com

    Responder
  7. Anderson disse:
    30 de agosto de 2019 às 17:06

    Excelente post, concordo com sua visão!! parabéns pelo blog!!

    Responder
  8. Anônimo disse:
    30 de agosto de 2019 às 20:37

    Boa parte dos formandos brasileiros saem das faculdade muito mal preparados para o desenvolvimento em suas devidas áreas de atuação.
    Muito desse despreparo se deve a má educação de base e a falta de interesse e falta de identificação do aluno com o curso escolhido.
    É natural que um recém formado chegue ao mercado "crú", mas muitas vezes eles chegam sem os conhecimentos minímos necessários e sem comportamento profissional. As vezes falta até base familiar.

    A questão do ensino superior brasileiro não se restringe apenas ao ensino superior, mas a uma série de questões que ocorrem antes, durante e depois dessa fase.
    Vale apena dizer também que o achatamento de salários de diversas profissões faz om que a vida financeira sobretudo de quem tem até 30 ou 30 e poucos anos fique bastante prejudicada.

    Responder
  9. Anônimo disse:
    31 de agosto de 2019 às 00:50

    Acredito que a verdade está no meio e o artigo é equivocado em alguns pontos

    Faculdade permite que voce tenha uma profissao, diretamente pelo conhecimento do curso e indiretamente pelas oportunidades de trabalho. Mesmo um empreendedor pode se beneficiar muito de bom curso superior.

    Pensando na realidade brasileira, uma boa faculdade sim permite acesso a melhores vagas no inicio da carreira, pois muitas empresas simplesmente descartam (erroneamente) qualquer um de uma faculdade "pior". Mas dali em diante, depende muito mais da competencia da pessoa em ser bem sucedida.

    De fato, ninguem vai ficar rico e ter uma boa carreira profissional só por que fez uma boa faculdade, mas sem isso fica mais dificil.

    Quando vejo pais gastando 400mil dolares para o filho estudar em Harvard, aí sim eu tenho duvidas se é um investimento que dá retorno. Por outro lado, acho que vale a pena estudar um pouquinho e fazer USP ao inves de UNIP, até pq economiza uma grana.

    Nos EUA tá cheio de gente que MORRE sem quitar o emprestimo da faculdade….

    Responder
    1. Raf disse:
      31 de agosto de 2019 às 07:01

      Não sabia que no eua se morria sem pagar a faculdade. De fato melhor ir pra uma UF do que a unip

      Responder
  10. Scant disse:
    31 de agosto de 2019 às 02:21

    Basta estudar em faculdade pública que sai barato
    Nível superior mais ajuda q atrapalha
    A maioria nem sabe o q fazer da vida quando tem 20 anos e muitos nunca descobrem

    Responder
  11. Raf disse:
    31 de agosto de 2019 às 07:03

    Melhor do que isso, gostaria de sugerir uma discussão sobre o achatamento de salários no mercado, cada dia menos direitos menos salários, mais emprego informal. Se paga menos por aí, nunca o fire será assunto popular, 1,1255% das pessoas pensam em fire no Brasil, temos 201 milhões de habitantes..

    Responder
    1. Raf disse:
      31 de agosto de 2019 às 07:05

      * 210 milhoes

      Responder
  12. aprendizdeburgues disse:
    31 de agosto de 2019 às 13:42

    Boa reflexão. Por isso gosto dessa história de FIRE: é uma busca por progredir NA REALIDADE, é uma busca por RESULTADOS, independentemente dos vários 'ditames sociais' que nos cercam. Acho que vc tem razão, a tendência é mesmo de baixar o valor do diploma, pelo simples fato do aumento de oferta – tanto de diplomas quanto de conhecimento. A internet mudou muita coisa, e deve mudar ainda mais; o conhecimento deixou de ser escasso, e é bem provável que uma atitude empreendedora faça mais diferença do que um diploma. Profissões de risco provavelmente vão exigir alguma 'tutoria' do estado (área da saúde, especialmente), mas muita coisa deve ganhar carta de alforria, para ser testada por seus resultados, mais do que pelos 'certificados'.

    Responder
  13. Patrimonio Zero disse:
    31 de agosto de 2019 às 18:00

    Infelizmente ou felizmente essa é a mais pura verdade AA40, digo isso porque sou universitário. Estou no penúltimo ano de engenharia, eu não tinha noção do quanto era falaciosa essa ideia de que o diploma vai mudar sua vida, digo porque graças a Deus tive a oportunidade de fazer um curso técnico durante o ensino médio, e ao sair do ensino médio não tive aquela dúvida cruel de qual profissão vai escolher.

    Como eu disse, quando sair do ensino médio já saí com um emprego. Trabalhei no mercado privado e no setor público (que foi meu último emprego antes de entrar na faculdade) eu tomei a decisão de fazer um curso superior (na área do curso técnico) justamente com essa ilusão de que é preciso ter um diploma para se dar bem na vida, na época que eu trabalhava tinha colegas de trabalho que ganhava 4x mais que eu, e fazíamos as mesmas coisas a única diferença era eu com um diploma de técnico ele eles com um de superior. Pensei, tenho que estudar para ganhar mais… Foi ai que me enganei, investi muito tempo e conseguir passar em uma federal (ainda bem) hoje moro em outro estado e com o passar da graduação vi que era tudo ilusão, eu estudei várias matérias que nunca vou utilizar na vida, vários professores que nunca trabalharam ensinando coisas que nunca usaremos, professores que saíram da graduação, fez mestrado, doutorado e passou no concurso e foi dar “dar aula” na faculdade.

    Ainda bem que eu percebi isso cedo, e para compensar eu sempre corri atrás de algumas habilidade que eu sei que são essenciais para a minha formação, aproveitei algumas oportunidades que a faculdade oferece, por exemplo, a empresa júnior do meu curso. Comecei como trainee do setor de projetos, passei pela diretoria e cheguei a presidência da EJ. É um pouco frustrante, mas foi uma decisão que eu tomei e mesmo com essa triste realidade eu tive a oportunidade de aprender muita coisa em outros aspectos da minha vida que, se talvez não fosse o fato de entrar na universidade eu não tinha vivenciado muita dessas experiencias.

    Eu acredito que, na vida até para dizermos que algo não é bom, temos que experimentar. Para mim carreira acadêmica e fora de cogitação, onde estudo o foco da universidade e fomentar pesquisa. Desde o primeiro semestre somos condicionados a essas pesquisas, querem a todo custo enfiar goela a baixo que você tem que fazer um mestrado e por ai vai.

    Minha conclusão baseado no que vivi durante esse tempo de graduação é: Não vale a pena, a não ser que você faça questão de um diploma caso contrario e melhor um curso técnico. Pois muito do que aprendi de verdade foi no curso técnico, que praticávamos muito. Eis aqui a opinião de um simples mortal. E como eu sempre digo: É melhor prática vivida, que teoria entendida.

    Abraço

    http://patrimoniozero.blogspot.com/

    Responder
  14. Anônimo disse:
    2 de setembro de 2019 às 00:26

    E claro que ter uma faculdade importa para quem sabe o que está fazendo, para quem nao sabe, nada importa. Cursar uma faculdade é importante para permitir que vc tenha uma profissão (por isso vc ganhou dinheiro fazendo engenharia) afinal utilizaria uma grande ponte projetada por um pedreiro ou por um engenheiro? Achas que um técnico (com todo respeito) enviaria um satélite para o espaço? Outro ponto interessante é que a faculdade abre a cabeça para explorar novas ideias, geralmente associadas a conceitos complexos, porém isso pode ser resolvido por um autodidata. O problema é que fomos criados para sermos empregados, porém assim como vc criarei meus filhos para serem empreendedores. Talvez a faculdade seja necessária para eles, se for um meio para eles empreenderem.

    Responder
  15. Anônimo disse:
    2 de setembro de 2019 às 01:23

    Olha, concordo em 90% com o artigo, mas não acho que também seja interessante dizer que você ser autônomo sem faculdade é garantia de sucesso. Eu mesmo cresci no interior, estava destinado a virar pedreiro, só que sabia que eu jamais seria bem-sucedido nessa profissão, pois não me identificava. Meu pai é pedreiro, meus primos, e eles podem ganhar até R$1 milhão mas eu jamais quero trabalhar nesse ramo. Pode falar o que for, mas existem pessoas que não nasceram para trabalho braçal e uma delas sou eu.

    Fui aprovado em um bom curso da Federal do meu estado, trabalho na área e estou planejando montar minha empresa. Estou muito bem financeiramente, não me arrependo de ter tido muitas discussões com meu pai que me mandava trabalhar em vez de estudar para o vestibular (ser vagabundo para ele).

    Minha situação está muito mais excelente e estável do que meus primos que seguiram a carreira de servente/pedreiro e também dos meus colegas de faculdade, a esmagadora maioria era de classe média vinda das melhores escolas da cidade. Acho que depende de cada um, depende do curso que você escolhe, da faculdade, do que você faz durante a faculdade, especializações, leituras, network. É uma equação com vários coeficientes.

    A pessoa deve procurar o melhor para ela, desde que seja de forma correta e legal. Não devemos se amarrar a conclusões simplistas do tipo "Diploma dá Grana" ou "Diploma é Lixo, Enriqueça vendendo dindim no meio da rua". Lembrando que a maioria age assim, a minoria verdadeiramente bem sucedida consegue estabelecer um equilíbrio saudável entre as coisas, por isso prospera.

    Se eu tiver filhos também desde cedo incentivarei eles a estudarem e também terem uma formação financeira, ensinar a investir e também conciliar estudos e trabalho. Mas jamais vou dizer que faculdade ou trabalho braçal é garantia de riqueza.

    Responder
    1. Anônimo disse:
      3 de setembro de 2019 às 03:47

      nada é garantia de nada, mais ca entre nois, é isso q é vendido na sociedade.
      vc fazer faculdade ta com a vida "ganha", quando na verdade pode ser bem o contrario disso

      Responder
  16. Anônimo disse:
    2 de setembro de 2019 às 02:18

    Concordo aa40. Vi agora no fantástico minina falando que quer fazer faculdade pra mudar sua vida e de sua família. Quanta ilusão e quanta decepção terá. Coitados. No máximo será uma professorinha frustrada do interior.

    Responder
    1. AA40 disse:
      19 de setembro de 2019 às 18:38

      Muita ilusão mesmo, mas alguns realmente tem vocação e se forem felizes dando aula no interior tudo bem, provavelmente farão faculdade publica em um curso de baixa concorrência ai até vale a pena. Abcs

      Responder
  17. Anônimo disse:
    2 de setembro de 2019 às 17:11

    Nos EUA, as dividas com emprestimos para faculdade somam 1.6 TRILHOES de dólares, quase 10% do PIB desse país. Alguém tem dúvida que mais que um "fetiche" isso é um puta negócio e muita gente ganha muito dinheiro com isso? E isso é para o norte-americano, lembre-se que as faculdades de lá lucram ainda mais com alunos estrangeiros.
    Minha conclusao é que curso superior é um baita golpe financeiro

    Responder
    1. AA40 disse:
      19 de setembro de 2019 às 18:29

      Concordo em muito do que disse. Um baita negócio ainda mais para estas universidades renomadas que todos buscam. Abcs

      Responder
  18. Marcelo Barbarossa disse:
    17 de setembro de 2019 às 15:18

    Também vejo muita gente que gasta mundos de dinheiro para a formação e não se dá conta o rendimento proveniente da formação nunca será suficiente para compensar o custo de oportunidade e financeiro da formação. Puro fetiche!

    Abraços!

    Responder
    1. AA40 disse:
      19 de setembro de 2019 às 18:29

      Exato, pensando neste sentido mesmo é que escrevemos o post. Não são todos mas muitos não valem mais a pena do ponto de vista de ser um investimento que precisa dar lucro. Abcs

      Responder
  19. Anônimo disse:
    19 de setembro de 2019 às 14:28

    Rapaz eu sou pobre, fiz faculdade com bolsa de estudos, então para mim não foi ruim, mas mesmo eu, seeeempre falei, e sempre fui apedrejada por isto. Muitas vezes a faculdade é fetiche, não é demérito algum o cara fazer um curso técnico, ou profissionalizante e ir ganhar a grana dele ué. OU fazer curso nenhum e colocar em prática uma aptidão que já tenha.
    Como falei acima, nas condições que fiz faculdade eu faria novamente, pois eu não perdi tempo já que também trabalhava, e não paguei, pois foi bolsa, e o curso que fiz, embora não esteja no topo das remunerações é o tipo de curso cujos formados dificilmente ficam desempregados. Mas é isso.
    E no momento me recuso a gastar vários e vários dinheiro numa pós que também virou fetiche e que não tem apresentado bom retorno para aqueles que fizeram que conheço
    Sandra

    Responder
    1. Raf disse:
      19 de setembro de 2019 às 17:00

      Qual curso que não falta emprego?

      Responder
    2. Anônimo disse:
      19 de setembro de 2019 às 18:28

      Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico eletrecista, técnico em construcao civil não falta. Faculdade de engenharia de sistemas, marketing enfermagem, tbm nao falta

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contate-nos se não recebeu o e-mail de ativação. Envie seu username para aa40.fire@gmail.com
Agora com Módulo de Orçamento incluso

Mais Recente na FIREsfera

Última atualização da TNRP (2026)
Jan 17, 2026 17:50 — Viagem Lenta
Resultados Metas 2025 e Feliz Ano Novo!!!
Jan 16, 2026 15:21 — FIRE Arroz com Feijão
My conversation on DOAC, the 2nd biggest podcast in the world
Jan 15, 2026 17:11 — JLCollinsnh
Fechamento de DEZ/25: +1,04% e metas 2026
Jan 13, 2026 23:30 — Professora FIRE
Our 2025 Portfolio
Jan 13, 2026 14:30 — Millennial Revolution
Metas para 2026
Jan 13, 2026 11:03 — Independência Financeira ou Morte
Are Roth Conversions Necessary? | Cody Garrett and Sean Mullaney | Ep 581
Jan 12, 2026 06:00 — ChooseFI
Balanço - Dezembro/2025
Jan 10, 2026 14:13 — Quero virar Vagabundo
2026 New Year Goals
Jan 05, 2026 04:14 — Retire by 40
Há ainda alguém por aqui?
Jan 02, 2026 21:12 — Blog do Acumulador Compulsivo
Balanço de 2025 e Metas para 2026
Jan 01, 2026 01:46 — Funça Beta
Resultado Consolidado de 2025 (+24,23 % / +16,90 %) e Desejo de Feliz Ano Novo!
Dec 31, 2025 16:03 — Viver, Viajar e Investir - VVI
Rumo aos 300k: Mais um ano investindo!
Dec 28, 2025 14:25 — Caminho das Pedras
ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL NOVEMBRO/25: R$ 578.781 ou -7.803 (-1,33%)
Dec 19, 2025 18:31 — Ficando Rico
My Unexpected Journey to Hormone Replacement (TRT)
Dec 16, 2025 02:14 — Mr. Money Mustache

⇘Veja mais antigos ⇘Veja Blogs da FIRESFERA

 

Receba nossa Newsletter Mensal


Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

MAIS LIDOS ESTE MÊS
crap

Termômetro FIRE
crap

Enquete

Opine: Estou tendo rendimentos acima da inflação este ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ferramentas

Cadastre seu blog na firesfera


LIVROS RECOMENDADOS
ANUNCIE AQUI

Entre de vez para o Movimento FIRE Brasil

Receba novidades em seu email e um relatório FIRE-DASH mensal com o que aconteceu no mercado


Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Featured in
M&R
ECONOWEEK UOL

Aviso / Isenção de Responsabilidade

O conteúdo do Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/), incluindo artigos, ferramentas como o simulador Monte Carlo, e outros recursos, é fornecido exclusivamente para fins educacionais e de entretenimento, com base no direito de expressão garantido pelos artigos 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados, e nada neste site deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro, jurídico ou fiscal. Os ativos, estratégias ou cenários mencionados refletem opiniões e experiências pessoais dos autores, que podem não ser adequados para outros investidores. Resultados passados não garantem resultados futuros, e as ferramentas de simulação geram estimativas probabilísticas, não previsões precisas. Encorajamos os usuários a consultar profissionais financeiros qualificados antes de tomar decisões de investimento ou aposentadoria. O uso deste site e de suas ferramentas é de exclusiva responsabilidade do usuário. O Aposente aos 40, seus criadores, colaboradores e afiliados não se responsabilizam por perdas, danos ou consequências decorrentes do uso das informações aqui fornecidas. Ao acessar este site, você reconhece e aceita os riscos inerentes às decisões financeiras e às projeções de mercado. Podemos receber comissões por links afiliados ou conteúdo patrocinado, sem custo adicional para você. Comentários de leitores não representam a opinião do Aposente aos 40. Todo o conteúdo é voltado principalmente para o público brasileiro; usuários de outros países devem verificar a conformidade com regulamentações locais.

💠 Consulte nossa Política de Privacidade 💠 Siga-nos no X : https://twitter.com/aa40_fire

2025 © AA40 - www.aposenteaos40.org | Todos os Direitos Reservados | [email protected]
WordPress and Bam.