10 perguntas para escolher o melhor investimento para você

No episódio anterior falamos do Livro Die with Zero. Hoje quero falar sobre outro livro que também é leitura obrigatória para quem quer aprender a investir por conta própria, seja via fundos, ETFs ou ações ou títulos individuais. Estou falando do Livro “Dinheiro para o Restante de Nós” de J. David Stein.

“Dinheiro para o Restante de Nós”
10 perguntas para se tornar um investidor de sucesso

J. David estrutura seu livro para responder a 10 perguntas – uma lista de coisas que precisamos saber antes de investir em qualquer coisa, e aprender a comparar uma oportunidade de investimento com outra.

Pergunta 1: O que é?

Uma pessoa precisa procurar entender e explicar em termos simples as características de um investimento. Se você não conseguir entender e explicar um investimento para alguém, não invista nele.

Pergunta 2: É investimento, especulação ou aposta?

Reserve um tempo para classificar onde a oportunidade cai e se o resultado é incerto. Se você puder categorizá-lo, poderá decidir se investir em algo que tenha apenas um retorno esperado positivo.

Pergunta 3: Qual é o upside?

Concentre-se em três fatores: fluxo de caixa, crescimento do fluxo de caixa e o que os investidores estão pagando pelos fluxos de caixa.

Pergunta 4: Qual é o downside

Qual é a perda potencial máxima e o dano financeiro pessoal causado por essa perda? É tudo uma questão de definir o risco e gerenciá-lo.

Pergunta 5: Quem está do outro lado?

Entenda a dinâmica do mercado. Outros critérios a serem considerados na escolha de um investimento
David continua a sinopse de seu livro e aborda algumas das perguntas finais que devem ser feitas:=

Pergunta 6: Qual é o veículo de investimento?

Este capítulo mergulha profundamente na estrutura dos investimentos, principalmente ETFs, fundos fechados e fundos mútuos. Você sabe entender o veículo que abriga uma estratégia de investimento?

Pergunta 7: O que é preciso para ter sucesso?

Existem atributos específicos que você usa para ajudar a determinar o desempenho. Portfólios de sucesso têm um mix diversificado de drivers de retorno confiáveis ​​que identificamos de antemão.

Pergunta 8: A quem você está pagando?

Diferentes entidades recebem uma parte do seu retorno em taxas, impostos e despesas. Você sabe para onde e para quem está indo esse dinheiro?

Pergunta 9: Como isso impacta seu portfólio?

Você quer um portfólio diversificado que lhe dê liberdade criativa alinhada com seus conhecimentos, interesses e valores.

Pergunta 10: Devo investir?

Todas as perguntas que você deve processar e se fazer se resumem a esta pergunta final crucial: você deve investir? Quanto você deve investir? Quando você investe? O livro de David procura responder a todas essas perguntas de uma maneira que seja fiel às suas crenças sobre investimentos – e fiel aos últimos 5 anos respondendo a perguntas neste podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *